A importância da autoliderança na vida profissional

É fácil entender o termo autoliderança, não é mesmo? Numa breve definição significa a capacidade de liderar a si próprio. Pode parecer algo simples, mas esta é uma soft skill que precisa ser desenvolvida e trabalhada em muitas pessoas ainda.

Saber gerenciar o próprio tempo e as demandas profissionais é uma competência muito valorizada atualmente. Principalmente porque hoje em dia, com o modelo de trabalho home office em alta, os gestores precisam contar com o apoio e a produtividade dos colaboradores à distância.

Se você quer entender melhor a importância da autoliderança no ambiente de trabalho, continue a leitura!

 

Entendendo a importância da autoliderança dentro da empresa

 

A autoliderança, na sua definição mais simples, como já dissemos, é a capacidade que a pessoa tem de se liderar. Porém, esta competência vai muito além disso. Um profissional que tenha a autoliderança desenvolvida também já desenvolveu outras características como o autoconhecimento, a automotivação, o autocontrole e a autoconsciência. Estes elementos são fundamentais para encarar o dia a dia, as demandas e a pressão no trabalho, dentro de um contexto corporativo.

A conduta que um colaborador tem ao se deparar com determinadas situações diz muito sobre sua autoliderança. Embora seja esperado que o profissional cumpra prazos e metas, tome decisões e controle seus impulsos, o colaborador também precisa ter consciência sobre seus limites diante dos desafios.

Não é fácil ter autoliderança. No meio corporativo há diversas situações capazes de desestruturar quem ainda não trabalhou a inteligência emocional. O profissional autogerenciável se conhece e tem autocontrole para lidar com momentos tensos – seja com colegas de equipe ou superiores – e frustrações.

O autolíder é autoconfiante, tem foco e resiliência. Com isso, as empresas só têm a ganhar com um profissional dedicado a ter uma carreira promissora. Isso porque poderá contar com um time engajado, o que refletirá consideravelmente nos resultados.

O profissional que se conhece, ou seja, está por dentro de todas as suas forças e fraquezas, dificuldades e imperfeições, terá maior facilidade de se relacionar com pessoas e processos.

 

Quais são seus propósitos na vida pessoal e profissional?

 

Você já deve ter ouvido falar na frase: “Se um homem não sabe para qual porto está navegando, nenhum vento será favorável a ele.” Pensando nisso, você já avaliou quais são seus propósitos de vida? Onde você deseja chegar na vida pessoal e profissional?

É muito importante lembrar que se você é um profissional que atua à frente de uma equipe, todas as suas ações estão sendo analisadas – e por que não julgadas? – por seus liderados. Sua equipe se espelha em tudo o que você faz.

O profissional que investe no autoconhecimento e, por consequência, na autoliderança passa a ser dono a própria jornada, pois ele tem plena consciência de onde deseja chegar na carreira.

 

Quais são os benefícios da autoliderança?

 

São inúmeros benefícios pessoais e organizacionais quando o assunto é autoliderança. O profissional que assume responsabilidades – e sabe lidar com elas, e que não precisa de alguém supervisionando suas demandas, por exemplo, ganha tempo para produzir mais.

Listamos alguns pontos positivos sobre a liderança. Confira:

  • Sentimento de satisfação
  • Resiliência
  • Ambiente e relacionamentos mais saudáveis
  • Criatividade e inovação
  • Maior engajamento
  • Decisões mais assertivas
  • Menos estresse

 

Porém, como já comentamos acima, ter autoliderança não é algo fácil. Os benefícios são muitos, mas também vêm acompanhados de grandes responsabilidades que exigem, acima de tudo, comprometimento e dedicação.

 

Como desenvolver a autoliderança?

 

Totalmente ligada à área de autoconhecimento, o desenvolvimento da autoliderança exige conhecimento profundo de sua própria personalidade.

Autodeterminação – É preciso ter determinação e confiança para liderar um time ou uma carreira.

Conhecimento – a evolução deve ser constante. Estudar e se aperfeiçoar nunca são demais.

Responsabilidade – assumir compromissos colabora para a autoconfiança.

Disciplina – saber manter o foco é essencial para atingir os resultados desejados.

Planejamento – fazer um planejamento de sua vida pessoal e profissional ajuda a conquistar o que você tanto almeja.

 

Conseguiu entender a importância dessa soft skill nos dias de hoje? Esperamos que este artigo contribua para a valorização e o desenvolvimento de novos líderes dentro da sua empresa. Não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro do mundo de treinamento e desenvolvimento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *