Falar de maneira assertiva, cuidadosa, respeitando o outro e se fazendo entender. Este é o conceito da comunicação assertiva. No mundo corporativo, expressar-se de maneira efetiva é extremamente essencial para manter um ambiente de trabalho saudável.
Se você tem dificuldades para manter um diálogo com seus colegas de trabalho ou até mesmo expressar seu ponto de vista, continue a leitura e confira dicas e exemplos valiosos para este fim.
O que é, de fato, a comunicação assertiva?
Na introdução deste artigo, resumimos de forma direta o que é a comunicação assertiva. Mas vamos falar mais detalhadamente sobre isso.
De acordo com o Wikipedia, a assertividade “é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.”
Portanto, comunicação assertiva significa falar sobre seus pensamentos e opinões de maneira fácil e inteligível, sempre com respeito ao próximo.
É muito comum as pessoas terem dificuldade para expressar o que sentem e pensam e até mesmo dizer não.
Ser assertivo promove bem-estar, diminui o estresse e a pressão em situações rotineiras, por exemplo. Quantas vezes você se sentiu incomodado porque não conseguiu negar um favor por receio de magoar alguém?
Com a assertividade você aprende a expressar seus sentimentos, a dizer não, a criticar de forma construtiva sem se sentir culpado, fazer pedidos e até mesmo mudar de opinião.
Quando a comunicação não é eficiente
São várias as consequências negativas de uma má comunicação.
Veja:
Falsas suposições
Por não se entender, de fato, o que está sendo comunicado, falsas suposições e preconceitos são frequentes, afinal, se o que foi explicitado não foi feito de maneira correta, abre espaço para várias interpretações.
Aumento de conflitos
Quando as pessoas não se entendem é muito provável que conflitos nasçam nessa realidade.
Desestabilização de relacionamentos
Porque, no fim das contas, conflitos geram piores relacionamentos entre as pessoas.
Falta de motivação e comprometimento
De fato, não existe possibilidade de manter-se comprometido e motivado em um ambiente cheio de falsas suposições, conflitos e com relacionamentos desestabilizados.
Um consequência leva a outra e todas são prejudiciais para qualquer ambiente, seja ele profissional ou pessoal.
Tipos de comunicação
Comunicação Passiva
Como a própria nomenclatura diz, a comunicação passiva é quando apenas ouve o outro e não argumenta. Na comunicação passiva não há expressão de ideias, valores, opiniões nem sentimentos.
Geralmente, na comunicação passiva a pessoa é insegura, acredita que ser desse jeito é a melhor maneira para não incomodar ninguém e tem grandes dificuldades de dizer não.
Comunicação agressiva
Sabe aquela frase “você já vem com sete pedras nas mãos”? Ela resume bem o conceito de comunicação agressiva, pois a pessoa expõe sua opinião e sentimentos de maneira ameaçadora e reivindicativa.
Geralmente, na comunicação agressiva, o tom de voz tende a ser alto, a pessoa não espera o outro acabar de falar fazendo interrupções a todo instante. Algumas pessoas realmente acreditam que esta é a agressivdade é a melhor maneira de confronto.
Marshall Rosenberg e a comunicação não violenta
O psicólogo Marshall Rosenberg foi o criador da abordagem da Comunicação Não Violenta (CNV). Seu intuito foi justamente criar alternativas pacíficas de diálogo baseadas em quatro passos. Veja a seguir:
Observação
Aqui não há mistério nem interpretação da situação. Significa apenas observar o que, de fato, está acontecendo.
Sentimento
Este ponto é o momento onde expressamos o que estamos sentindo diante da observação realizada no primeiro passo. É entender e identificar o que estamos sentindo.
Necessidade
O que está por trás do que sentimos? É preciso dizer isso claramente no momento em que sentimos a necessidade. Um exemplo claro: “Me sinto humilhado quando você me aborda desse jeito, pois suas palavras são duras e você é ríspido comigo.”
Pedido
É, justamente, pedir o que desejaríamos que o outro fizesse com relação aos três passos anteriores.
Como aplicar a abordagem da Comunicação Não Violenta
Reformular o que se ouve e fala, sem agir por impulso e de imediato, ouvindo com atenção e refletindo sobre a situação. Parece uma receita pronta, mas, de fato, funciona.
Quantas vezes você respondeu sem pensar, de forma tempestuosa? Agora, no exercício da comunicação assertiva, você deve colocar a empatia em primeiro lugar. Ou seja, coloque-se no lugar do outro. Isso ajuda a entender o próximo e olhar a situação sob outro ponto de vista. O que colabora e muito para compreender os motivos pelos quais o outro agiu de determinada maneira.
Seja claro e transparente com o que gosta e o que não gosta.
Confira 5 dicas para aplicar a comunicação assertiva
Não é fácil ser assertivo. E sendo uma mudança de comportamento isso exige prática. Separamos cinco dicas para ajudar a aplicar a comunicação assertiva no ambiente de trabalho e em qualquer lugar.
- Não julgue o outro sob o ponto de vista do ‘certo’ ou ‘errado’;
- Não se compare à ninguém;
- Deixe de lado o tom de acusação na sua fala.
- Expresse-se com calma e clareza;
- Não meça as atitudes do outro peça sua régua.
Os benefícios da comunicação assertiva no ambiente corporativo
Uma comunicação clara e assertiva só pode trazer boas consequências, principalmente no ambiente de trabalho. Afinal, isso ajuda consideravelmente nas relações interpessoais e na produtividade.
Enxergar o mundo a partir da perspectiva do outro é uma característica certeira para tornar o dia a dia mais pacífico. O ambiente torna-se saudável, os colaboradores sentem-se respeitados e com poder de fala, pois sabem que serão ouvidos.
Entenda quais pontos são ajustados e beneficiados com a comunicação assertiva:
- Promoção de um ambiente corporativo saudável e acolhedor;
- Fortalecimento de uma cultura de trabalho em equipe;
- Gestão otimizada;
- Abertura para expor ideias e opiniões;
- Redução do estresse
- Aumento da produtividade
Conclusão
Com este artigo você já entendeu a importãncia da comunicação assertiva e como aplicá-la na sua vida, seja ela profissional ou pessoal. Os benefícios são muitos.
O método de Marshall Rosenberg, sobre o qual falamos a respeito, pode ser aplicado em todos os relacionamentos: no trabalho, na família etc.
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