Se houvesse uma máquina ou tecnologia capaz de ensinar as empresas a fazerem tudo que precisam com menos dinheiro, esse produto estaria em falta no mercado. O fato é que todas as instituições estão em busca de soluções para seus negócios que sejam focadas na redução de custos e aumento de receitas. E uma das soluções pode estar no treinamento corporativo.
Na área de treinamentos, isso também é possível, mas não com apenas uma solução, e sim um conjunto de ações direcionadas que podem ser feitas por gestores e colaboradores da área de Recursos Humanos.
É importante destacar que não será uma única ação que vai fazer a sua empresa realizar mais treinamentos com menos recursos. É imperioso adotar um conjunto de políticas e atitudes que façam com que o tempo e os investimentos feitos na área realmente retornem para o negócio. Para que isso aconteça, é necessário:
- ter foco nas principais demandas por treinamentos;
- planejar o que será oferecido;
- investir em profissionais comprometidos;
- estimular o compartilhamento de conhecimento internamente;
- transformar os colaboradores em multiplicadores;
- adotar tecnologias disponíveis.
Faça um diagnóstico das necessidades
Para fazer mais com menos, é importante ter a noção exata de quais treinamentos são obrigatórios, quais são importantes e quais seriam interessantes para a equipe. Se não há tanta disponibilidade de recursos, é preciso diagnosticar o que é essencial no momento e quais demandas podem esperar.
Para fazer um diagnóstico correto dessas necessidades, verifique as legislações relacionadas à área de atuação da sua empresa e veja que setores devem estar envolvidos na primeira leva de capacitação. Veja se existem portarias específicas que determinam treinamentos regulares, como as brigadas de incêndio e os códigos azul e amarelo, muito usados na área da saúde para capacitar funcionários que atuam em áreas de urgência.
Planeje o período
A empresa que quer cortar gastos e otimizar os recursos disponíveis deve planejar. Os custos para as organizações que não planejam aumentam significativamente por uma questão lógica: quem não planeja não tem tempo de pensar o que deve ser feito, acaba treinando de forma inadequada, não consegue cotar melhores preços, a equipe vai para o curso despreparada e, como resultado, o investimento é feito, mas não é efetivo.
Se você fez um diagnóstico correto, conforme descrito no primeiro tópico, sabe exatamente quando precisará fazer os treinamentos necessários para atualizar certificações ou quando a formação será importante para lançar um novo produto. Seu calendário de capacitação será organizado com antecedência, e seus profissionais se adequarão para participar.
Invista em profissionais comprometidos
Existem treinamentos que precisam ser feitos por qualquer trabalhador que atue em determinada área ou tipo de serviço, o que é obrigatório, de acordo com questões trabalhistas. Existem outros que devem ser feitos por colaboradores que tenham condições de aproveitar melhor o conteúdo, que devem ser indicados pelas lideranças.
É muito interessante quando toda a equipe tem oportunidade de realizar treinamentos técnicos e comportamentais, mas isso nem sempre é possível. Às vezes, o líder e o setor de RH vão perceber que alguns profissionais respondem melhor e fazem com que toda a equipe cresça quando são treinados. É importante valorizar esses profissionais e investir naqueles que realmente são engajados em melhorar a si mesmos e os resultados da equipe.
Estimule a troca de conhecimentos entre a equipe
Um lugar que favoreça a troca de informações, de experiências e de conhecimentos consegue aproveitar melhor os investimentos feitos em treinamento e desenvolvimento de pessoas. Promova um espaço de compartilhamento e aprendizado mútuo no seu ambiente de trabalho. Se um funcionário tem uma especialização específica, explore essa formação de modo que todos da área sejam beneficiados.
Em setores em que os profissionais atuam de forma isolada, os talentos são pouco aproveitados, e isso faz com que os trabalhos em equipe não fluam da melhor forma. Sempre que possível, integre o seu setor aos de outros profissionais que trabalhem com tarefas completamente diferentes.
Essa interação é positiva para que todos entendam o que cada área faz e o seu papel no todo. Quando a sua equipe sabe exatamente por qual etapa o produto passa antes de chegar a seu próprio setor, o trabalho geral pode ser facilitado.
Transforme profissionais em multiplicadores
Se uma parte da equipe já foi capacitada em um tópico que você acha muito importante, considere aproveitar o treinamento que já foi feito por determinado grupo em outro time. Isso é possível quando há uma política de multiplicação na empresa, em que tudo que se aprende deve ser passado adiante. Assim, os colaboradores vão para o treinamento com outro olhar, sabendo que terão que compartilhar o conteúdo aprendido com outras pessoas.
Formar um time de multiplicadores na equipe é uma forma de reduzir gastos com capacitações. Claro que existem treinamentos que só podem ser ministrados por equipe específica, mas muitos outros podem ser oferecidos por pessoas da empresa envolvidas e comprometidas com a aquisição de novos conhecimentos e habilidades.
Quem multiplica o que sabe reforça o que já aprendeu e desenvolve outras habilidades, como a capacidade de se comunicar, de ser objetivo e de esclarecer dúvidas dos colegas.
Aposte em tecnologia
A tecnologia é ótima aliada quando a regra é fazer mais com menos. Hoje, é possível fazer uma grande conferência na matriz de uma empresa a que os funcionários de todas as unidades podem ter acesso por meio de transmissão ao vivo.
Há recursos que ajudam a transpor as barreiras do tempo e do espaço e, ainda, a driblar a falta de recursos. As organizações precisam trabalhar de acordo com esses avanços.
Investir em treinamentos a distância ou semipresenciais por meio da modalidade e-learning tem sido uma estratégia adotada por diferentes instituições. Com isso, elas conseguem treinar e desenvolver muito mais pessoas em um tempo que pode ser flexível e de acordo com as necessidades de cada instituição.
Essas ferramentas dispõem de muitos recursos capazes de deixar qualquer capacitação mais lúdica e eficaz. E, o melhor, com um treinamento a distância, o mesmo conteúdo pode ser aproveitado por vários funcionários em diferentes épocas.