Considerada uma das principais tendências do ensino corporativo, a gamificação para vendas representa uma importante oportunidade para otimizar o desenvolvimento do time comercial e gerar melhores resultados para a empresa.
Isso acontece porque a gamificação consiste no uso de elementos de jogos em práticas de ensino — como treinamentos corporativos — para tornar seu conteúdo mais atrativo e, consequentemente, aumentar o engajamento dos participantes.
Neste artigo, apresentamos as principais informações sobre as vantagens de usar a gamificação para vendas e como adotar esse método de ensino de forma eficiente na sua empresa. Continue a leitura e confira!
Quais são os benefícios da gamificação para vendas?
Direcionada para o treinamento do time de vendas, a gamificação minimiza os desafios de capacitar essa área — como falta de tempo e baixo interesse dos profissionais. Feita de forma eficiente, a prática promove importantes benefícios para o time de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), bem como para os resultados da empresa. Abaixo, descrevemos melhor os principais deles. Veja!
Integrar a equipe
Muitos treinamentos desenvolvidos com elementos de jogos são realizados em grupo — como gincanas, workshops e competições. Assim, a prática promove a integração da equipe, que precisa trabalhar de forma conjunta para atingir um objetivo em comum.
Durante o treinamento, os participantes têm a oportunidade não apenas de se conhecerem melhor e trocar conhecimentos, mas também de interagir sem a tensão gerada pela necessidade de cumprir metas que impactam na sua remuneração.
Motivar os funcionários
Um bom treinamento gamificado promove o maior interesse pelo conteúdo criado e, consequentemente, mais motivação por parte dos participantes. Isso acontece porque elementos como níveis de dificuldade, pontuação e desafios estimulam a competição saudável do participante.
Otimizar o aprendizado
A gamificação também facilita o entendimento do conteúdo e aumenta a retenção do que é aprendido. Assim, os colaboradores podem ser capacitados de maneira mais rápida e eficiente, sem a necessidade de novas ações para reforçar o que foi ensinado.
Isso é importante para que o time comercial consiga participar de treinamentos que se adaptam melhor às suas longas e cansativas rotinas — fatores que dificultam o aprendizado.
Aumentar os resultados de vendas
O objetivo de qualquer treinamento é aumentar o conhecimento de seus participantes, resultando em ganho de produtividade e aumento de performance. No caso da equipe comercial, o ganho é visto em melhores atendimentos e conversões de vendas para o negócio.
Reduzir a rotatividade
Por fim, a gamificação para vendas contribui para a redução da rotatividade do time comercial. Isso acontece porque os profissionais se sentem motivados a aprender, fator importante considerando que muitos recebem por comissão.
Como adotar o método de forma eficiente?
Depois de conhecer os benefícios da gamificação para vendas, é importante saber como fazer sua adoção de forma eficiente. Abaixo, descrevemos um passo a passo para essa prática. Acompanhe!
Defina os objetivos do treinamento
O primeiro passo para adotar esse método é realizar um planejamento e levantamento das necessidades de desenvolvimento, definindo os objetivos de treinamento para a equipe comercial, ou seja, quais são os gaps de conhecimento que devem ser passados aos colaboradores e podem ser melhor aprendidos com o uso da gamificação.
Para não sobrecarregar os profissionais ou gerar um custo muito elevado para o T&D é importante que seja criada uma ordem de prioridade para a execução de treinamentos. O ideal é ter um cronograma com todas as ações de capacitação.
Escolha o modelo de gamificação
O próximo passo é definir quais aspectos de jogos podem ser usados para incentivar e facilitar o aprendizado do conteúdo do treinamento. Entre as possibilidades, estão:
- pontuação por metas de aprendizado;
- quadro de desafios;
- ranking de profissionais mais capacitados;
- sistema de troca de pontos por prêmios;
- quebra de conteúdos em etapas e níveis;
- premiação por conquistas alcançadas;
- punições por erros ou abandono;
- trabalho em equipe;
- role play;
- resolução de problemas;
- desafios de aprendizado;
- tomada de decisão;
- feedbacks.
Diversos elementos podem ser combinados para formar um material rico e engajador. Além disso, é preciso estabelecer qual tipo de treinamento vai ser aplicado. São três possibilidades:
- presenciais: tudo é feito em um ambiente físico, como treinamentos tradicionais em sala fechada, gincanas, escape games e workshops;
- digitais: atividades realizadas de forma remota e individual, com o suporte de um software ou plataforma de ensino, como e-learning, mobile learning e ensino à distância (EaD);
- híbridos: treinamentos que usam atividades presenciais e digitais no seu programa de desenvolvimento.
Estabeleça os prêmios e incentivos
O uso de incentivos, como premiações para quem realiza um número determinado de atividades ou finaliza um treinamento, é a maneira mais eficiente de fomentar o engajamento dos participantes.
O ideal é ter um orçamento para a prática e escolher premiações que fazem sentido para o público da empresa, representando reais incentivos para a realização dos treinamentos. Empresas que investem em uma plataforma de e-learning podem criar um programa de pontos que funciona de forma automatizada.
Determine o método de avaliação e feedback
Um dos elementos de maior importância para o uso da gamificação para vendas é ter formas de medir os resultados do programa, bem como entender a aceitação e motivação dos colaboradores em participar.
Para isso, é necessário estabelecer indicadores de resultados que podem ser usados para avaliar o aproveitamento, satisfação e nível de aprendizado gerado com a nova técnica. Um programa de feedback é importante para captar ideias e dar voz à equipe.
Implemente e mensure
O último passo para adotar a gamificação para vendas é criar um plano de implementação do programa de treinamentos. Para isso, é importante pensar na melhor forma de comunicar as mudanças, bem como no processo de adaptação dos colaboradores em caso de grandes alterações — como a adoção de uma nova plataforma de ensino corporativo, por exemplo.
Todo esse processo deve ser monitorado e avaliado, para capturar dados que ajudam a entender o sucesso da estratégia, ou seja, se os objetivos do treinamento estão sendo atingidos e o que pode ser alterado para otimizar os resultados do aprendizado.
Fica evidente que a gamificação é uma prática interessante para qualquer tipo de treinamento, não apenas para o time comercial. Sua adoção torna as atividades de desenvolvimento em momentos mais atrativos, que resultam em melhor aproveitamento dos investimentos de T&D.
Agora que você já sabe como adotar a gamificação para vendas, confira uma lista com as 7 vantagens do treinamento e-learning e confira como otimizar ainda mais os resultados do ensino corporativo da sua empresa!