Qual a importância da videoaula para EAD?

 

O ensino a distância está ganhando cada vez mais espaço. Hoje, a variedade de cursos online é ampla e possibilita a capacitação profissional de todos aqueles que buscam novos aprendizados e crescimento na carreira.

Com o uso de videoaula, os alunos podem aprender por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet. Laptops, tablets ou smartphones garantem a mesma qualidade do curso e possibilitam o aprendizado dos estudantes de maneira flexível e diferenciada.

No universo corporativo, o ensino a distância se tornou um grande aliado, possibilitando o treinamento e a capacitação dos colaboradores de forma mais dinâmica, prática e com custo reduzido.

No post de hoje, você conhecerá alguns dos benefícios das videoaulas e entenderá como elas podem ser vantajosas para uma empresa. Confira!

 

Flexibilidade das videoaulas

 

O vídeo nas aulas online é um dos meios mais flexíveis no que diz respeito ao acesso à educação.

Por ser online, um curso de EaD pode ser assistido de qualquer lugar, não exigindo do aluno sua presença na instituição de ensino. Para aqueles que não têm essa disponibilidade, isso pode ser um grande benefício.

O deslocamento diário, seja do trabalho ou de casa para a escola, requer uma quantidade significativa de dinheiro para arcar com os gastos de combustível, passagens de transportes públicos e alimentação.

O horário é mais um ponto que diferencia a modalidade de cursos a distância do estilo tradicional de educação. Se você usufrui de um curso por meio de videoaulas, não existe um horário fixo de aula, pois o foco está na flexibilidade e nos objetivos de aprendizado.

Com a oportunidade de fazer seus próprios horários, o aluno tem a chance de montar seu cronograma de estudos conforme sua disponibilidade diária.

 

Facilidade de acesso

 

Outra grande vantagem das videoaulas no ensino a distância é a facilidade de acesso. Não importa quão longe a instituição de ensino esteja localizada do seu local de trabalho ou de sua casa, o aluno poderá aprender mesmo assim.

Aplicativos e softwares podem ser úteis e possibilitam que as aulas sejam assistidas de qualquer lugar, até mesmo no trajeto de casa para o trabalho.

Essa, sem dúvidas, é uma das principais maravilhas do sistema de educação online por meio de vídeo! Afinal, muitos profissionais já perderam oportunidades por não conseguirem conciliar a rotina de trabalho com os horários fixos dos cursos presenciais.

Com os problemas da distância e dos horários resolvidos, será necessário apenas investir em um bom dispositivo e uma conexão estável para dar início a esse novo formato de aprendizado.

 

Interatividade e criatividade para explorar o conteúdo

 

Ainda há quem acredite que as videoaulas são um tipo de mídia sem possibilidade de interação. Afinal, elas trazem apenas o professor ensinando o conteúdo do curso e pronto, certo? Errado!

Atualmente, é possível criar vídeos extremamente interativos e criativos, que mesclam as tradicionais aulas em vídeo com quizzes, perguntas de opinião, gráficos animados, entre outras ferramentas diferenciadas.

Em vez de simplesmente reproduzirem as aulas gravadas de um professor, alguns vídeos podem ser produzidos com os mais diversos recursos tecnológicos para tornar o conteúdo mais atrativo.

A tecnologia aplicada às videoaulas pode transformar a experiência do aluno em algo único e instigante, contribuindo para o aprendizado e crescimento profissional. Para as empresas, ter colaboradores bem preparados é fundamental!

Animações, efeitos visuais e sonoros, gifs ou a exibição de palestras online são alguns dos recursos que fogem do senso comum e permitem que os recursos multimídias sejam explorados de maneira diferenciada!

 

O celular e o computador são as plataformas favoritas na hora de acessar esse conteúdo. Segundo um estudo realizado pela Nielsen, 61% dos brasileiros assistem vídeos pelo celular e 81% o fazem pelo computador.

Aprendizado em ritmo personalizado

 

Um dos melhores benefícios das videoaulas para a educação a distância é que o estudante tem a oportunidade de aprender no seu próprio ritmo.

Em uma sala de aula, por exemplo, quando todos estão sendo ensinados juntos, muitas vezes é difícil acompanhar o nível de entendimento e prestar esclarecimentos completos para todos os alunos. Vale lembrar também que algumas pessoas são tímidas e, por isso, se sentem constrangidas em expor suas dúvidas na frente dos outros colegas.

Nesse cenário, a educação a distância tem mais uma vantagem em relação a um programa de treinamento presencial.

Por meio dos vídeos, o estudante pode dar pausas na tela para fazer anotações sem pressa, assistir um trecho da aula quantas vezes for preciso ou até mesmo rever todo o curso sem constrangimentos.

Outro ponto que merece destaque é que, por meio das videoaulas, os alunos recebem todo o conteúdo de trabalho com antecedência, incluindo materiais de treinamentos corporativos.

Todas essas características permitem que o aluno explore mais o material, esclarecendo dúvidas, fazendo testes online e buscando novas informações a todo momento.

 

82% dos entrevistados afirmaram que a vantagem dos vídeos sob demanda é a conveniência e a facilidade de assistir quando e onde quiserem. No Brasil, esse índice chega a 84%.

Conciliação do estudo com trabalho

 

O uso de videoaulas oferece aos colaboradores de uma empresa total flexibilidade para escolher os horários de aprendizado. Isso significa que o ensino a distância não entrará em conflito com os horários de trabalho e nem mesmo prejudicará o desempenho das funções diárias do profissional.

Os treinamentos presenciais roubam um tempo precioso dos funcionários, que têm de parar todas as suas atividades para participar das reuniões.

Em termos de produtividade, isso pode se tornar um grande problema, afinal, os profissionais podem se sentir sobrecarregados e ficarem cansados durante os treinamentos presenciais, o que favorece o surgimento de conversas paralelas e prejudica o andamento das aulas.

Os vídeos ainda tem a grande vantagem de poder serem baixados a qualquer momento. Assim, o estudante pode assisti-lo nos momentos em que se sentir mais motivado.

A velha história de que o aprendizado deve ser feito unicamente de forma presencial já está ultrapassada. Afinal, cada aluno tem suas próprias responsabilidades e nem sempre um curso tradicional é a melhor opção. Isso sem falar que, para as empresas, as videoaulas qualificam os funcionários com mais rapidez e custos mais baixos.

As videoaulas para o aprendizado a distância é uma das principais tendências entre estudantes, empresas, gestores e profissionais. Sendo assim, cada vez mais, surgem oportunidades de aprendizados e treinamentos em diversas áreas do mercado.

Entendeu a importância das videoaulas no ensino a distância? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber novidades diretamente no seu e-mail!