Empatia. Uma palavra muito falada ultimamente, mas uma habilidade que ainda precisa ser desenvolvida por muitas pessoas ainda. Na vida pessoal e no próprio ambiente de trabalho, a empatia mostra o quanto você consegue compreender as situações e o ponto de vista do outro.
E é sobre a importância desta habilidade dentro de um contexto corporativo que vamos abordar no artigo de hoje. Continue a leitura.
O ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho, virtual ou presencial, é um local onde dedicamos a maior parte do nosso tempo. Passamos muitas horas envolvidos com demandas e com outras pessoas. O relacionamento entre os colegas precisa e deve ser sempre o melhor possível, no sentido de que, assim, o trabalho se torna mais produtivo e colaborativo.
Não estamos dizendo que você deve se tornar o melhor amigo do seu líder ou de alguém do seu time, por exemplo. Mas uma relação baseada em profissionalismo, respeito, comprometimento e, claro, empatia, só fortalece o trabalho em equipe.
Uma empresa que tem em seu corpo de colaboradores a empatia como marca só tem a melhorar o clima organizacional. Com isso, só há pontos positivos, como: a atração e retenção de talentos, por exemplo.
Como desenvolver a empatia?
Você sabia que a empatia é considerada uma soft skill? Isso mesmo. Ela é uma habilidade bastante essencial para que o convívio no ambiente de trabalho, com os colegas ou com os gestores diretos, seja saudável, leve e sem estresse.
O primeiro passo começa pela própria área de Recursos Humanos, que deve estimular a empatia no ambiente de trabalho, colhendo feedbacks e agir em resposta ao que foi dito. Este retorno demonstra interesse e preocupação da empresa em oferecer o melhor para o seu colaborador. Afinal, com esta atitude, abre-se um verdadeiro diálogo possível. Se empatia envolve escutar e se colocar no lugar do outro e o RH faz isso, já é meio caminho andado.
Juntamente com isso, o RH, por sua vez, estimula o desenvolvimento desta soft skill em seus colaboradores. É essencial que se evite o julgamento prévio e até mesmo suposições sobre determinadas situações. Perguntar, se colocar à disposição para ouvir o que está acontecendo e oferecer ajuda fazem parte de um relacionamento construtivo e harmônico.
Outra forma de motivar a empatia nos colaboradores é sempre salientar a importância de se colocar no lugar do colega. Todos passamos por problemas, em qualquer área da vida. Muitas vezes, um colaborador que sempre foi muito solícito e dedicado, pode estar com problemas na esfera pessoal e, por este motivo, seu rendimento tem uma queda. É considerável que não se faça um pré-julgamento sobre isso. Procurar entender seus motivos e colocar-se no lugar dele é uma ótima maneira de ser empático e fazer a diferença na vida de alguém. Assim como, se possível, o líder direto considerar estender prazos para determinas entregas. Isso mostra solidariedade e apoio.
Não é tão fácil quanto parece na teoria. Ainda mais num ambiente corporativo onde pressão, cobranças e prazos são constantes. Contudo, quando a empatia é aplicada, em níveis hierárquicos de cima para baixo, há mais chances de ela ser replicada entre os colaboradores.
Por que tornar o ambiente de trabalho mais leve?
Como já dissemos acima, o ambiente de trabalho é um local onde passamos a maior parte do nosso dia. Tornar este lugar prazeroso de se estar é uma tarefa contínua, afinal, ninguém gosta de trabalhar em meio a desentendimentos e conflitos, certo?
Sem contar que muitos profissionais já andam estressados no dia a dia. A rotina de trabalho muitas vezes exaustiva, provoca transtornos físicos e mentais. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo em 2018, aponta que 78% dos 800 entrevistados acusam problemas como estresse e ansiedade diante de pressões e mudanças no mercado.
Embora o modelo de trabalho home office tenha ganhado espaço desde o início da pandemia, algumas pessoas ainda trabalham presencialmente nos escritórios. Problemas com o trânsito, engarrafamentos e/ou más condições de transportes públicos, podem aumentar uma jornada de trabalho de oito horas por dia para, muitas vezes, até 12 horas. Como conservar o bom humor diário e a disposição desse jeito. Com um ambiente de trabalho alegre, saudável, empático.
Já para quem encontra-se no trabalho remoto, o acúmulo de tarefas domésticas às demandas do trabalho em si pode tornar o dia do colaborador um verdadeiro caos. São nessas horas que o entendimento dos colegas de equipe e do próprio gestor sobre determinadas situações normais de um home office fazem toda a diferença.
Os benefícios da empatia no ambiente de trabalho
Embora já tenhamos falado sobre o porquê é importante desenvolver a empatia no meio corporativo, vamos enumerar alguns benefícios neste conteúdo. Veja:
Melhora o relacionamento entre os colaboradores
Quem se comunica, ouvindo ou falando, só fortalece a relação com outro. Afinal, para entender o próximo e até mesmo se colocar no lugar dele é preciso se comunicar. Só assim será possível praticar a empatia.
Reduz o estresse
Determinados cargos já exigem tanto um grau de responsabilidade e preocupação que, quanto menos estresse houver no entorno, melhor. Um ambiente de trabalho empático, no qual o colaborador sabe que o time é quase uma “família” e onde ele se sente acolhido reduz consideravelmente o estresse do dia a dia.
Melhora a produtividade
Se o ambiente de trabalho é favorável, naturalmente o colaborador se sentirá mais satisfeito e produzirá mais.
Melhor atendimento ao cliente
Colaborador satisfeito, vivendo em um ambiente de trabalho solidário, produzirá mais e melhor. Quem sai ganhando com o isso? O seu cliente final.
Conclusão
Escutar o outro e compreender o que ele está passando sob o ponto de vista dele, ou seja, colocando-se no lugar dele é, basicamente, o que significa a empatia.
Ser um profissional com esta soft skill bem desenvolvida e, mais, capaz de motivar os colegas a seguirem pelo mesmo caminho, é um diferencial competitivo considerável. Afinal, esta habilidade ajuda as empresas a construírem e a manterem um bom clima organizacional. E empresas com um clima organizacional bem estruturado atrai e retém talentos. Quem não gostaria de trabalhar em um ambiente saudável e empático?
É muito importante que este comportamento seja incentivado e estimulado pelos líderes e gestores. Agir com inteligência emocional é uma estratégia que deve permear a gestão das equipes a fim de explorar o melhor de cada profissional, sempre compreendendo e oferecendo suporte a eles.
Seus líderes diretos e a sua empresa como um todo adotam este comportamento empático? Não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e ajude a promover a consciência sobre a empatia no ambiente de trabalho. Todos só terão a ganhar. Para saber mais sobre assuntos das áreas de T&D, assine a nossa newsletter.