Ações de Endomarketing: Conheça 9 ações para grandes empresas

 

Conheça neste artigo as melhores ações de endomarketing para grandes empresas.

O conceito de endomarketing corresponde, basicamente, ao marketing interno. Ou seja, as estratégias do marketing tradicional são adaptadas e aplicadas no ambiente interno da instituição, voltadas aos seus funcionários.

O maior objetivo das ações de endomarketing é inspirar, motivar e promover satisfação entre os funcionários. Assim, elas criam um ambiente mais produtivo, reduzem o turnover interno e garantem melhores resultados para o negócio.

Existem muitos gestores que ainda não reconhecem a importância dessa estratégia, porém ela se mostra cada vez mais fundamental para o sucesso das empresas. Em tempos de alta rotatividade de funcionários, conseguir conquistar e engajar sua equipe é essencial.

Quer saber mais sobre o assunto? Apresentamos neste artigo os motivos para investir nessa prática e uma lista com 9 ações de endomarketing criativas realizadas por grandes empresas do mercado. Continue a leitura e confira!

 

Entenda a importância do endomarketing e os seus benefícios

 

O mercado atual apresenta um cenário claro para os negócios: empresas que não conseguem conquistar e manter talentos, tendem a produzir menos, ter mais custos internos e perder espaço entre a concorrência.

Além disso, uma das principais características dos profissionais das novas gerações é a busca por ambientes de trabalho mais saudáveis. Eles não se apegam à ideia de passar toda sua carreira em um único local e querem ser valorizados.

Assim, investir em práticas de endomarketing se torna uma necessidade. Isso porque elas atuam diretamente na motivação dos colaboradores, contribuindo para criar um ambiente mais atrativo para eles.

Além de melhorar a produtividade e satisfação interna, ações de endomarketing bem desenvolvidas promovem diversos outros benefícios para o negócio. Abaixo, falaremos melhor sobre os 4 principais. Veja!

 

1. Diminuição do turnover

 

Uma estratégia eficiente de endomarketing pode reduzir essa taxa, uma vez que minimiza os fatores que levam os profissionais a largarem a empresa. Entre eles, insatisfação, frustração, falta de comunicação e clareza sobre plano de carreira.

 

2. Melhoria na comunicação interna

 

O endomarketing tem como um de seus principais objetivos otimizar esse setor da empresa, garantindo que o time tenha acesso a canais claros e eficientes para trocar informações e facilitar suas atividades diárias.

 

3. Alinhamento de objetivos

 

Com a otimização da comunicação e adoção de ações como treinamentos e clareza entre líderes e equipe, a empresa consegue transmitir melhor as suas metas, garantindo que os profissionais saibam o que se espera do seu trabalho.

 

4. Aumento da competitividade

 

Considerando seu papel em criar um ambiente produtivo, alinhado e com comunicação eficiente, o endomarketing também impacta na competitividade da empresa. Isso acontece porque os profissionais passam a valorizar mais o negócio, contribuindo para seu crescimento.

 

ações de endomarketing

 

9 ações de sucesso em Endormarketing

 

Depois de ficar por dentro da importância de investir no endomarketing, o que acha de conhecer algumas grandes empresas que são referência sobre esse assunto? Abaixo, apresentamos 9 cases de sucesso que podem servir de inspiração para sua estratégia!

 

1. Materiais de divulgação interna

 

Uma vez que o endomarketing é, por definição, a elaboração de ações de marketing voltadas ao ambiente institucional, uma boa opção é criar um material de divulgação interna. A partir dele, é possível propagar ideias dentro da empresa e valorizar sua imagem perante seus próprios colaboradores.

Grande case de sucesso, o Citibank promoveu uma campanha intitulada “Sou Mais Citi“. Seu principal objetivo era despertar em seus funcionários o orgulho de pertencer à equipe Citibank.

Para isso, durante dez dias e sem revelar o motivo, foram feitas fotografias dos colaboradores com uma mão no peito. Posteriormente, as imagens foram utilizadas em materiais publicitários e de divulgação interna, surpreendendo toda a equipe.

Bem-sucedida, a campanha ganhou o prêmio Citi Marketing Award 2009 e foi implantada também em Honduras, Equador, Colômbia e Peru. Nesse caso, não foi só a utilização de material interno que ganhou destaque, mas também a inovação.

 

2. Inovação no canal de comunicação interna

 

A comunicação interna de uma empresa, quando aliada à inovação, gera diversos benefícios de engajamento. A ampla utilização da internet e dos dispositivos móveis pode dar norte a essas ações de endomarketing.

Best Buy, uma empresa estadunidense de vendas virtuais, demonstrou resultados surpreendentes com a redução de cerca de 50% no índice de rotatividade dentro da instituição. Após pesquisas internas para conhecer as necessidades da equipe, foi criada uma rede social própria.

Esse canal de comunicação fornecia informações institucionais e, também, promovia a comunicação livre entre os funcionários, se tornando um ponto de troca de informações, dicas, experiências, feedbacks e até um local para a solução de pequenos problemas.

 

3. Treinamento focado no relacionamento com a empresa

 

Ensinar aos novos funcionários — e até mesmo aos antigos — a cultura e o funcionamento da empresa em que estão inseridos é fundamental para gerar maior engajamento.

A automobilística Toyota é referência no assunto. Quando um profissional é contratado, passa 5 meses apenas em treinamento: 1 mês é dedicado a aprender sua cultura organizacional, outros 2 são na fábrica e, por fim, mais 2 meses na concessionária.

Todo esse processo visa capacitar o colaborador e o incentivar a ter novas ideias, que possam melhorar as atividades da empresa. Isso faz com que ele se sinta útil nesse ambiente.

Fortalecer e melhorar o relacionamento com seu público interno é o maior objetivo das ações de endomarketing da Toyota.

