Como implantar uma cultura organizacional na empresa?

 

A cultura organizacional reúne crenças, hábitos, valores éticos e morais, comportamentos, e todas as políticas empresariais que podem motivar os colaboradores e auxiliá-los a crescer com o empreendimento.

Da mesma forma, uma cultura mal orientada pode acarretar várias questões indesejadas relacionadas à produtividade e ao ambiente de trabalho.

Sendo assim, podemos dizer que é uma cultura organizacional forte que desenvolverá diretrizes para uma instituição de sucesso, a começar pela maneira como os profissionais enxergam o negócio e agem dentro dele.

Para estabelecer uma cultura organizacional na sua empresa de forma eficiente, acompanhe as dicas que separamos para você!

 

Passo a passo para criar uma cultura organizacional

Faça um diagnóstico inicial

 

É importante dar o primeiro passo e não ficar na zona de conforto. Inicie reunindo toda a liderança da empresa e faça um bom diagnóstico da situação atual.

Isso implica em conhecer vários aspectos dentro da organização: desde o estilo de gestão e planejamentos estratégicos, plano de cargos e salários, benefícios, passando pelo clima organizacional, modelos de liderança, chegando até a missão e aos valores da companhia.

Para fazer esse diagnóstico, você deve recolher as opiniões de todos os profissionais da organização, utilizando diferentes métodos, como grupos focais, questionários online, entre outras metodologias.

Estabeleça a missão, visão e valores da empresa

 

O segundo passo é definir (ou revisar) a missão, visão e valores da empresa. Eles serão a base de sustentação para a cultura organizacional da companhia e serão determinantes para sua estratégia de negócio.

A missão é o que a empresa faz. A visão é onde ela quer estar daqui a um certo período. Os valores são os princípios e ideais que norteiam as decisões corporativas.

Os valores representam os ideais e ações, comportamentos e resultados que devem engajar os colaboradores e precisam permear as relações da instituição com clientes, fornecedores e parceiros. Assim, os valores são os condutores da cultura organizacional da empresa.

Comunique os objetivos aos colaboradores

 

Para que a companhia consiga alcançar seus objetivos, é fundamental que seus funcionários estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa. A comunicação e a cultura devem estar diretamente ligadas, já que ambas almejam encontrar as ferramentas para falar no mesmo nível de expectativas dos funcionários.

Para isso, invista em canais de comunicação como murais, jornais, reuniões face a face e até mesmo uma intranet para deixar os colaboradores informados sobre tudo o que de mais importante acontece dentro da organização.

Também crie canais para que possam se comunicar com a alta direção e use todos esses veículos para reforçar a missão, visão e valores, dando exemplos práticos de como vivenciá-los.

Lembre-se que a comunicação só é eficaz a partir do instante em que o público interno se entende, quer e aceita contribuir e desempenhar um comportamento capaz de criar mudanças propostas pela companhia.

Assim, a comunicação exige credibilidade e comprometimento, gerando valores ao lançar as transformações necessárias para uma cultura organizacional efetiva.

Desenvolva uma cultura organizacional transparente

 

Com o advento da internet, as informações ficaram muito mais acessíveis, por isso, as empresas precisam ousar e experimentar novas soluções de comunicação, mais transparentes e adequadas a esse novo momento, onde impera a Era da Transparência.

Esta já deixou de ser há muito tempo uma discussão retórica e ideológica.  Tanto o público interno, como externo, não toleram mais informações truncadas e que relevam somente parte do contento.

O que se espera das empresas é responsabilidade em suas ações, e com um diálogo e conduta transparente, onde a instituição seja capaz de elucidar de forma clara e objetiva todas as questões que possam vir a ser levantadas pelos funcionários e pela sociedade.

Vantagens de uma cultura organizacional orientada para resultados

 

Uma das grandes vantagens de uma cultura organizacional forte é a conquista de um ambiente propício para que os resultados possam acontecer. Alguns fatores serão tangíveis e outros nem tanto.

Acompanhe as principais vantagens de uma cultura organizacional orientada para resultados!

Construção de equipes altamente engajadas

 

O profissional que se identifica com os valores da empresa para a qual trabalha, tende a ser muito mais engajado do que outros que estão na organização apenas por retornos materiais, como benefícios e salários.

Conquista da Felicidade no trabalho

 

Colaboradores que trabalham em um ambiente que consegue alinhar os valores pessoais com os profissionais, se sentem mais confortáveis e felizes. Consequentemente, produzirão mais e com qualidade superior. Com uma equipe mais produtiva, é possível que a empresa conquiste um aumento significativo do ROI (retorno sobre o investimento).

Diminuição da rotatividade de pessoal

 

Alinhar os valores empresariais com as habilidades técnicas dos funcionários contribui para a diminuição do turnover. Isso acontece porque uma cultura organizacional forte contribui para o correto alinhamento dos processos de recrutamento e seleção, o que garante que os novos colaboradores estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Dicas extras para uma cultura organizacional de sucesso

 

Veja outras orientações que podem ser muito úteis para a criação de uma cultura organizacional de sucesso na sua empresa:

  • certifique-se de que seus atuais colaboradores tenham o perfil desejado pela companhia e estejam abertos a compartilhar da cultura organizacional estabelecida;
  • contrate profissionais que agreguem ao modelo de cultura organizacional e que possam contribuir para o desenvolvimento da companhia;
  • envolva a liderança dos setores para eles sejam multiplicadores da cultura organizacional entre seus subordinados, defendendo as normas estabelecidas e assegurando que os valores sejam praticados;
  • seja criterioso na avaliação de profissionais desalinhadas com a cultura organizacional estabelecida. Provavelmente, esses colaboradores prejudicarão, de maneira silenciosa, o modelo que demorou a ser construído;
  • faça esforços para manter a cultura desejada e esteja sempre aberto aos     possíveis ajustes que venham acrescentar ao modelo atual.

Buscar ações que envolvam continuamente os funcionários e ter disciplina é muito importante para manter uma cultura organizacional forte e efetiva.

Empresas de sucesso, nacionais e internacionais, possuem também uma liderança altamente participativa, que visa manter essa cultura latente na cabeça (e no coração) de todos os colaboradores.

Quem acredita em uma cultura organizacional forte e trabalha para mantê-la, cria uma maior satisfação entre os seus funcionários e clientes, que culmina em mais lucros e na satisfação de todos os envolvidos no negócio.

Se você gostou do artigo sobre como implantar uma cultura organizacional na empresa, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam interagir com o assunto!

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *