Ter uma equipe capacitada e atualizada sobre os assuntos de sua área de atuação é importante para o sucesso de qualquer organização. Assim, o treinamento corporativo nas empresas é utilizado para alinhar gestores e funcionários aos procedimentos da companhia, ao mesmo tempo em que fortalece habilidades e recicla conteúdos já aprendidos em momentos anteriores, gerando vantagem competitiva para o negócio.
O aperfeiçoamento técnico e humano é necessário para acompanhar os avanços tecnológicos, o surgimento de novos mercados e práticas recentes de gestão. Devido a sua importância, o treinamento nas empresas é considerado um investimento que deve ser planejado e desenvolvido com responsabilidade pela área de treinamento e desenvolvimento humano.
Veja como identificar o momento certo para realizar um treinamento corporativo em sua empresa:
Tenha em mente a finalidade do treinamento corporativo
O que é esperado do treinamento? Desenvolvimento pessoal, coletivo, reciclagem de conhecimento, aperfeiçoamento? Identificar esses propósitos assegura que todos da equipe estejam alinhados para trabalhar na mesma direção e alcançar os objetivos propostos pelo treinamento, além de definir as expectativas do seu público-alvo. Dessa forma, os funcionários saberão qual será o treinamento e quais os resultados de aprendizagem esperados.
Avalie junto aos funcionários quais as necessidades de treinamento corporativo
Uma análise junto aos colaboradores e líderes ajudará você a identificar quais são os principais temas a serem trabalhados nos treinamentos. As necessidades identificadas vão ajudá-lo a apontar cursos cujo conteúdo seja relevante para o momento.
Para facilitar a identificação das necessidades de treinamento, você pode aplicar um questionário de autoavaliação onde os funcionários apontarão as habilidades que possuem atualmente e as lacunas de conhecimento e treinamento que desejam preencher.
Fique atento ao timing do treinamento corporativo
Estar atento ao timing de treinamento é muito importante para oferecer no momento certo o conhecimento que o funcionário precisa. Por exemplo, é válido que a equipe do setor de contabilidade tenha acesso a um curso sobre as últimas atualizações de um procedimento relacionado a um novo imposto assim que ele for lançado.
Desta forma, eles serão capazes de orientar adequadamente as áreas internas acerca dos novos processos, além de poderem aplicar seus conhecimentos na prática imediatamente, o que faz o curso ter um aproveitamento muito maior, além de resguardar a empresa de possíveis multas por procedimentos indevidos.
Identifique as necessidades de aprendizagem antes do treinamento corporativo
Para ter mais segurança ao definir o treinamento nas empresas, é importante identificar as necessidades de aprendizagem de cada especialidade com base em habilidades e caminhos de carreira existentes.
Para você conseguir entregar o treinamento correto para os profissionais certos, é importante ter o apoio da liderança, além de criar oportunidades para que os funcionários tenham acesso ao treinamento no local de trabalho. Isso garante que todos terão acesso ao conteúdo e que as rotinas pessoais não vão interferir nos processos de aprendizagem.
Avalie o formato do treinamento corporativo
Vídeos, treinamentos e-learning, grupo de estudos, palestras, workshops são algumas modalidades de treinamento que você pode considerar, dependendo das demandas atuais da sua empresa. Ao definir o melhor formato, chega a hora de avaliar qual é o melhor momento de colocar o processo em prática.
Traga a liderança para o treinamento corporativo
No contexto do treinamento dos colaboradores, a participação da liderança é fundamental não só na identificação dos temas a serem abordados, mas também no engajamento da equipe e incentivo para que todos busquem mais conhecimento visando melhores resultados.
Neste sentido, a liderança deve sempre se manter coerente com os objetivos do treinamento, demonstrando confiança e atenção. É válido lembrar que já se foi o tempo em que a figura do líder significava manter um distanciamento arrogante em relação aos subordinados. A liderança moderna consegue proporcionar a união da equipe e engajá-la para a melhoria contínua, seja em relação aos processos ou em relação à postura profissional.
Também é importante que o líder identifique o potencial de cada colaborador e saiba desenvolvê-lo para extrair o melhor que ele puder em favor do funcionário e da própria organização.
