Gamificação para vendas: veja como alavancar os resultados da sua empresa!

 

Considerada uma das principais tendências do ensino corporativo, a gamificação para vendas representa uma importante oportunidade para otimizar o desenvolvimento do time comercial e gerar melhores resultados para a empresa.

Isso acontece porque a gamificação consiste no uso de elementos de jogos em práticas de ensino — como treinamentos corporativos — para tornar seu conteúdo mais atrativo e, consequentemente, aumentar o engajamento dos participantes.

Neste artigo, apresentamos as principais informações sobre as vantagens de usar a gamificação para vendas e como adotar esse método de ensino de forma eficiente na sua empresa. Continue a leitura e confira!

 

Quais são os benefícios da gamificação para vendas?

 

Direcionada para o treinamento do time de vendas, a gamificação minimiza os desafios de capacitar essa área — como falta de tempo e baixo interesse dos profissionais. Feita de forma eficiente, a prática promove importantes benefícios para o time de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), bem como para os resultados da empresa. Abaixo, descrevemos melhor os principais deles. Veja!

 

Integrar a equipe

 

Muitos treinamentos desenvolvidos com elementos de jogos são realizados em grupo — como gincanas, workshops e competições. Assim, a prática promove a integração da equipe, que precisa trabalhar de forma conjunta para atingir um objetivo em comum.

Durante o treinamento, os participantes têm a oportunidade não apenas de se conhecerem melhor e trocar conhecimentos, mas também de interagir sem a tensão gerada pela necessidade de cumprir metas que impactam na sua remuneração.

 

Motivar os funcionários

 

Um bom treinamento gamificado promove o maior interesse pelo conteúdo criado e, consequentemente, mais motivação por parte dos participantes. Isso acontece porque elementos como níveis de dificuldade, pontuação e desafios estimulam a competição saudável do participante.

 

Otimizar o aprendizado

 

A gamificação também facilita o entendimento do conteúdo e aumenta a retenção do que é aprendido. Assim, os colaboradores podem ser capacitados de maneira mais rápida e eficiente, sem a necessidade de novas ações para reforçar o que foi ensinado.

Isso é importante para que o time comercial consiga participar de treinamentos que se adaptam melhor às suas longas e cansativas rotinas — fatores que dificultam o aprendizado.

 

Aumentar os resultados de vendas

 

O objetivo de qualquer treinamento é aumentar o conhecimento de seus participantes, resultando em ganho de produtividade e aumento de performance. No caso da equipe comercial, o ganho é visto em melhores atendimentos e conversões de vendas para o negócio.

 

Reduzir a rotatividade

 

Por fim, a gamificação para vendas contribui para a redução da rotatividade do time comercial. Isso acontece porque os profissionais se sentem motivados a aprender, fator importante considerando que muitos recebem por comissão.

 

 

Como adotar o método de forma eficiente?

 

Depois de conhecer os benefícios da gamificação para vendas, é importante saber como fazer sua adoção de forma eficiente. Abaixo, descrevemos um passo a passo para essa prática. Acompanhe!

 

Defina os objetivos do treinamento

 

O primeiro passo para adotar esse método é realizar um planejamento e levantamento das necessidades de desenvolvimento, definindo os objetivos de treinamento para a equipe comercial, ou seja, quais são os gaps de conhecimento que devem ser passados aos colaboradores e podem ser melhor aprendidos com o uso da gamificação.

Para não sobrecarregar os profissionais ou gerar um custo muito elevado para o T&D é importante que seja criada uma ordem de prioridade para a execução de treinamentos. O ideal é ter um cronograma com todas as ações de capacitação.

 

Escolha o modelo de gamificação

 

O próximo passo é definir quais aspectos de jogos podem ser usados para incentivar e facilitar o aprendizado do conteúdo do treinamento. Entre as possibilidades, estão:

 

  • pontuação por metas de aprendizado;
  • quadro de desafios;
  • ranking de profissionais mais capacitados;
  • sistema de troca de pontos por prêmios;
  • quebra de conteúdos em etapas e níveis;
  • premiação por conquistas alcançadas;
  • punições por erros ou abandono;
  • trabalho em equipe;
  • role play;
  • resolução de problemas;
  • desafios de aprendizado;
  • tomada de decisão;
  • feedbacks.

 

Diversos elementos podem ser combinados para formar um material rico e engajador. Além disso, é preciso estabelecer qual tipo de treinamento vai ser aplicado. São três possibilidades:

 

  • presenciais: tudo é feito em um ambiente físico, como treinamentos tradicionais em sala fechada, gincanas, escape games e workshops;
  • digitais: atividades realizadas de forma remota e individual, com o suporte de um software ou plataforma de ensino, como e-learning, mobile learning e ensino à distância (EaD);
  • híbridos: treinamentos que usam atividades presenciais e digitais no seu programa de desenvolvimento.

 

Estabeleça os prêmios e incentivos

 

O uso de incentivos, como premiações para quem realiza um número determinado de atividades ou finaliza um treinamento, é a maneira mais eficiente de fomentar o engajamento dos participantes.

O ideal é ter um orçamento para a prática e escolher premiações que fazem sentido para o público da empresa, representando reais incentivos para a realização dos treinamentos. Empresas que investem em uma plataforma de e-learning podem criar um programa de pontos que funciona de forma automatizada.

 

Determine o método de avaliação e feedback

 

Um dos elementos de maior importância para o uso da gamificação para vendas é ter formas de medir os resultados do programa, bem como entender a aceitação e motivação dos colaboradores em participar.

Para isso, é necessário estabelecer indicadores de resultados que podem ser usados para avaliar o aproveitamento, satisfação e nível de aprendizado gerado com a nova técnica. Um programa de feedback é importante para captar ideias e dar voz à equipe.

 

Implemente e mensure

 

O último passo para adotar a gamificação para vendas é criar um plano de implementação do programa de treinamentos. Para isso, é importante pensar na melhor forma de comunicar as mudanças, bem como no processo de adaptação dos colaboradores em caso de grandes alterações — como a adoção de uma nova plataforma de ensino corporativo, por exemplo.

Todo esse processo deve ser monitorado e avaliado, para capturar dados que ajudam a entender o sucesso da estratégia, ou seja, se os objetivos do treinamento estão sendo atingidos e o que pode ser alterado para otimizar os resultados do aprendizado.

Fica evidente que a gamificação é uma prática interessante para qualquer tipo de treinamento, não apenas para o time comercial. Sua adoção torna as atividades de desenvolvimento em momentos mais atrativos, que resultam em melhor aproveitamento dos investimentos de T&D.

Agora que você já sabe como adotar a gamificação para vendas, confira uma lista com as 7 vantagens do treinamento e-learning e confira como otimizar ainda mais os resultados do ensino corporativo da sua empresa!

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