Uma das maiores dificuldades dos setores de Recursos Humanos é mostrar a importância do treinamento corporativo para os diretores. Seja para aumentar a verba direcionada para os programas de T&D ou até mesmo para dar início à cultura de capacitação dos profissionais, não importa. Os desafios enfrentados são muitos.
A Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), revelou que em 2020, ano da pandemia, o investimento anual de T&D entrou com valores elevados.
No ano seguinte, como esperado, vimos um declínio desses números. Somente agora, em 2022, é que esses valores voltam ao patamar pré-pandemia. A média brasileira de investimento anual em T&D por colaborador é de R$1.012. O que significa um crescimento de 34% neste ano.
Quer saber como mostrar a importância dos treinamentos corporativos aos gestores e diretores? Continue a leitura.
Afinal, o que é treinamento corporativo?
As empresas que querem se destacar no mercado e acompanhar a sua evolução estão investindo cada vez mais em estratégias de educação corporativa.
Tudo o que diz respeito a uma ação pontual é treinamento. Nesse sentido, os resultados de um treinamento podem ser vistos a curto prazo.
Mas se a ação é voltada para a aquisição de conhecimento a longo prazo, podemos dizer que ela faz parte de um programa de desenvolvimento. O desenvolvimento é um trabalho contínuo para capacitar o funcionário, por isso, é considerado uma estratégia de médio a longo prazo para
visualizar os resultados. Normalmente, o treinamento é uma resposta a um problema e o desenvolvimento é a antecipação para evitar falhas.
Não é difícil perceber que os gestores, de forma geral, já entenderam que é preciso organizar programas de treinamento para seus colaboradores se quiserem, realmente, ter algum impacto na produtividade.
Ampliar e implementar a cultura do desenvolvimento nas empresas é uma atitude inteligente para a manutenção da vantagem competitiva. Dessa maneira, as empresas valorizam seus colaboradores e retém talentos, entendendo assim a importância do treinamento corporativo.
Promover cursos de capacitação, sejam de hard skills ou soft skills, faz a empresa se posicionar bem diante do que chamamos de employer branding. Um time qualificado só tem a contribuir para a organização.
Uma das funções de um RH estratégico é justamente promover esse desenvolvimento dos colaboradores. Muitas vezes, a área de treinamento encontra barreiras que dificultam a implementação da educação corporativa. Porém, há muitos artifícios que podem ser utilizados para mostrar, de fato, a importância da educação corporativa para a empresa. Veja a seguir.
Ponto de partida: como mostrar à importância do treinamento corporativo
Este artigo serve tanto para a empresa que já tem um programa de treinamento e desenvolvimento, mas que ainda não valoriza a importância da educação corporativa, como para aquela que ainda não conseguiu implementar a cultura do desenvolvimento.
Se você trabalha na área de RH ou de treinamento e desenvolvimento, lembre-se que, para dar o primeiro passo, é preciso entender o que o seu público precisa. Público aqui significa o colaborador.
Quais são as carências das áreas da sua empresa? Com certeza há competências técnicas que precisam ser desenvolvidas ou atualizadas, certo? Assim como a formação de bons líderes para que haja um clima organizacional bem estruturado e que dê bons resultados.
Para dar esse pontapé inicial, recomendamos realizar um levantamento de necessidades de treinamento. Aqui no blog há artigos sobre o assunto e, inclusive, um e-book especificamente sobre o tema. Não deixe de baixá-lo. Com ele é possível identificar tudo o que a sua empresa precisa que seja aplicado.
Os benefícios da educação corporativa
A capacitação de uma equipe é a base para o desempenho de qualquer setor. Nesse sentido, é natural que, como consequência de uma equipe treinada e desenvolvida, haja uma melhora substancial em resultados a curto, médio e longo prazo. Por este motivo, houve um crescimento tão expressivo no investimento em treinamentos e capacitação de colaboradores nas empresas. Afinal, se você quer que todos continuem apresentando os melhores resultados, então, precisa considerar esses treinamentos como parte de sua estratégia. Os benefícios proporcionados pelo treinamento e desenvolvimento se estendem desde ao clima organizacional à baixa rotatividade de colaboradores. E é fácil convencer os diretores sobre a importância do treinamento corporativo apresentando as principais vantagens de investir em T&D. Veja quais são:
Melhoria da produtividade
Não há dúvidas de que profissionais que passam por treinamento e desenvolvimento se tornam cada vez mais qualificados. Consequentemente, isso interfere diretamente nos resultados da empresa.
Redução da taxa de turnover
O caminho para se ter uma equipe satisfeita e engajada é o investimento no capital humano. O campo de treinamento e desenvolvimento de uma organização é responsável por uma grande fatia desse tipo de investimento.
Se o profissional é bem capacitado, ele se sente mais valorizado e confiante na realização de suas atividades. Com isso, as causas principais da rotatividade diminuem, por exemplo, a desmotivação, a preocupação com o futuro, a falta de reconhecimento e a remuneração baixa.
Qualidade nos resultados
Quando uma empresa investe no treinamento e desenvolvimento de seu colaborador, ela acaba estabelecendo um voto de confiança. Como consequência, o colaborador se sente comprometido e passa a propor soluções, além de se responsabilizar pelos resultados. Desse modo, é notório que todo programa de T&D impacta diretamente na qualidade das atividades e nos resultados obtidos pela empresa.
Criação de metas
Criar metas a serem atingidas é uma forma de saber se as competências e habilidades desenvolvidas nos colaboradores estão sendo eficazes. Sendo assim, não estimule um ambiente competitivo se os profissionais se encontram desnivelados no conhecimento. Mas caso eles sejam treinados e desenvolvidos, a competição se torna saudável.
Transformação do clima organizacional
Quer comprovar o quanto os programas de T&D colaboram para o bem-estar do clima organizacional? Realize uma pesquisa de clima organizacional entre seus colaboradores antes e depois dos treinamentos.
Entenda que ter colaboradores motivados não é só uma questão salarial. Vai além disso, oferecer uma boa estrutura para o trabalho, criar políticas de benefícios e programas de treinamento e desenvolvimento, em todos os níveis hierárquicos, contribui muito para a melhora do clima organizacional. Assim, ao perceberem que a empresa realmente se preocupa com o seu desenvolvimento, os colaboradores se sentem motivados e fomentam nos colegas de equipe o desejo de agirem da mesma maneira.
Estimula o surgimento de lideranças
Quem tem o potencial para liderar acaba se destacando quando há programas de treinamento e desenvolvimento. Isso porque, o profissional se sente à vontade e estimulado a assumir responsabilidades, além de encabeçar outras equipes. Isso deve ser comemorado pela organização, sabe por quê? Muito melhor do que recrutar líderes de fora é investir nos talentos que já fazem parte do seu time de colaboradores e que já estão inseridos no contexto da empresa.
Medindo e apresentando os resultados
Quais eram os objetivos propostos no início do planejamento do seu programa de T&D? Eles foram alcançados? Não hesite em fazer uma análise por meio de pesquisas, depoimentos, número de pessoas atingidas etc.
Quando os métodos de T&D aplicados são voltados para o e-learning, uma dica muito importante é usar a plataforma LMS (Learning Management System: Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem). Isso porque, essa plataforma contribui consideravelmente na otimização dos processos de treinamento e desenvolvimento, além de ajudar a diminuir custos e, consequentemente, obter melhores resultados.
Com o LMS Next, você consegue medir a performance do seu colaborador, verificar a assiduidade, a evolução e, ainda, garante relatórios completos.
Conclusão
Agora que você já sabe sobre os benefícios do T&D, não hesite em apresentá-los aos diretores da sua empresa para convencê-los da importância do treinamento corporativo.
Não deixe de comprovar, atráves dos dados coletados, por exemplo, no levantamento de necessidades de treinamento e até nas avaliações pós-treinamentos, o quanto a cultura do desenvolvimento é importante. A empresa que investe em educação corporativa acompanha a evolução e se não fica para trás.
Precisa desenvolver um treinamento específico para cada desafio da sua empresa na área de T&D? Inovar, revolucionar, transformar a aprendizagem e os resultados? Conheça as nossas soluções.
Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!