Você planejou, organizou, escolheu uma plataforma LMS e chegou a hora de saber se os resultados são os esperados. É hora do relatório de engajamento! Como sua equipe está evoluindo nos treinamentos? Como seu colaborador está assimilando o conteúdo ensinado?
No artigo de hoje, vamos te dar dicas para você preparar um relatório que realmente contribua para a avaliação de engajamento dos seus colaboradores. Continue a leitura.
A importância da avaliação de engajamento
Quando uma empresa adota a cultura de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, ela tem como principal objetivo, claro, propor o crescimento profissional de seus funcionários e à própria organização.
Após um plano de capacitação detalhado, com todas as etapas a serem concluídas e estratégias bem definidas, é preciso saber se tudo aquilo realmente seguiu conforme o esperado. O treinamento correspondeu às expectativas? O que pode ser melhorado? Até porque, não basta criar um programa de desenvolvimento e deixar os colaboradores por conta própria, sem motivação para concluir o treinamento, sem acompanhamento e sem feedbacks. Veja o que precisa prestar atenção na hora de produzir um relatório de engajamento:
O que se perguntar?
O que seu colaborador achou do curso? O treinamento realmente contribuiu para o desenvolvimento dele de tal forma que ele conseguirá aplicar no seu dia a dia o conhecimento absorvido? Que pontos podem ser melhorados? Qual foi a taxa de adesão ao treinamento?
Muitas são as perguntas que devem ser respondidas no relatório de engajamento. A coleta desses dados e o diagnóstico deles são superimportantes para saber se a área de T&D está no caminho certo.
Alguns pontos devem ser considerados na hora de elaborar o seu relatório de engajamento e nós vamos te ajudar com isso. Veja abaixo:
Dados
Uma empresa que investe em treinamento corporativo, obviamente quer ver resultados. Bons ou não, os resultados são importantes para que se faça uma avaliação do que foi realizado, se o investimento trouxe algum retorno, o que pode ser melhorado. Com base nos dados coletados, os gestores conseguirão saber, por exemplo, se o programa de capacitação fez sentido tanto para o financeiro, quanto para o desenvolvimento do colaborador.
Com isso, é possível obter apoio e a aprovação para realizar projetos de treinamento e desenvolvimento e identificar pontos de melhoria nos processos de capacitação. Fique atento aos dados abaixo:
- Notas/Aproveitamento
- Taxa de Adesão
- Evasão
- Feedback
- Insights informais
Notas/Aproveitamento
Isso pode variar de acordo com o público que participou do treinamento. Se o conteúdo foi oferecido para um grupo amplo, por exemplo, talvez não seja produtivo avaliar a nota individual. Já a nota geral possibilita o aprofundamento do nível de dificuldade/facilidade ou comprometimento com o conteúdo.
Taxa de Adesão
Quantos colaboradores foram convidados para participar do treinamento e quantos, efetivamente, o realizaram?
Evasão
É com estes dados que você conseguirá saber quantos colaboradores desistiram do treinamento no meio do caminho. Por quê? O que foi que comprometeu a continuidade da participação nos treinamentos? Dessa maneira, pode-se verificar possíveis problemas e, assim, solucioná-los.
Feedback
Realizar uma pesquisa para entender como o treinamento foi absorvido e o que o colaborador achou sobre todo o processo é uma fonte de informação chave para o feedback.
Perguntas de múltipla escolha simples e diretas podem entregar dados cruciais para a produção do relatório de engajamento. Não há uma fórmula mágica.
Pergunte-se: o que preciso saber desse colaborador que concluiu o treinamento?
Insights informais
Sabe aquele bate-papo rápido antes de uma reunião, por exemplo? Leve-o muito em consideração. Se o colaborador se sentiu à vontade para conversar sobre o treinamento, aproveite para entende-lo e guardar esse feedback importantíssimo.
Conclusão
Não é fácil manter ou melhorar o engajamento dos colaboradores diante dos cursos oferecidos pela empresa. É preciso ter jogo de cintura para mostrar a eles que as capacitações são importantes para os dois lados: a organização e o profissional.
Aproveite para analisar os dados dos relatórios de engajamento e crie estratégias, alternativas atrativas para que o colaborar sinta-se motivado a participar dos programas de capacitação.
Há muitas maneiras de tornar os treinamentos mais interativos e engajadores. Recursos como videoaulas, podcasts e conteúdos gamificados podem ser uma boa estratégia para atiçar a adesão dos colaboradores.
Se você precisa melhorar o engajamento de seus funcionários e tornar seus treinamentos mais bacanas, não deixe de conferir as nossas soluções!