 

4. Programas de integração entre funcionários

 

O trabalho em equipe é o combustível para o funcionamento de maioria das empresas. Então, promover a integração entre os colaboradores pode resultar em um trabalho mais produtivo, agradável e fluído.

Além dos comuns happy hours, ou das confraternizações de fim de ano, é possível apostar em alternativas, como grupos de atividades físicas, equipes de campanhas sociais e, até mesmo, games competitivos.

A escola de idiomas Wise Up conta com o programa Hunting Winners, um tipo de jogo no qual o objetivo é captar o maior número de alunos. Por ser dividido em times e ter um clima de competição, é interessante para integrar as equipes em torno de um objetivo.

 

5. Oferta de benefícios

 

Outra maneira de mostrar ao funcionário que ele é reconhecido e valorizado é oferecendo benefícios. Além dos comuns vale-alimentação, vale-transporte e planos de saúde, é interessante disponibilizar algumas opções diferenciadas.

Os principais benefícios estão na melhoria da qualidade de vida dos funcionários e na construção de uma imagem positiva da marca.

Uma empresa bastante conhecida por esse tipo de ação é o Google. O ambiente de trabalho conta com várias regalias, como sala de videogame, academia de ginástica ou geladeiras com lanchinhos à vontade.

 

6. Reconhecimento do funcionário como ser humano

 

Segundo o especialista Claudio Galeazzi, muitas empresas ainda ignoram o lado humano do funcionário. Essa desvalorização gera desgaste, estresse e desmotivação entre os profissionais.

Atualmente, as pessoas, principalmente os mais jovens, buscam mais equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Portanto, ter seu valor como ser humano reconhecido é um fator altamente motivador.

A Fiat é modelo no assunto. A empresa preza até mesmo pela família do funcionário, oferecendo, por exemplo, festas de debutante e colônias de férias para os filhos dos colaboradores.

Outro exemplo é a catarinense Brandili, com o programa “Valeu!”, que incentivou a troca de elogios por boas ações e melhorou o clima organizacional ao valorizar as pequenas atitudes na rotina dos colaboradores.

 

7. Divulgação do plano de carreira

 

Todo colaborador sonha com a chance de se desenvolver dentro da empresa. Criar um plano de carreira consistente, divulgando-o de maneira interessante é uma forma de reter funcionários.

A fabricante de revestimentos cerâmicos Portobello criou o Programa de Desenvolvimento e Crescimento, que divulga, de forma clara e lúdica, o plano de carreira da instituição e as oportunidades de crescimento dela.

Para isso, foram elaborados e distribuídos gibis, cujas histórias narravam as ações para evoluir na carreira, com personagens interagindo com os líderes da empresa em forma de caricatura. Além disso, foram criadas cartilhas explicativas e um jogo de tabuleiro.

Assim, o programa foi explicado por meio de uma linguagem simples e de uma metodologia interativa que aumentou a produtividade em 31%.

 

8. Programa de recompensas

 

Outra estratégia de endomarketing interessante para grandes empresas é o investimento em programas de recompensa. Essa prática tem como objetivo motivar e engajar os profissionais, aumentando sua produtividade com prêmios associados a resultados.

A empresa Golden Cross que comercializa planos de saúde investiu na estratégia para motivar seus colaboradores e aumentar as vendas da companhia. Além do bônus tradicional, os corretores com melhor performance podem receber prêmios, como eletrodomésticos e altos valores monetários.

O resultado foi mais engajamento e produtividade. Os colaboradores enxergaram o programa como algo que valoriza sua atuação e a satisfação com o ambiente de trabalho também aumentou.

 

9. Parcerias especializadas

 

A realização de parcerias com empresas especializadas é uma ótima forma de otimizar as ações de endomarketing da empresa. Isso porque elas podem promover ações de forma mas eficiente, gerando melhores resultados para a prática.

A Nestlé usou essa estratégia para oferecer serviços de saúde e melhorar a comunicação dessas práticas entre os profissionais. Para isso, ela contratou uma empresa especializada na área, permitindo que seu programa gerasse melhores resultados.

Assim, a organização passou a realizar uma comunicação mais eficiente desse investimento, criando ações de comunicação para divulgar os serviços oferecidos, como campanhas de vacinação, competições de futebol e academias de ginástica, ginástica laboral e fisioterapia.

Fica evidente que as melhores ações de endomarketing são aquelas que envolvem criatividade e conhecimento das pessoas que estão participando da ação. Não adianta apenas copiar práticas, é importante entender as necessidades dos colaboradores para investir de forma eficiente.

Nesse sentido, o sucesso endomarketing exige um bom planejamento. Sua estrutura deve estar bem alinhada aos valores e objetivos da empresa e também precisa contar com ações constantes, que não se resumam apenas a momentos de dificuldade.

Investir no marketing interno é indispensável: a equipe de funcionários é parte fundamental da engrenagem que faz uma empresa funcionar. Quando seus corações e mentes estão satisfeitos e motivados, o ambiente agradável faz com que a produtividade aumente, e o sucesso se torne apenas uma consequência.

Uma ótima frase do escritor norte-americano Stephen Covey resume a essência do endomarketing:

Cuide dos seus funcionários como você gostaria que eles tratassem seus clientes”.

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2 Replies to “Ações de Endomarketing: Conheça 9 ações para grandes empresas”

  1. Um funcionário motivado e tudo, pois isso acarreta no seu desempenho dentro da empresa, e todos esse projetos são essenciais para um bom ambiente.
    A empresa fazendo isso terá maiores benefícios, como, funcionário motivado gera lucro, gerando lucro poderá ampliar cada vez mais sua empresa e seu ambiente de trabalho ficara mais leve e agradável.

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