Treinamento a Distância: entenda o cenário pós-pandemia!

6 minutos para ler

 

As mudanças resultantes da pandemia do novo coronavírus impactaram a rotina da sociedade como um todo. E isso em diferentes sentidos, principalmente nos negócios. Logo, o uso de novas estratégias para desenvolvimento e treinamento de pessoas tornou-se cada vez mais necessário nos espaços corporativos.

Nesse contexto, o ideal é enxergar as melhores oportunidades para capacitar o time de maneira mais eficaz. Por tal razão, vamos explicar como utilizar as tecnologias disponíveis para o treinamento a distância e destacar os benefícios que isso representa para a superação dos desafios impostos pelo cenário atual.

Aproveite a leitura!

 

Como o cenário pandêmico afetou os treinamentos de pessoas?

 

Além dos impactos individuais, a pandemia forçou diferentes setores a tomar novos rumos. No aspecto social, econômico e educacional, esse cenário impôs mudanças que exigiram novas habilidades de adaptação. Entretanto, no ambiente corporativo a urgência de adequação dos funcionários a essa nova realidade foi bem maior.

Desde o início da pandemia, foi clara a percepção de que as tendências da COVID-19 não se limitariam apenas a uma crise de saúde. O problema não se resume ao medo de contaminação ou da propagação da doença, mas representa efeitos muito mais significativos. Em caráter global, a doença impacta também as estruturas econômicas, sociais e emocionais.

Contextualmente, o popularmente conhecido “novo normal” já possibilita o discernimento de algumas necessidades muito presentes no pós-pandemia. Logo, é de extrema relevância que as lideranças empresariais antecipem a adaptação do treinamento de pessoas. Mais do que nunca, o emprego de novas metodologias pode fazer a diferença na continuidade ou não dos negócios.

 

Quais são os benefícios da estratégia de treinamentos online?

 

A gestão que souber explorar os benefícios dos treinamentos EAD, certamente estará um passo à frente da concorrência. Assim sendo, listamos algumas das principais vantagens de investir nesse recurso. Confira!

 

Maior alcance

 

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é o nível de participação nos treinamentos presenciais. Nem sempre, é possível alcançar a maioria dos colaboradores, principalmente aqueles cuja agenda é comprometida. Por isso, em termos de alcance, a oferta de cursos na metodologia EAD supera o presencial.

Além disso, você pode contratar coaches que residem em qualquer cidade do mundo e utilizar os recursos de lives ou gravar vídeos para deixar disponíveis para os seus funcionários. Portanto, a possibilidade de assistir os cursos em qualquer hora e lugar é um dos benefícios mais relevantes dessa estratégia.

 

Desenvolvimento de novas competências

 

Mesmo antes da crise global da pandemia, acompanhar as tendências do universo corporativo era um dos principais critérios de competitividade. Hoje, tornou-se o ponto chave para preparar o seu time para ajudar na missão de visualizar soluções estratégicas para impulsionar os negócios. E você pode fazer isso por meio do e-learning.

Sob essa ótica, a gestão não pode se render ao minimalismo. Ou seja, é preciso ampliar a visão sobre a importância de investir no treinamento de pessoas e proporcionar a chance de desenvolver novas competências. Habilidades como gestão do tempo, proatividade e inteligência emocional são cruciais para lidar com os desafios do atual cenário.

 

Promoção da sustentabilidade

 

Quando se fala em sustentabilidade, o EAD é a chave para manter as instituições ativas e driblar os impactos do distanciamento social. Por meio de cursos de capacitação online, é possível introduzir novas metodologias de ensino, reduzir as curvas de aprendizagem e, assim, cumprir as normas sanitárias. Logo, o uso da tecnologia possibilita encontrar novos caminhos para a manutenção das atividades.

 

Redução de custos

 

Oferecer cursos de capacitação com aulas presenciais exige uma boa infraestrutura com equipamentos caros. Esse é um dos diferenciais que justificam a adoção da modalidade a distância em sua instituição. Os treinamentos virtuais não necessitam de locação de espaço, dispensam a presença física de profissionais e a impressão de materiais.

Assim sendo, treinar pessoas com recursos de EAD — ou com educação híbrida — permite a redução de custos, já que você consegue fazer isso com um orçamento menor. O ideal é focar um planejamento priorizando as principais necessidades do seu time e ofertar conteúdos ricos, didáticos e alinhados aos propósitos da empresa.

 

Mais humanização

 

O cenário de incerteza resultante da pandemia também contribuiu para provocar uma avalanche emocional. Por tal razão, o papel do líder é implementar ações que promovam a humanização dos colaboradores. Mantê-los em home office — trabalhando e estudando a distância — permite o contato com a família e ajuda a superar a ansiedade, a insegurança e outras questões emocionais.

 

Como fazer treinamento de pessoas a distância?

 

Mesmo que o coronavírus tenha causado impactos sem precedentes em todas as áreas de negócios, a gestão deve se preparar para os novos desafios que ainda podem surgir. Para as organizações, esse é um momento ameaçador, mas que pode ser visto como uma oportunidade de crescimento mútuo ao treinar as equipes.

Certamente, apostar nas ferramentas tecnológicas é um dos critérios fundamentais para auxiliar a gestão a oferecer um treinamento de qualidade. Assim sendo, agora é a ocasião mais propícia para investir em estratégias mais eficazes. Selecione, pois, profissionais que tenham expertise em treinamento a distância e discuta com as equipes os pontos a serem trabalhados.

Sem treinamento, os seus funcionários serão incapazes de se preparar para o novo mundo. Considerar essa realidade — e compreender a necessidade de seguir essas tendências — representa a chance de conquistas futuras ao se beneficiar das soluções remotas.

Porém, para o treinamento a distância surtir efeito, seus colaboradores precisam reconhecer as transformações que ele proporciona. Tanto no crescimento pessoal como no profissional, os impactos devem ser positivos e promover o engajamento necessário à adesão máxima.

Portanto, em um ano de COVID-19, já foi possível perceber que as empresas que acreditaram no poder do treinamento digital encontraram soluções promissoras e englobaram aquelas que tomaram decisões contrárias. Além disso, um dos maiores aprendizados da pandemia é que a gestão não consegue enfrentar a crise sozinha. Nesse contexto, treinar os colaboradores é essencial.

Como você viu, investir em tecnologias específicas para um bom treinamento de pessoas a distância pode ser um diferencial competitivo. Para ter mais sucesso nessa investida, conte com a expertise da EADSKILL, empresa experiente em e-learning corporativo em diversos canais e modalidades tecnológicas.

Gostou deste artigo? Siga-nos pelo Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn e acompanhe mais novidades!

Você também pode gostar

Deixe um comentário