Mensure os resultados do treinamento corporativo
De nada adianta promover um treinamento se você não tiver ferramentas para mensurar sua eficácia. Avalie com a ajuda da liderança qual foi o impacto do treinamento no cotidiano da empresa e busque aprimorar cada vez mais os conteúdos para os próximos treinamentos. Os funcionários também devem ter um espaço para opinar. Para isso, aplique um formulário com espaço para sugestões. Dessa forma, é possível saber se os resultados esperados foram alcançados e quais questões devem ser revistas.
Faça uma avaliação pós-treinamento
Envie e-mails de acompanhamento aos funcionários cerca de um mês após os eventos para reforçar os conteúdos e ainda organizar sessões de acompanhamento para fornecer informações que complementam o assunto abordado.
Esta também é uma ótima oportunidade para que os funcionários pratiquem suas habilidades ou discutam suas experiências enquanto tentam aplicar seus conhecimentos no trabalho.
Faça perguntas sobre o tema abordado. As respostas geram dados valiosos sobre o sucesso da transferência de aprendizagem, além de permitir que a equipe encontre maneiras de aperfeiçoar seus conhecimentos.
Crie oportunidades para a prática
A excelência vem da prática! Por isso, incentive junto com a liderança que a equipe coloque em prática tudo o que aprenderam. Vale lembrar que os funcionários devem ter muitas oportunidades no local de trabalho para praticar as habilidades e conhecimentos adquiridos durante o treinamento, no sentido de oferecer um melhor serviço para a organização. Isso resultará em um melhor desempenho para a empresa.
Por fim, o treinamento deve ser visto como uma melhoria para a organização e seu capital humano e intelectual, e não somente para remediar falhas de gestão. Para buscar resultados cada vez mais eficientes, é preciso também que os treinamentos sejam contínuos.
Entenda como o treinamento corporativo influencia no crescimento da empresa
O treinamento corporativo busca a integração do negócio para um crescimento sustentável. Não importa se a empresa é um “startup” ou já está consolidada no mercado, investir nessa ferramenta tem como propósito o sucesso administrativo.
Entender como lidar com adversidades e obrigações na rotina de trabalho pode trazer um lugar de destaque diante da concorrência. Por isso, escolher a estratégia mais adequada é eficaz e busca atingir diferentes objetivos.
Esse gerenciamento de inteligência cria um vínculo entre diversos setores da empresa. Com um ambiente funcional é possível expandir e aumentar as metas. Além do âmbito da gerência o treinamento corporativo vai influenciar diretamente os funcionários. Conheça os benefícios.
Diminuição na rotatividade de funcionários
Geralmente, as empresas têm como ideal criar relacionamento com seus colaboradores, uma vez que isso evita a rotatividade e seus prejuízos. Pensando nisso, o treinamento corporativo, mediante curso, oferece capacitação para que os funcionários se incorporem como parte da empresa e tenham facilidade na execução do trabalho.
Aumento na área de produção
Desde o instante em que o colaborador passa por um treinamento corporativo ocorre um aumento na produtividade. Isso acontece devido ao aprimoramento em executar o trabalho exercido. Além disso, o curso também oferece instruções de melhoria na área.
Crescimento inovativo
Uma das vantagens de se aplicar o treinamento dentro da companhia é que isso desenvolve pensamento crítico. Essa é a vantagem de ter funcionários que compreendam as atividades e funções de forma analítica: ele passa a propor mais melhorias ao setor, trazendo mais inovação.
Disrupção no processo organizacional
O treinamento corporativo mostra a importância dos colaboradores ao inseri-los na estrutura empresa. Geralmente, essa atitude traz benefícios de organização, já que o funcionário entende que isso melhora o desempenho dele.
Colaboradores qualificados
Além dessa aproximação de instituição e funcionário, o treinamento vai incentivar a interação do colaborador em ser opinativo, ter soluções ágeis e administrar melhor sua função. Essa confiança é reflexo de qualificação do treinamento corporativo.
Adquira métodos essenciais e diferentes de treinamento
Existem diversas metodologias ao se aplicar um treinamento corporativo. Entretanto, o foco será sempre melhorar o ambiente de trabalho do colaborador por inserção, preparação profissional e entendimento do produto ou serviço. Esse treinamento pode acontecer de diversas maneiras e é importante entender suas vantagens e desvantagens.
