Como escolher uma Plataforma LMS?

 

Entenda como escolher uma Plataforma LMS

 

Escolher uma Plataforma LMS requer atenção e pesquisas, separamos alguns passos para te ajudar nessa etapa!

Uma Plataforma LMS pode trazer várias soluções para o seu programa de treinamento e desenvolvimento.

Os produtos e softwares LMS (Learning Management System: sistema de gestão de aprendizagem) tornam possível que as empresas desenvolvam cursos on-line inteligentes e que possam entregá-los com flexibilidade e alcance incomparáveis.

A ferramenta oferece aos usuários a possibilidade de gerir o seu uso contínuo ao longo do tempo.

Quer saber mais sobre plataforma LMS e como escolher uma para a sua empresa? Então, continue a leitura!

 

O que é uma Plataforma LMS?

A Plataforma LMS (Learning Management System ou Sistema de gestão de aprendizagem) é um sistema utilizado para distribuir e gerenciar diversas mídias de aprendizagem através da modalidade EAD.

Com uma Plataforma LMS é possível obter informações estratégicas e acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e colaboradores.

Uma plataforma LMS completa facilita a boa gestão dos cursos da sua empresa, proporcionar uma melhor experiencia para o usuário, oferece mobilidade, além de aceitar diversos formatos de conteúdo.

 

Funcionalidades de uma Plataforma LMS

O sucesso de uma Plataforma LMS depende muito da forma como os colaboradores consomem o conteúdo oferecido, e isso implica diretamente a quais funcionalidades o colaborador poderá ter acesso no decorrer do treinamento.

Uma Plataforma LMS eficiente tem de ser capaz de engajar e interagir com os colaboradores nos mais variados formatos, com o objetivo de motivá-los a conquistar as competências necessárias para ajudar a empresa para a qual trabalham a alcançar diferenciais competitivos.

Para tanto, a Plataforma LMS deve comportar videoaulas, fóruns, chats, biblioteca virtual, games, entre outros recursos. Essas funcionalidades devem ser levadas em consideração na hora de escolher a Plataforma LMS que melhor se adéque às necessidades da empresa e de seus colaboradores.

Quer saber mais sobre as funcionalidades de uma Plataforma LMS? Confira a seguir!

 

Vantagens de uma Plataforma LMS

Uma Plataforma LMS é capaz de adicionar um nível de eficiência aos sistemas de aprendizagem de uma empresa, com uma série de vantagens, entre elas: 

  • Mais opções para design, formatos de conteúdo e técnicas para a avaliação na educação corporativa;
  • Reduz os custos, pois não é preciso arcar com despesas, como deslocamento de funcionários e hospedagem, já que o treinamento pode ser feito na própria empresa;
  • Mais eficiência no desenvolvimento profissional e avaliação dos colaboradores, permitindo às organizações obterem mais valor de recursos humanos, ao investir em capacitação com ferramentas adicionais para o autoaperfeiçoamento.

 

Como escolher uma Plataforma LMS?

 

1. Verifique a reputação do fornecedor

Verificar a reputação do fornecedor é um ponto muito importante, já que existem muitos fornecedores de softwares LMS no mercado, sendo preciso averiguar se eles realmente entregam o que prometem.

Além disso, é importante verificar se o fornecedor do seu LMS garantirá estabilidade do sistema, suporte e atualizações. Por isso, antes de contratar os serviços de uma plataforma LMS, observe:

 

  • Quais empresas esse fornecedor já atende?
  • Quais recursos essa Plataforma LMS oferece?
  • Como se dá o acesso a novas versões? Isso gera custo ou impacto para treinamentos já em andamento?
  • Quais serão as condições de suporte previstas em contrato, assim como a disponibilidade de atendimento, rapidez na resposta e solução?

 

2. Certifique-se de que a interface da Plataforma é de fácil manuseio

A Plataforma LMS corporativa deve ser de fácil manuseio e ter interface amigável para garantir uma boa experiência por parte do usuário.

Ter usabilidade ruim requer mais necessidade de suporte e pode vir a prejudicar a aprendizagem, o que provavelmente vai gerar mais custos e menos resultados.

Daí a necessidade de a Plataforma ter navegação de fácil manuseio e intuitiva. O ideal é que também seja adaptável às novas mídias, tanto no computador quanto nos formatos responsivos, o que possibilita navegação em smartphones e tablets.

 

3. Verifique a segurança do software

Você não quer o seu curso sendo vendido na internet ou suas videoaulas fora do ar. Por isso, é necessário considerar a segurança e a qualidade da Plataforma LMS.

Para garantir a segurança do seu conteúdo de educação corporativa, verifique junto ao fornecedor onde estão localizados os servidores de hospedagem da Plataforma e se existe rotina de backup, plano de contingência e estrutura escalável.

Também é importante verificar a existência de controle de acesso por usuários, com relatórios de auditorias por perfis. Isso assegura melhor organização de todos os participantes do seu projeto EAD.

 

4. Certifique-se das funcionalidades que a Plataforma LMS oferece

O correto funcionamento da Plataforma EAD garante boa experiência para o colaborador no acesso ao conteúdo. Por isso, é importante observar quais recursos a Plataforma LMS oferece, além dos básicos, e quais os seus diferenciais, que podem ser processos automáticos, notificações e mensagens, fórum de discussão, chats para atendimento, sistema de pesquisa de feedback e serviço para hospedagem de vídeos. Todos esses recursos devem ser de fácil administração.

 

5. Veja se é possível customizar a Plataforma

Cada organização tem as suas particularidades, por isso é importante que a Plataforma LMS esteja pronta para abrigar projetos customizados de aprendizagem da empresa.

Se o fornecedor oferecer esses recursos, você deve verificar qual o nível de customização, ou seja, até onde é possível fazer alterações na Plataforma e se é preciso conhecimento especializado para isso. Outra questão a ser avaliada é se a Plataforma é integrável com sistemas da empresa, como marketing, vendas, entre outros.  

 

6. Faça o levantamento dos investimentos

Para contratar uma Plataforma LMS é preciso verificar o custo-benefício. Quais resultados a empresa espera alcançar com os treinamentos?

Você deve avaliar, principalmente, qual fator é utilizado pelo fornecedor para determinar o preço a ser investido. Existem fornecedores que usam critérios como quantidade de usuários, uso de espaço em disco, alunos ativos, acesso a recursos, funcionalidades e quantidade de tutores como fatores determinantes para cobrança.

Caso os seus cursos sejam extensos e tenham conteúdos pesados, como videoaulas, não valerá a pena contratar uma plataforma que faça a cobrança dos serviços com base no espaço em disco utilizado.

Verifique também se existem custos adicionais após a entrega do projeto, como para acesso a versões atualizadas e taxa de suporte ou licenças.

Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. A Plataforma LMS Next possui funcionalidades inovadoras para seus programas de treinamento, agende um tour guiado em nossa Plataforma LMS, e conheça todas as suas funcionalidades!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *