Hoje, mais do que nunca, é muito comum vivenciarmos o home office. Afinal, quando a pandemia do coronavírus começou, lá em 2020, as empresas se viram obrigadas a adotar esse modelo de trabalho. Mas e a etiqueta no home office, como fica? Há regras para se comportar no trabalho remoto ou vale o bom senso?
Ao longo dos últimos dois anos o que mais se viu foram histórias, por vezes até cômicas, que aconteceram durante videochamadas. Seja um áudio indevido que acabou escapando durante uma reunião porque o microfone não foi desligado ou até alguém que apareceu de pijama no fundo da tela. Fato é que quando o trabalho é home office, a atenção deve ser redobrada a fim de evitar situações embaraçosas. Quer saber mais? Continue a leitura.
O modelo de trabalho home office no cenário atual
Já comentamos acima que o as adversidades trazidas pela pandemia do coronavírus mudaram as formas de trabalhar. Empresas e colaboradores tiveram de se adaptar, quase que à força, ou seja, sem nenhum treinamento, às novas tecnologias e modelos remotos de gestão.
Em 2020, 46% das empresas adotaram o modelo de trabalho home office. Mesmo diante de todas as dificulfades iniciais, como: falta de conhecimento das ferramentas de comunicação, a própria gestão das equipes e, ainda, a continuidade dos treinamentos dos colaboradores de forma remota, cada vez mais empresas e funcionários optam por este tipo de trabalho.
Nunca se usou tantas plataformas de transmissão de vídeos, além de recursos que facilitam e otimizam o trabalho do colaborador e gestor.
Por isso, é fundamental que a empresa se preocupe com os treinamentos constantes de seus funcionários. Primeiro para que eles possam se adaptar e acompanhar a evolução tecnológica, segundo porque equipes bem treinadas e com suporte encaram os desafios de forma mais confiante e com know how.
Há regras para se comportar no home office?
Podemos dizer que existe bom senso, concorda? Afinal, embora o contato com os colegas e gestores seja virtual, não deixa de ser um ambiente profissional. As empresas esperam de seus colaboradores as mesmas responsabilidades e entregas como se tudo fosse realizado presencialmente.
Se no modelo presencial você respeita regras de convivência e adota uma postura profissional, por que seria diferente trabalhando de casa? O colaborador que se comporta devidamente mostra que há compromisso e que o trabalho está realmente sendo levado a sério. Por isso a etiqueta no home office deve ser levada tão a sério.
O que levar em consideração quanto à etiqueta no home office?
Separamos algumas dicas que vão ajudar você a ficar mais atento no home office. Confira:
Roupas
O primeiro passo é deixar de lado essa ideia de que dá para trabalhar de pijama ou aquelas roupas informais de andar em casa. Você iria assim para o trabalho presencial? Então, nada de aparecer na reunião virtual desta forma também.
Respeite os horários
É fato que muitas empresas, além de adotarem o home office, também adotaram a política dos horários mais flexíveis. O intuito é priorizar o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. Porém, respeitar os horários definidos de trabalho e, principalmente, das reuniões é fundamental. Organize-se com a ajuda de alguns recursos como agendas virtuais.
Uso da câmera
Abrir a câmera durante as reuniões virtuais é essencial para demonstrar atenção, comprometimento e não dar a sensação para o outro de que ele está falando sozinho. A comunicação virtual não é tão simples quanto parece e é bom fazer proveito de tudo o que houver para facilitar o entendimento da mensagem.
Comunicação bem-sucedida
Mensagens de textos trocadas, por exemplo, podem gerar algum conflito dependendo da forma como o outro lê. Por isso, ao menor sinal de ruído na comunicação, envie um áudio, pois o tom de voz utilizado conta muito nessas horas.
Uso da linguagem
O home office nada mais é do que uma extensão do escritório presencial. Portanto, atente-se para o uso da linguagem durante as reuniões. Não relaxe demais apenas porque você está na sua casa.
Local apropriado
Ter um espaço destinado ao seu trabalho é importante para garantir sua atenção e produtividade. Até porque, no momento das reuniões, é preciso ter silêncio e não ser interrompido por outras pessoas da casa.
Resposta imediata
Não, você não precisa responder ao chat da empresa imediatamente, mas é importante ficar atento à velocidade da resposta. Ficar de olho nos e-mails também ajuda a manter a comunicação eficiente e ativa. Isso vale para os dois lados: colaborador e empresa.
Organização
Acumular outras atividades, como tarefas de casa e até mesmo outras responsabilidades com filhos (para quem os tem) é comum para quem trabalha no home office. Por isso, organização é a palavra-chave. Se tiver dificuldades, não deixe de investir em gestão de tempo para que você consiga dar conta de tudo e não deixar de executar tarefas importantes por esquecimento.
Jornada de trabalho
Embora você esteja trabalhando de casa, com certeza há uma jornada de horas estabelecida para que você execute suas atividades. Cuide de sua saúde mental para não sofrer com a síndrome de burnout. Algumas empresas tendem a flexibilizar os horários para os colaboradores com o intuito de otimizar a produtividade e, claro, ajustar as demandas à rotina dos mesmos. Ambas as partes devem usar o bom senso, acima de qualquer coisa. Nada de enviar mensagens fora do horário de trabalho.
Mantenha as crianças entretidas
Para quem tem filhos pequenos pode ser um grande desafio trabalhar em casa, dar conta das responsabilidades e realizar reuniões, por exemplo, na presença das crianças. A solução é entretê-las sempre que possível para que, durante as reuniões, não haja imprevistos e interrupções.
Como o RH pode ajudar na etiqueta no home office
A área de recursos humanos, além de promover programas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, pode contribuir para a etiqueta no home office elaborando um manual de boas práticas.
Se a sua empresa utiliza algum tipo de escritório virtual, é importante deixar disponível nele este manual de boas práticas. Isso vai ajudar a manter o ambiente e todo o processo de forma profissional, ainda que o colaborador tenha mais autonomia e flexibilidade trabalhando de casa.
Conclusão
Agora que você já sabe da importância de manter a etiqueta no home office, não deixe de criar seu próprio manual de boas práticas a fim de melhorar a produtividade e sustentar o profissionalismo entre todos os times.
Aproveite para baixar o e-book que preparamos sobre gerenciamento de equipes no home office e, inclusive, realizar treinamentos à distância, clicando aqui.