Rodízio de cargos
O propósito do treinamento é estimular os funcionários a entenderem e trabalharem em diferentes espaços da empresa. Criar empatia ajuda a executar a função de maneira consciente.
Inserção na cultura
Direcionado para novos colaboradores com finalidade inseri-los aos valores e costumes da empresa. Isso ajuda a evitar problemas de comunicação e criar um ambiente acolhedor ao colaborador.
Inovação
Estimular essa peça essencial é muito importante para uma organização, já que são os principais pilares para manter a produtividade e renovação. Logo, a empresa estará sempre se mantendo competitiva no seu mercado.
Liderança
Muito conhecido em diversos ambientes empresariais, essa categoria de treinamento corporativo busca aprimorar as competências específicas de líderes. Sendo assim, possíveis gaps (distanciamento) são eliminados e o profissional se mantém focado, atualizado e confiante.
Conheça 6 dicas para realizar um treinamento corporativo dentro da empresa
Com a diversidade e a competição por espaço no mercado, as empresas buscam soluções para aprimorar seus modelos. Para solucionar esses problemas, muitas companhias adotam o treinamento corporativo dentro de sua estrutura. Veja dicas de como aplicar no negócio.
1. Use a criatividade
Criatividade é uma das partes mais importantes desse processo. Sendo assim, não deixe de utilizá-la a seu favor. Ao criar dinâmicas e interações, ela pode ter uma grande utilidade para prender a atenção do colaborador. Utilizar jogos digitais costuma atrair maior atenção do público e, por intermédio deles, é possível oferecer educação corporativa.
2. Faça uso das mídias
As mídias físicas ou digitais são a melhor maneira de apresentar temáticas aos colaboradores. Esses formatos costumam fisgar a atenção e facilitar o aprendizado. Diante do cenário tecnológico, as soluções em vídeos educativos podem ser consumidas diretamente da tela do smartphone ou computador. Dessa maneira, o acesso se torna muito mais fácil a todos.
3. Contrate uma equipe especializada
Equipes que são especializadas em determinados assuntos costumam atuar de forma direta e funcional. Esse diferencial acaba influenciando diretamente a qualidade do treino dos funcionários, uma vez que o colaborador terá mais facilidade em fixar o conhecimento e aplicá-lo dentro da corporação.
4. Potencialize habilidades específicas
Costuma ser uma atitude interessante, pois tende a priorizar a aptidão de cada colaborador dentro da empresa. Se o treinamento é feito de forma relevante e direcionada, isso vai viabilizar o conhecimento específico na função desempenhada. Assim, tem-se um grande aumento na produtividade.
5. Adote programas de desenvolvimento
Esse tipo de projeto vai contribuir no crescimento de longo prazo da instituição. Em consequência de ter um desenvolvimento criado de acordo com as metas do negócio. Isso não se limita apenas a empresa, os colaboradores também podem se beneficiar do programa de desenvolvimento.
6. Obtenha soluções de E-learning
É a maneira mais útil de se colocar em prática o treinamento corporativo de funcionários. Essa solução oferece muitas ferramentas de aplicação e um custo reduzido. Ademais, se alia a tecnologia o que torna tudo mais intuitivo.
Conte com uma ajuda especializada em soluções para aplicar o Treinamento Corporativo
A partir dos benefícios citados acima, dá pra imaginar a dimensão da importância em investir em treinamentos corporativos. Apostar nessa ferramenta é uma ação muito sábia não só para desenvolver os colaboradores da corporação, mas também para mostrar a eles que são valorizados e relevantes para a empresa.
Dessa forma, o clima organizacional é melhorado, as equipes se tornam mais engajadas e qualificadas, os clientes e concorrentes passam a levar a organização a sério em decorrência do aumento da qualidade de seus serviços e, consequentemente, o potencial competitivo é ampliado.
Como vimos ao longo do conteúdo, são inúmeros os benefícios do treinamento corporativo para empresas e já existem corporações especializadas em fornecer esse serviço com qualidade. Investir na capacitação dos colaboradores é, ao mesmo tempo, investir no aumento da competitividade da organização.
E então, você já considerou aproveitar todos esses benefícios para a sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Nós, da EADSKILL, temos uma equipe especializada em educação a distância e treinamentos corporativos!
Parabéns pela matéria, o desenvolvimento pessoal e organizacional passa muito pelo treinamento e capacitação.