Saiba como uma Universidade Corporativa ajuda na retenção de talentos

 

Em um ambiente no qual os profissionais são vistos como um dos principais ativos do negócio, é fundamental que o time de Recursos Humanos adote práticas que garantem o desenvolvimento e retenção de talentos.

Entre as principais tendências do mercado, a universidade corporativa se destaca como solução que contribui para preparar e manter profissionais de qualidade dentro da empresa.

Pensando nisso, descrevemos neste artigo a importância da retenção de talentos, como a universidade corporativa contribui para esse indicador e a melhor maneira de começar uma no seu negócio. Confira!

 

Qual a importância da retenção de talentos?

 

O desenvolvimento e popularização das novas tecnologias criou um cenário diferente para as organizações. Nele, basicamente todas as empresas têm acesso a tendências e novidades de desenvolvimento, fazendo com que o verdadeiro diferencial do negócio seja resultado de um time de qualidade.

Assim, encontrar, conquistar e manter talentos passou a ser uma prioridade para as organizações. Profissionais especialistas e de qualidade podem escolher onde querem trabalhar, e é papel das empresas oferecer benefícios e condições mais atrativas para eles.

Formar uma boa equipe garante que as estratégias do negócio sejam mais eficientes, garantindo melhores resultados. Além disso, quando esse time passa pela curva de aprendizado, está motivado, conhece suas responsabilidades, bem como os demais membros da equipe, a produtividade tende a aumentar.

Neste sentido, a retenção de talentos contribui diretamente para o sucesso do negócio, uma vez que a baixa rotatividade dos profissionais garante um ambiente mais produtivo e eficiente para a organização.

 

O que é universidade corporativa?

 

De forma simplificada, a universidade corporativa é uma ferramenta de educação usada por empresas para desenvolver colaboradores, fornecedores e clientes. Nela, são oferecidos cursos e treinamentos que preparam os usuários e contribuem para a otimização das estratégias do negócio.

Sua operação é feita pelo time de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), que deve estabelecer a estrutura educacional do programa de acordo com os objetivos e necessidades do negócio. Os conteúdos oferecidos podem ser de curta, média e longa duração, bem como ministrados de forma presencial ou a distância, usando uma plataforma LMS.

 

Como ela contribui para a retenção de talentos?

 

Quando usada de forma correta, a universidade corporativa oferece benefícios e condições importantes para a retenção de talentos. Abaixo, apresentamos esses benefícios. Veja!

 

Desenvolvimento de habilidades

 

A ferramenta de educação corporativa permite que os colaboradores desenvolvam habilidades e conhecimentos importantes para o seu dia a dia de trabalho, como processos e técnicas específicas. Assim, sua atuação é otimizada.

Essa possibilidade é valorizada pelos colaboradores, uma vez que ela facilita suas entregas e cumprimento de metas, bem como contribui para seu desenvolvimento profissional. Assim, eles se sentem em constante crescimento.

 

universidade corporativa

 

Oferecimento de treinamentos

 

A universidade corporativa pode ser usada para oferecer aos colaboradores uma série de treinamentos e capacitações que desenvolvem seu conhecimento e garantem sua satisfação com a empresa, uma vez que a prática é vista como a valorização da equipe.

Manter os talentos do negócio satisfeitos e em constante desenvolvimento é importante para que eles não se sintam frustrados com o negócio e busquem outras oportunidades no mercado.

 

Apoio à inovação

 

Adotar novas tecnologias e incentivar a inovação é fundamental para que as empresas tenham sucesso no mercado e acompanhem suas tendências. Para isso, a universidade corporativa pode ser um canal de aprendizado e incentivo para que os colaboradores aprendam e adotem essas novidades.

Promover e incentivar a inovação também é importante para reter talentos, principalmente das novas gerações, que enxergam essa prática como uma forma de se manterem atualizados e preparados para lidar com os desafios do mercado, evitando frustrações muitas vezes causadas por ambientes obsoletos.

 

Apresentação à cultura da empresa

 

Outra possibilidade de uso da universidade corporativa é oferecer treinamentos sobre a cultura da organização, garantindo que os colaboradores compreendam os valores, missão e objetivos do negócio.

Dessa forma, é mais fácil para que novos talentos se adaptem ao ambiente de trabalho e evitem frustrações com a forma de atuar da equipe. Essa prática também fortalece a relação do profissional com a empresa, aumentando sua satisfação com o negócio.

 

Motivação e engajamento

 

Para as novas gerações, o objetivo de ter uma longa carreira na mesma empresa não existe mais. Por isso, é fundamental manter esses colaboradores motivados e desafiados para que eles permaneçam na equipe.

A universidade corporativa facilita que esse objetivo seja alcançado, uma vez que ela promove treinamentos e o desenvolvimento dos talentos, fazendo com que eles se sintam mais engajados e motivados dentro do negócio.

 

Aumento da satisfação interna

 

Um dos principais motivos para que colaboradores deixem a empresa é sua insatisfação com o ambiente de trabalho, causada por frustrações com fatores como salário, responsabilidades, carreira e diversos outros motivos.

A universidade corporativa promove o desenvolvimento e melhor compreensão das atividades e funcionamento da empresa, garantindo que os colaboradores tenham uma visão clara de suas responsabilidades e saibam o que esperar da empresa. Isso reduz a insatisfação e aumenta as chances de retenção.

 

Melhora da reputação

 

Por fim, uma universidade corporativa de sucesso melhora a imagem da empresa no mercado de trabalho, sendo vista como um local em que os profissionais desejam trabalhar, uma vez que eles podem contribuir e se desenvolver.

Esse cenário contribui para a retenção talentos, que se sentem mais atraídos pelo ambiente de trabalho, como também para facilitar o processo de contratação do negócio, reduzindo a necessidade de altos investimentos para encontrar profissionais, uma vez que eles mesmos buscam pelo negócio.

 

Como escolher uma universidade corporativa?

 

Depois de conhecer os benefícios e importância da retenção de talentos, bem como o papel da universidade corporativa para essa prática, é preciso saber como adotar essa ferramenta de forma eficiente na empresa.

Para isso, é necessário ter um planejamento claro, que estabeleça uma estrutura educacional baseada nos objetivos e necessidades da empresa. A escolha dos fornecedores deve considerar qualidade e garantia de uma ferramenta eficiente, não apenas custo de investimento.

Uma dica é optar pela educação a distância (EaD), feita de forma digital, por meio de uma plataforma LMS, já essa prática permite que a empresa adote outras tendências do mercado, como a gamificação e o mobile learning, bem como engaja mais profissionais.

Fica evidente que a retenção de talentos é uma prática importante para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. A universidade corporativa é uma ferramenta que contribui para esse objetivo, bem como para desenvolver e preparar o ambiente interno do negócio.

E aí, gostou de saber mais sobre a importância da universidade corporativa para aumentar a retenção de talentos? Comente aqui se sua empresa já usa essa ferramenta pelo time de RH e quais os benefícios notados!

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *