Liderança na transformação digital: descubra o papel do líder para obter sucesso!

6 minutos para ler

Para garantir o sucesso e a saúde financeira de uma empresa, já não basta que os líderes tenham as atribuições antes caracterizadas como diferencial, como engajar a equipe em busca de um objetivo, dar o exemplo e conduzir um setor, mostrar visão e propósito etc. Um fator indispensável para o universo corporativo atual é a liderança na transformação digital.

Não que as antigas competências tenham se extinguido, mas já não são suficientes. Liderança na transformação digital é fazer com que os líderes dominem os diferentes recursos tecnológicos e tenham uma visão de inovação para otimizar os processos internos e externos de um negócio, e saibam transmitir isso para os colaboradores.

Se quer saber como a liderança na transformação digital é fundamental para a saúde do seu negócio, então este artigo é para você. Veja a seguir.

 

Para que serve a transformação digital

 

A transformação digital serve para otimizar os processos em um ambiente corporativo. Ou seja, a utilização de novas tecnologias que tragam melhorias reais para os procedimentos internos e externos de uma empresa ou negócio. O uso dessas ferramentas tecnológicas deve ser feito de maneira estratégica, já que hoje existem diversas opções no mercado e não é possível adquirir todas.

Muitas vezes não é suficiente apenas implementar essas ferramentas inovadoras, é preciso fazer modificações estruturais dentro da empresa. Essa mudança de pensamento deve ser implementada em todos os setores, não somente no de TI, pois é preciso que todos adotem esse modelo inovador, principalmente as áreas estratégicas do empreendimento.

Veja alguns exemplos dos benefícios da transformação digital. Acompanhe!

 

Elevar a satisfação do cliente

 

Grande parte da jornada de compras do cliente é feita por meio de canais digitais. Em todas as etapas os meios digitais são essenciais para qualquer negócio. Portanto, pensar na experiência do cliente é de extrema importância para garantir mais vendas.

Além disso, com ferramentas disponíveis na transformação digital é possível estimular cada vez mais a fidelização de clientes. Por meio de apps e plataformas, empresas interagem e garantem vantagens para seus programas de fidelização.

 

Rever processos internos

 

A eficiência operacional pode ser um diferencial entre empresas. Além de garantir uma maior produtividade dos colaboradores, que já não vão mais desempenhar funções repetitivas e mecânicas, melhorar os processos internos garante uma maior celeridade e eficiência, o que pode ser revertido como ganhos financeiros para o negócio.

Além disso, a transformação digital proporciona para os negócios uma maior celeridade na tomada de decisões ou poder agir mais rapidamente quando uma boa oportunidade surgir, seja por meio do armazenamento de dados, facilidade de comunicação ou mensuração dos resultados e testagem de novos produtos ou serviços.

 

Porque um líder deve investir em transformação digital

 

Por mais que estejamos falando sobre transformação para um mundo mais digitalizado e tecnológico, as pessoas ainda são o centro dos negócios. Logo, para que uma organização adote uma cultura de inovação e de transformação digital, os envolvidos devem, antes, adotar esse mesmo pensamento.

Os líderes devem estimular e mostrar que acreditam nas mudanças que estão sendo implementadas. Devem dar o exemplo e liderar os demais colaboradores a acreditarem e entenderem que as transformações serão benéficas para a saúde do negócio e também para a qualidade no ambiente de trabalho como um todo.

Entenda alguns pontos fundamentais da importância de implementar uma correta liderança na transformação digital. Confira!

 

Colaboradores são recursos fundamentais

 

Dentro de uma organização, os colaboradores desempenham papeis fundamentais. Por isso é tão importante colocá-los no centro dessa transformação, com treinamentos digitais. Se os envolvidos no negócio não entenderem as mudanças, elas não darão certo.

O líder será responsável por fazer com que os funcionários entendam e adotem as modernizações tecnológicas implantadas, mostrando o que será alcançado e quais benefícios serão obtidos dentro de suas competências. Por isso, é preciso informar e capacitar os envolvidos, e a transparência e a comunicação são indispensáveis. Do contrário, o investimento pode se tornar um gasto.

 

A agilidade é fundamental

 

Empresas que priorizam a estrutura hierárquica tradicional deixa de ter agilidade em processos e modernizações. Portanto, é preciso reconhecer a diversidade e estimular a autonomia e tomada de decisões comedidas por parte dos colaboradores.

Muitas oportunidades exigem tomadas de ações imediatistas, e se couber a um grupo pequeno e específico de pessoas, essa oportunidade pode passar ou se tornar desatualizada.

 

As principais características de uma transformação digital de sucesso

 

Para saber fazer uma correta transformação digital é importante conhecer algumas técnicas que já foram implementadas e testadas no mercado. É isso que você verá a seguir.

 

Estrutura organizacional padronizada

 

Uma estrutura organizacional padronizada é aquela em que os processos estão muito bem definidos e em constante avaliação. Isso significa que todos entendem o funcionamento do mecanismo e sabem que os setores trabalham em conjunto para alcançar um mesmo objetivo.

Dessa maneira, a transformação digital será melhor compreendida por todos os membros das equipes, que terão com clareza as mudanças necessárias e onde elas serão beneficiadas e afetadas.

 

Olhar a empresa como um cliente

 

Além de conhecer a jornada de compra e todo o caminho que o consumidor percorre com a marca, é preciso estimular um olhar analítico do ponto de vista do cliente. Assim, as mudanças tecnológicas acompanham a linha de raciocínio do consumidor e se tornam mais eficientes, dando prioridade a partes do processo que mais necessitam delas.

 

Definir a estratégia do negócio

 

Com as modificações digitais, a estratégia do negócio deve acompanhar a nova linha de raciocínio. De nada adianta manter estratégias antigas ao utilizar novas ferramentas. Não que seja necessário alterar tudo, mas apenas adequar às novidades.

Todo negócio necessita de atualização para acompanhar as novas demandas do mercado, e a transformação digital é uma delas. Portanto, entenda quais ferramentas são necessárias para a atual situação e qual a função delas. Além disso, estimule os líderes a fazerem com que todos entendam a nova estrutura e estratégia do negócio. Esse é o principal papel da liderança na transformação digital.

E então, gostou do nosso conteúdo? Se sim, assine agora nossa newsletter e fique por dentro das principais transformações do mercado digital para colocar em prática no seu negócio.

Você também pode gostar

Deixe um comentário