7 principais tendências da Educação Corporativa para 2019

 

Tendências da Educação Corporativa

Neste artigo vamos expor as principais tendências da Educação Corporativa para 2019, justificando a relevância de contar com essa metodologia para aumentar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais, bem como para promover equipes de alta performance. Continue a leitura e confira!

 

1. Avanço da aprendizagem adaptativa

Uma grande tendência da Educação Corporativa em 2019 será a aprendizagem adaptativa, apoiada em avaliações de confiança e conteúdo personalizado. Ou seja, esse novo modelo de ensino permite que o colaborador pule conteúdos que já estão sob seu domínio e faça cursos direcionados ao que ele precisa desenvolver.

Os benefícios da aprendizagem adaptativa é que ela impede que os colaboradores tenham de rever questões que já estão sob seu conhecimento e que podem se tornar monótonas pela repetição. Com isso, o profissional se sente mais seguro e tem autonomia para decidir, com base em seu perfil, o que ele deseja desenvolver naquele momento e o que ele já tem desenvolvido.

A aprendizagem adaptativa tem tudo para se tornar uma das tendências do eLearning em 2019, promovendo maior engajamento dos profissionais, bem como a otimização do tempo e a geração de novos conhecimentos.

 

2. Microlearning ganhará espaço

O microlearning é a separação dos conteúdos dos cursos em blocos menores que são orientados por objetivos. Ou seja, ele é formado por módulos rápidos, consequentemente, menos cansativos e mais dinâmicos. Pode ser trabalhado com jogos, vídeos e infográficos, além de ter a vantagem de poder ser implementado em qualquer dispositivo.

Outro benefício do microlearning é que ele gera uma captação mais rápida do conhecimento e permite que o colaborador repita os módulos, caso necessário, sem que demande muito tempo. Essa ferramenta fez grande sucesso em 2018 e a expectativa é de que ganhe espaço e se torne tendência em 2019.

 

3. Uso da inteligência artificial

O uso da inteligência artificial já foi tendência em 2018 e aparentemente seguirá tomando espaço nas corporações mais conceituadas. Essa assistência que a inteligência artificial fornece ao eLearning é extremamente relevante e promove maior excelência das ferramentas.

Muitas companhias estão fornecendo soluções muito eficientes onde os bots são capazes de direcionar os colaboradores ao longo dos ensinamentos, otimizando a obtenção do aprendizado.

A inteligência artificial será útil para prever padrões comportamentais do colaborador, auxiliando a personalizar o conteúdo de acordo com o grau de facilidade e dificuldade que demonstraram em cada módulo. Os bots também serão relevantes para auxiliar na pesquisa do conteúdo principal das etapas ao serem guiados por voz.

É provável que as companhias implementem novos métodos de suporte a essa ferramenta para proporcionar melhores experiências aos seus profissionais. Por isso, a inteligência artificial é outra forte tendência da Educação Corporativa para 2019.

 

4. Utilização de vídeos para aprendizagem

Mais uma grande tendência para o Educação Corporativa em 2019 é a utilização de vídeos para a aprendizagem. Os recursos audiovisuais estão conquistando grande espaço nos ramos do conhecimento por conta da facilidade de captação da atenção do colaborador e também por maior possibilidade de clareza e objetividade no conteúdo transmitido.

A ideia é criar vídeos menores, diminuindo o tempo de carregamento, gerando a otimização do tempo e maior direcionamento do conteúdo. Dessa forma, o colaborador se sentirá mais motivado a captar os ensinamentos e a expandir seus conhecimentos.

 

5. Aprendizagem social

A aprendizagem social é feita por meio de uma relação de parceria entre os profissionais em seu ambiente de trabalho. Ela é posta em prática com fóruns, compartilhamento de conhecimentos, sessões de bate-papo informal, círculos de aprendizagem, entre outros. Esse modelo de aprendizado cresce na mesma medida em que os profissionais se desenvolvem.

Essa ferramenta faz com que o clima organizacional melhore, as equipes se conheçam e se tornem mais empáticas umas com as outras, os colaboradores passem a ter uma visão sistêmica e estratégica da empresa, além de aumentar a atenção e o comprometimento dos colaboradores.

É um método que vem crescendo e, certamente, fará muito sucesso em 2019, gerando equipes mais unidas e comprometidas não só com suas tarefas diárias, mas com os objetivos estratégicos da companhia.

 

6. Aprendizagem baseada em jogos

De modo geral, os jogos fazem muito sucesso com os indivíduos, ativam o espírito competitivo, promovem desafios, geram ascensões e ensinam a lidar com a frustração da perda e do recomeço. Dentro das corporações não poderia ser diferente: com o dia a dia organizacional cada vez mais desafiador, demandando criatividade e flexibilidade, é muito recomendável que a aprendizagem seja feita baseada em jogos.

Esse modelo de ensino também é tendência da Educação Corporativa para 2019 e permite que o profissional se divirta e seja desafiado enquanto aprende. Com isso, ele se torna mais atento a pequenos detalhes e também se motiva mais a conquistar os objetivos. Vale ressaltar que é interessante fornecer algum benefício, mesmo que simbólico, de acordo com o desempenho do colaborador para que ele se sinta mais engajado.

 

7. Realidade virtual

A realidade virtual também pode ser acrescentada às tendências da Educação Corporativa para 2019. Essa metodologia tem como objetivo gerar conteúdos mais reais, que despertam as emoções mais profundas dos candidatos e fazem com que eles criem maior identificação com o que está sendo ensinado.

Como vimos, as principais tendências da Educação Corporativa para 2019 tornam essa ferramenta mais eficiente e recomendável aos gestores que desejam ampliar seus conhecimentos e promover times de sucesso em sua corporação. Contar com a parceria de uma empresa especializada em fornecer esse tipo de conteúdo, como a EADSKILL, é uma decisão muito inteligente para multiplicar seus resultados e expandir o seu negócio!

E então, que tal começar 2019 de forma estratégica optando por essas novas tendências? Entre em contato conosco e conte com uma equipe comprometida e capacitada para atendê-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *