A LOFT foi fundada em 2013 pelo empresário Marcos André Rodrigues que, com espírito empreendedor e visão de negócios transformou um sonho em realidade. Posteriormente, ele ganhou o reforço de sua sócia Rachel Fita. Percebendo a oportunidade de reiventar o negócio em um mercado globalizado e voltado para a tecnologia, Marcos André ousou mudar o paradigma do varejo eletrônico.
Hoje, a LOFT conta com 60 lojas em todo país, com uma ampla estrutura nas áreas de desenvolvimento de produtos, logística, estoque, customização de produtos e atendimentos “on-demand”.
Desafios
Com a expansão de várias lojas, o maior desafio estava na comunicação com os franquiados e a proximidadade com os colaboradores. Era necessário padronizar as novas estratégias da marca. Para isso, o primeiro ponto era buscar uma ferramenta que colaborasse na gestão de conhecimento.
“Além disso, por trabalharmos com uma geração jovem, precisávamos buscar uma plataforma que oferecesse um conteúdo rápido e intuitivo, que conseguisse entregar os materiais de forma lúdica para os nosso colaboradores”, disse o consultor de treinamento e desenvolvimento da LOFT,
Bruno Marques. “O principal desafio que a gente tinha era justamente ampliar esses cursos para conseguir construir o onboarding para cada colaborador. Como é uma franquia, cada franquiado tinha o seu método de fazer o onboarding. Entravam os vendedores e, muitas vezes, eles não sabiam qual era a ordem de começar os estudos, do que aprender primeiro, se ele aprendia a venda e depois o produto, se olhava os indicadores depois… Então, havia vários pontos cegos que a gente não conseguia identificar e a gente buscou o LMS Next para ser parceiro para padrozinar e entregar, de forma rápida, os conteúdos para todos os colaboradores da nossa rede”, completou.
Solução
A LOFT encontrou a solução através da inovação no investimento da capacitação de sua equipe. Através da plataforma UNILOFT, mais de 210 colaboradores foram capacitados, gerando mais de 4.600 acessos à plataforma. Com mais de 10 mil cursos concluídos e uma variedade de treinamentos específicos sobre os produtos UNILOFT, a equipe se tornou especialista, oferecendo um atendimento de excelência aos clientes.
Acessos da Plataforma
– Mais de 96% dos colaboradores acessaram a plataforma, demonstrando alta adesão e engajamento.
– Treinamentos disponibilizados para mais de 40 organizações, ampliando o alcance da capacitação oferecida pela LOFT;
– Mais de 50 gerentes têm acesso em tempo real às informações de suas equipes, otimizando a gestão e a tomada de decisões estratégicas;
– Além dos treinamentos, foram disponibilizadas 29 notícias relevantes para os colaboradores da rede, mantendo-os informados e engajados
Resultados
Com a implementação da plataforma LMS Next, a LOFT obteve êxito em diversos pontos:
Mapeamento de turnover
Com a possibiidade de cadastrar e excluir os colaboradores que entram e saem, foi possível mapear esses dados com maior assertividade;
Padronização de onboarding
Com as trilhas iniciais de onboarding, foi possível padronizar o processo de onboarding e colocar todos os colaboradores que entram na empresa no mesmo nível de conhecimento.
Feedbaks do colaboradores
Houve um retorno muito positivo dos colaboradores que se veem engajados nos cursos oferecidos, através de estratégias de gamificação.
Aceleração da venda de produtos
Com a implementação da plataforma e da gestão de acompanhameto de liberação de cursos, atividades e avaliações foi possível acelerar o processo de conhecimento e, com isso, também houve a aceleração da venda dos produtos na ponta.
“Tudo isso eram dores que a gente tinha e a plataforma nos ajudou a resolver. Até mapeamos essas dores durante o processo de implementação da plataforma. Foi um processo no qual a gente conseguiu resolver muita coisa e, entrando no segundo ano com a platagforma, a gente vê que tem muita coisa ainda que dá pra melhorar”, revelou Bruno.
Aumento do engajamento com o franqueado e com o time de vendas
Quando a LOFT procurou a EADSKILL para implementar o LMS Next, o objetivo era encontrar uma plataforma que ofecerecesse uma boa experiência para o usuário.
“Justamente porque a gente não quer que os colaboradores percam tempo, a gente quer liberar o conteúdo e eles já terem ali a interação rápida. Sem contar todas as outras ferramentas que há no Next, dentro da confecção de cursos, como enviar vídeos, áudios, arquivos, imagens, colocar pdfs. Então, a plataforma é muito interativa, tanto na questão da experiência do usuario quanto pra mim que faço toda essa parte de configuração,” – explicou o consultor de treinamento.
Inteligência Artificial: Nextutor
“O Nextutor chegou para ser meu assistente, meu braço direito aqui. Às vezes alguém pode me acionar para uma dúvida mais pontual. Então, quando a EADSKILL me apresentou a ferramenta, na hora já me deu um gatilho e pensei: poxa, o cara vai ter ali, na hora, um chat, uma inteligência artificial para responder a dúvida dele. Então, o que eu fiz? Eu usei o próprio chat para compilar, resumir, colocar palavras-chaves para facilitar o assistente do LMS, para que quando o vendedor tivesse alguma dúvida, até conhecimentos técnicos, ele encontrasse as respostas ali de uma forma mais rápida”, explicou Bruno.
Conclusão
A escolha do LMS Next pela LOFT representa um passo significativo rumo à eficiência e inovação dentro da empresa. Ao adotar tecnologias modernas e estratégias de aprendizagem digital, a Loft demonstra seu compromisso em proporcionar uma experiência de trabalho mais produtiva e colaborativa.
Essa iniciativa não apenas agiliza processos internos, mas também fortalece a capacidade dos colaboradores de enfrentar desafios complexos e impulsionar o crescimento organizacional. A integração de ferramentas inteligentes e educacionais reflete uma visão progressista da LOFT, preparando-a para se destacar em um ambiente empresarial dinâmico e competitivo.
O sucesso da empresa é resultado direto da combinação entre visão estratégica, investimento em tecnologia e valorização do capital humano.