Os millennials — também conhecidos como geração Y — são caracterizados pela ampliação do acesso ao conhecimento e a grande quantidade de tecnologia da qual dispõem. Essa geração, que se inicia entre 1980 e 2000, é marcada pelo dinamismo e pela necessidade cada vez maior de se atualizar de forma rápida e contínua.
Em decorrência disso, o EAD para millenials tem se tornado muito comum. Afinal, com cursos a distância, torna-se possível otimizar o tempo, ampliar interações e difundir os ensinamentos de maneira mais eficaz.
Além disso, o perfil psicológico dos indivíduos que compõem essa geração está mais voltado ao ensinamento dinâmico do que ao modo tradicional. Este último, muitas vezes, não prende a atenção e não se mostra eficiente.
No artigo de hoje, portanto, vamos expor algumas dicas de treinamento EAD para aplicar nesse novo grupo, com o objetivo de obter maior entendimento e sucesso no que está sendo transmitido. Ficou curioso? Então, prossiga com a leitura e confira!
Uso do Microlearning
O EAD para millennials pode ser ofertado com o uso de microlearning. Trata-se de processos de aprendizagem que ocorrem de forma mais gradativa, com um conteúdo mais simples e acessível.
Eles exigem menos esforço dos alunos e transmitem o conhecimento com uma abordagem mais objetiva e didática. Isso faz com que o entendimento seja mais completo e menos confuso.
Esse modelo de curso é mais flexível, mas tal característica não permite afirmar que menos conteúdo está sendo fornecido. Na verdade, o material passa por uma adequação, de forma a gerar uma melhor assimilação.
Importância
Isso é interessante, pois a geração atual tem um ritmo extremamente acelerado. Logo, com um modelo de aprendizagem mais objetivo, torna-se mais simples compreender os conceitos sem se alongar com explicações supérfluas.
As pesquisas contemporâneas têm indicado que a forma como as pessoas empregam sua atenção vem mudando. Foi verificado que é muito difícil um indivíduo manter sua atenção focada em apenas um site ou em um conteúdo sem nenhuma distração.
Contudo, os materiais interativos, tais como vídeos, estão sendo mais procurados — e têm se mostrado palpáveis ao conhecimento e, ao mesmo tempo, de simples assimilação. É por isso que oferecer cursos microlearning é tão interessante para o desenvolvimento dos profissionais da atualidade.
Outro ponto a se pensar é que a aprendizagem tradicional nem sempre funciona. Isso porque o nível de distração é bastante alto, toma-se muito tempo e os cursos são, por vezes, de alto custo. Além disso, há a necessidade de locomoção (muitas vezes, para longas distâncias).
As corporações precisam de dinâmica e atualizações constantes — é o que o mercado de trabalho exige e o que faz com que um negócio seja ou não competitivo. Logo, utilizar soluções educacionais mais rápidas e flexíveis é de extrema relevância e sabedoria para conseguir desenvolver equipes de alta performance em menor tempo.
Fornecimento de feedbacks
Não é segredo que o feedback é um dos maiores desafios dos líderes atuais. Isso se explica pelo fato de que tal prática mexe bastante com o emocional do indivíduo e, muitas vezes, os gestores costumam pontuar somente os destaques negativos do profissional. Dessa forma, o colaborador se sente desvalorizado e desmotivado, diminuindo seu ritmo produtivo.
Além disso, um feedback mal aplicado pode gerar grandes desavenças e conflitos dentro da corporação — e isso acaba abalando o clima organizacional. É importante que o líder saiba dar feedbacks positivos e mostrar que as correções são necessárias para o crescimento do profissional e da equipe como um todo.
A relação entre o feedback e o ensino a distância
Você deve estar pensando: tudo bem, mas o que isso tem a ver com o ensino a distância para millennials? Bem fácil. Nas plataformas virtuais, existem profissionais treinados para aplicar o feedback de maneira sábia e fazer com que o indivíduo sinta que seu trabalho está sendo valorizado.
Esse modelo de feedback é muito interessante. Os responsáveis por ele buscam apontar pontos positivos, mostrar o que tem de ser aprimorado e oferecer subsídios para que o profissional melhore.
Esses subsídios podem ser um link de um artigo que explique melhor o conceito no qual a pessoa errou ou, até mesmo, orientações para que o aluno faça novamente a tarefa, com o intuito de corrigir e dar abertura para questionamentos e sugestões.
Além disso, quando o colaborador consegue obter êxito em seus resultados, há o feedback de parabéns e reconhecimento do que foi produzido. Portanto, além de um ensino dinâmico e objetivo, o funcionário também recebe incentivo e apoio ao longo do curso.
Incentivo à interação
Quando se fala em EAD, soa estranho pensarmos em interação, não é mesmo? Mas vamos explicar para você como o uso dessa ferramenta também pode servir para incentivar a interação.
Além da interação com os tutores do curso — que ocorre, por exemplo, no momento do feedback (como citado no tópico anterior) —, há também aquela que é verificada com os outros alunos que participam do curso.
Ou seja: de forma dinâmica, torna-se possível fazer amizades, tirar dúvidas e discutir sobre o conteúdo com os demais estudantes. E isso é muito valioso para a ampliação do networking.
Como fomos capazes de notar, o EAD para millennials é de extrema relevância para que esses indivíduos consigam se tornar competitivos no mercado de trabalho contemporâneo. Investir no aprendizado a distância é uma forma muito sábia de ampliar os conhecimentos com eficácia, qualidade e otimização do tempo.
Grande parte das corporações tem adotado esse perfil de ensino para treinar seus profissionais sem que eles tenham de se locomover ou ficar por longas horas em uma sala de aula, muitas vezes cansados, tentando captar o que está sendo passado. Com os cursos online, é possível atualizar-se no momento e no ambiente desejado.
Vale ressaltar que é indispensável contratar uma empresa que produz cursos a distância com didática, qualidade e reconhecimento, como a EADSKILL, por exemplo. Trata-se de uma companhia de educação a distância com mais de 24 anos no mercado, que fornece todas as vertentes de soluções de e-learning para cursos corporativos em diversos canais e tecnologias.
E então, ficou interessado no EAD para millennials? Entre em contato conosco agora mesmo e prepare-se para desenvolver profissionais de alta performance com os melhores cursos a distância!