Vídeo para Treinamento Corporativo entenda seus benefícios

 

Não é novidade que o sucesso das organizações depende muito de seus colaboradores. Dessa forma, é cada vez mais necessário que o time de Recursos Humanos crie melhores estratégias para o desenvolvimento desses profissionais com a adoção, principalmente, de novos formatos e soluções de apresentação de conteúdo — como os vídeos para treinamento corporativo.

Atualmente, essa é uma das melhores ferramentas de criação de conteúdo para treinamento e capacitação de colaboradores. Quando utilizada de forma correta, apresenta benefícios como maior engajamento, retenção de atenção dos participantes e melhores resultados para a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D).

Por esses motivos, colocamos ao longo deste artigo as principais informações sobre os vídeos para treinamento corporativo e como essa ferramenta pode ser utilizada para engajar os profissionais. Confira!

 

A popularização do conteúdo em vídeo na educação corporativa

 

Os vídeos são considerados um dos melhores formatos para apresentação de conteúdo em treinamentos e capacitações de profissionais. Isso acontece pelo simples motivo dessa ferramenta ser mais interessante para as pessoas e possibilitar uma forma simples e eficiente de entreter e ensinar algo ao mesmo tempo.

A popularização do consumo de vídeo é uma realidade global. Com o desenvolvimento da internet e surgimento de soluções como YouTube, Netflix e transmissões ao vivo, o consumo de conteúdos nesse formato possui previsão de ser feito por 2.38 bilhões de usuários em 2018 — ou seja, mais de 30% de toda população mundial.

No Brasil, um estudo sobre o consumo de vídeos online mostra que houve um crescimento de 30% do acesso à esse tipo de conteúdo entre 2014 e 2017. Além disso, os brasileiros passaram a despender mais de 15 horas por semana nessa atividade.

Além disso, uma pesquisa feita pela Netflix indica que 67% das pessoas consomem conteúdo em vídeo fora de casa entre o caminho para o trabalho. Outra pesquisa aponta que pesquisas sobre “como fazer” — os famosos DIYs — aumentam 70% a cada ano.

Por fim, o uso de plataformas de ensino à distância (EAD) no formato MOOC, criadas em 2011 com videoaulas como principal formato, apresentam mais de 9,4 mil opções de acesso no mundo todo, com mais de 78 milhões de usuários realizando, pelo menos, um curso.

Isso mostra que os vídeos são utilizados tanto para entreter como para ensinar algo. Dessa forma, seu uso se torna extremamente importante na estratégia de ensino corporativo.

 

video para treinamento corporativo

 

Os benefícios dos vídeos para treinamento corporativo 

 

Promovem interação 

 

Conteúdos em vídeo normalmente permitem que o usuário pause, avance ou retorne durante sua execução. Dessa forma, ele interage com o que está sendo apresentado. Para treinamentos, isso é extremamente importante, pois garante que o colaborador pode revisar e aprender dentro de seu próprio tempo.

Além disso, as transmissões ao vivo, muito utilizadas em aulas realizadas à distância, permitem que o colaborador faça perguntas e participe do desenvolvimento do conteúdo.

 

São versáteis na estratégia

 

Os vídeos podem ser utilizados de diferentes formas dentro de uma estratégia de treinamento. Eles podem ser gravações de aulas e apresentações presenciais, animações e conteúdos criados somente para acesso online, como cursos no formato MOOC.

Seu uso também pode ser feito por palestrantes dentro de um treinamento para demonstrar exemplos e atividades que são melhor assimiladas com estímulos visuais. O conteúdo pode ser técnico, cultural ou informativo — não há restrições.

Ademais, eles podem ser criados com longa duração, como filmes de mais de uma hora, ou ser repartidos em pequenos vídeos, como as pílulas do conhecimento. O acesso pode ser dado aos colaboradores dentro de plataformas de EAD, Intranets, por e-mail ou até mesmo de forma física, em um pendrive.

 

Facilitam a assimilação do conteúdo

 

Normalmente, vídeos usam estímulos visuais e auditivos para promover o ensino. Dessa forma, se torna mais fácil assimilar o que está sendo apresentado para os usuários — principalmente quando o conteúdo é técnico e apresenta um processo que deve ser realizado e não pode ser praticado pelo aluno.

 

Geram mais engajamento aos colaboradores

 

Além de serem mais interessantes e apresentarem o conteúdo de forma mais fácil de ser assimilado, os vídeos para treinamento corporativo geram mais engajamento por parte dos colaboradores. Eles fazem não apenas que os funcionários finalizem seus cursos de forma mais rápida, como também aprendam mais.

A apresentação do conteúdo não é o único fator que influencia nesse indicador. A facilidade de acesso aos vídeos também faz com que os colaboradores se interessem mais pelos treinamentos. Como eles não precisam se deslocar para estudar, as fronteiras físicas são eliminadas e seu desenvolvimento é melhor ajustado às suas rotinas.

 

Padronizam conteúdo de ensino

 

Um problema comum em empresas que possuem muitos colaboradores é a necessidade de contratar mais de um treinador ou gestor para aplicar os treinamentos. Com isso, cada profissional tende a ensinar de forma diferente, mesmo quando o conteúdo é o mesmo.

Com os vídeos, todos aprendem da mesma forma e o conteúdo é padronizado. Isso é importante para que os colaboradores tenham, com garantia, o mesmo nível de desenvolvimento.

 

Reduzem gastos da área de T&D

 

De forma geral, os gastos do time de T&D com treinamentos são reduzidos. Isso acontece por diversos motivos, tanto pelo aumento do alcance do conteúdo, facilidade de treinar mais profissionais com o mesmo material, redução da necessidade de treinadores quanto pelo maior engajamento dos colaboradores que aumentam a eficiência da estratégia.

 

Melhores formas de gerar engajamento com essa ferramenta

 

Assim como qualquer outra ferramenta, os resultados positivos só acontecem se ela for utilizada de forma correta pela empresa. Por esse motivo, colocamos abaixo algumas dicas para o seu negócio usar os vídeos para treinamento corporativo de forma eficiente.

 

Planejamento

 

Ao decidir realizar o investimento em vídeos para treinamentos dentro de sua estratégia de desenvolvimento corporativo, é fundamental realizar um bom planejamento.

Isso inclui fazer um levantamento das necessidades de treinamento e identificar quais conteúdos devem ser abordados nos vídeos, bem como qual o melhor formato para sua produção — videoaulas, animações etc.

 

Desenvolvimento do conteúdo

 

Nesse momento, é necessário decidir se o desenvolvimento do conteúdo será feito de forma interna por profissionais da própria empresa ou um parceiro será contratado.

Existem no mercado empresas especializadas no desenvolvimento de conteúdo para treinamentos em vídeo e outros formatos — como gamificaçãomobile e simuladores. Seu uso é muito indicado para organizações que não possuem tanto conhecimento na prática e querem reduzir os riscos de desenvolver algo de baixa qualidade.

 

Análise de resultados

 

Quando começar a usar vídeos para treinamento corporativo, é indicado realizar um processo de adaptação dos colaboradores ao novo formato, principalmente quando a mudança também inclui a adoção de uma plataforma de EAD. O ideal é avaliar a adaptação dos colaboradores e compreender se esse formato traz os resultados esperados e valida o investimento realizado.

E aí, gostou do conteúdo do post? Se você deseja receber mais conteúdos como este, nos siga nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitter, e LinkedIn!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *