A educação corporativa é a relação que a empresa estabelece com o colaborador a fim de desenvolver seus conhecimentos. Ou seja, a companhia investe nas competências, habilidades e atitudes do indivíduo, de modo a torná-lo um profissional de alta performance.
Além disso, a educação corporativa visa reforçar a cultura da companhia, bem como alinhar sua missão, visão e valores com todos os funcionários. Essa é uma ferramenta de gestão estratégica que promove a conquista de profissionais cada vez mais atualizados e capacitados.
Para auxiliar nessa metodologia, uma das principais tendências é a Inteligência Artificial (IA), pois ela promove uma aprendizagem de modo rápido, criativo e explora diversos modos de captação do conhecimento para fixar os conteúdos com mais precisão e dinamismo.
Neste post, apresentaremos cinco aplicações da Inteligência Artificial na educação corporativa. Confira!
1. Chatbots
A primeira aplicação da Inteligência Artificial na educação corporativa são os chatbots. Eles são programas de computador que buscam simular um ser humano na conversação. Ou seja, quando os profissionais interagirem com os chatbots terão a impressão de que estão lidando com um outro indivíduo, e não somente com um programa.
Isso é muito interessante para reduzir a impessoalidade no aprendizado e gerar maior identificação dos profissionais com o conteúdo que está sendo exposto. É uma excelente ferramenta que promove a otimização do tempo e o bem-estar de quem interage com ela.
2. Ensino adaptativo
O ensino adaptativo é outra ferramenta valiosa para a promoção do aprendizado, porque ele identifica o que, como e onde o profissional capta melhor os conhecimentos. Ou seja, ao invés de o programa utilizar a mesma metodologia de ensino para todos os colaboradores, ele observará de que forma o ensino pode ser ofertado àquele indivíduo visando seu aprendizado mais rápido.
Isso é extremamente importante, afinal, existem pessoas que aprendem melhor com a teoria, com a prática, com vídeos e com leituras de maneira exemplificada ou de modo mais direto.
Logo, ofertar um ensino adaptativo é uma estratégia muito inteligente para otimizar o aprendizado dos profissionais.
3. Estabelecimento de métricas e acompanhamento simultâneo
Uma vez que o objetivo da companhia está definido, é imprescindível que sejam estabelecidas métricas para atingi-lo. Logo, é necessário observar cada etapa que o profissional necessita seguir para se desenvolver e conseguir atuar com alta performance.
O ideal é estabelecer essas métricas junto ao colaborador, pois isso faz com que ele se sinta valorizado e que as etapas sejam mais realistas e mais fáceis de serem cumpridas.
Inclusive, estabelecer métricas realistas é de suma importância. O ato de sobrecarregar o profissional imaginando que ele terá uma produtividade maior é um mito. Isso vai acabar fazendo com que o indivíduo fique desmotivado e não consiga concluir suas tarefas.
Após o estabelecimento das métricas é necessário fazer o acompanhamento simultâneo. Esse acompanhamento é fundamental para garantir que os objetivos sejam atingidos e para identificar erros no processo antes que eles possam causar algum resultado maléfico ao negócio.
4. Automatização de processos
A automatização de processos é uma das ferramentas da Inteligência Artificial na educação corporativa mais conhecida e mais prática. Ela se baseia em tornar automático todos os processos burocráticos da companhia que acabam tomando um tempo dos profissionais que poderia estar sendo utilizado para o planejamento estratégico, por exemplo.
Além da otimização do tempo, a automatização gera mais confiabilidade aos processos, pois as chances de erros serão minimizadas, bem como a possibilidade de um dado se perder dentre pastas e mais pastas de papéis é excluída. Além disso, a possibilidade de o documento ser adulterado é muito menor, porque o acesso ao sistema fica limitado e pode ser monitorado em tempo real.
Outro ponto positivo da automatização dos processos é a sustentabilidade, porque reduz imensamente o uso de papel pelas empresas, e é fundamental para a organização dos setores, a redução da sobrecarga de trabalho nos profissionais e a praticidade dos processos.
5. Tutoria de robôs
A tutoria de robôs, como o próprio nome já indica, é a Inteligência Artificial que cria robôs com a capacidade de ensinar. Isso é muito interessante para a corporação, pois além de aumentar a probabilidade de interesse dos profissionais pelo assunto, otimiza o tempo e permite que o indivíduo que teria que aplicar aquele treinamento possa se ater a questões mais estratégicas da empresa.
Outro ponto positivo é que os robôs tendem a ter um conhecimento mais objetivo e fidedigno. Logo, vale muito a pena investir nessa IA, a fim de promover melhorias na educação corporativa e conquistar a atenção dos profissionais para os novos conhecimentos.
Benefícios da aplicação da Inteligência Artificial na educação corporativa
A aplicação da Inteligência Artificial na educação corporativa goza de incontáveis benefícios. Dentre eles podemos citar a precisão dos conhecimentos transmitidos, bem como a comunicação facilitada.
Além disso, a IA é benéfica porque é capaz de conquistar a atenção dos profissionais que antes poderiam se mostrar entediados ou confusos com as informações. Isso se explica pelo fato de que o ensino dinâmico consegue captar a curiosidade e concentração do colaborador de maneira mais direta.
Ou seja, o ensino não é monótono e nem repetitivo, além de abordar os assuntos de modo criativo e com uma abordagem que promove a fixação dos conteúdos. Assim, o indivíduo será capaz de acessar aquela memória de uma forma mais simples.
Outro ponto positivo é que a Inteligência Artificial consegue observar o modo como o profissional aprende e assim direcionar seus ensinamentos de uma forma didática e adaptada a cada perfil de aprendizado. Por isso, é fundamental investir na IA para o sucesso da educação corporativa.
Como vimos, o uso da Inteligência Artificial na educação corporativa é de suma importância para que a empresa conquiste sucesso no desenvolvimento de seus profissionais. Ter posse desse conhecimento significa ser estratégico e competitivo no mercado. Por isso, vale muito a pena investir cada ver mais na IA para obter colaboradores talentosos.
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