Você, com certeza, já ouviu falar em lifelong learning. Mas e em “learnability”? Pois é, esta palavrinha está totalmente relacionada com a capacidade que uma pessoa tem de buscar conhecimento constantemente, assim como o desenvolvimento de suas habilidades. Ou seja, “learnability” ou “capacidade de aprender” é uma soft skill cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.
Quer saber e entender mais sobre learnability? Então, fique conosco e continue a leitura.
Conceito de learnability
O termo learnability é a junção de duas palavras de origem inglesa: to learn (aprender) e ability (habilidade). Em português significa “capacidade de aprender”.
Sem dúvida nenhuma esta é uma soft skill que deve e precisa ser desenvolvida pelos profissionais que querem se manter no mercado de trabalho.
A aquisição contínua de conhecimentos e competências é crucial para as empresas garantirem o seu crescimento econômico. Isso é possível por meio do conceito de lifelong learning, ou “aprendizagem contínua”, em português. Trata-se de toda a atividade de aprendizagem ao longo da vida, seja ela formal ou informal e realizada em diferentes tempos e lugares. O objetivo disso é atualizar e melhorar a capacitação dos colaboradores para o mercado que se transforma a ada dia.
E este conceito de lifelong learning é o gatilho que desperta a vontade de aprender continuadamente, fator crucial para que o learnability seja potencializado.
Por que o learnability é tão importante para as empresas?
Se voltarmos no tempo, cinco ou 10 anos, e avaliarmos o quanto o mercado de trabalho mudou e o quanto de avanço tecnológico houve fica fácil responder a esta pergunta.
Sabemos da força do marketing como todo, mas há 10 anos jamais imaginaríamos, por exemplo, que a reputação de uma marca dependeria da sua atividade e força nas redes sociais.
Todas e quaisquer mudanças fazem com que as empresas se atualizem e passem a buscar diferentes perfis profissionais, capazes de se adaptar ao novo. As empresas que não acompanham a evolução ficam para trás. E, claro, incentivar o learbanility nos colaboradores é muito menos dispendioso do que sair em busca de novos profissionais no mercado. Por que não valorizar os que já fazem parte do time e já conhecem a cultura organizacional da empresa?
Ainda que seja importante para a vida profissional do colaborador manter o desejo e a capacidade de aprender, as empresas, em contrapartida, também devem dar oportunidades de desenvolvimento e conhecimento por meio da educação corporativa.
As empresas devem entender a importância de investir em seus colaboradores, ajudando-os a se desenvolver para que haja aumento de desempenho e para tomada de melhores decisões.
Como incentivar o learnability?
Devemos entender que o learnability é uma habilidade essencial em diversas áreas de conhecimento como: soluções inovadoras, comunicação criativa, processos e jornadas. Dessa maneira, o learnability aumenta as possibilidades de se agir de maneira rápida na resolução de um problema, por exemplo.
É preciso colocar o learnability em prática de forma que o aprendizado seja retido de maneira eficiente. Ou seja, “aprender a aprender”, este é o lema. Ter bom senso ao buscar informações nos locais certos, ficar atento às novidades do mercado e saber estruturar o seu conhecimento de maneira inteligente.
Os responsáveis pelas áreas de treinamento e desenvolvimento, assim como os gestores diretos, devem estar sempre atentos aos profissionais curiosos e entusiasmados. Há colaboradores que já têm o perfil lifelong learner e já mostram interesse em aprender novas habilidades.
É hora de dar uma nova olhada em como se motiva, desenvolve e retém funcionários. Nesse ambiente, o learnability – o desejo e a capacidade de desenvolver habilidades sob demanda para serem empregáveis a longo prazo – é o bilhete certo para o sucesso de empregadores e indivíduos.
De acordo com uma pesquisa do ManpowerGroup, a geração Millenials diz que o sucesso depende mais de ter as habilidades certas do que as conexões certas.
Isso significa que os eles valorizam tanto as novas habilidades que muitos estão dispostos a gastar seu próprio tempo e seu próprio dinheiro para isso.
Para os empregadores, motivar e reter colaboradores com capacidade de aprendizado significa encontrar novas maneiras de nutrir uma cultura de aprendizado e recompensá-la no dia a dia. Isso cria um ciclo virtuoso. Ele desafia os colaboradores a se tornarem mais valiosos para a empresa e, por sua vez, os mantém engajados e estimulados em seu trabalho, aumentando a retenção.
O que desenvolver?
O melhor momento para se desenvolver é agora. O futuro está à porta e qualquer hora é hora, já que conhecimento nunca é demais.
Aprender a trabalhar de forma ágil para solucionar problemas complexos, criar relações de confiança, colaboração e proatividade, assim como ter uma gestão mais humanizada são fatores que tornam a vida profissional muito mais eficiente e produtiva.
Lembre-se que, além das hard skills, voltadas para o conhecimento técnico, é importante trabalhar as habilidades comportamentais, aquelas que dizem respeito à inteligência emocional e trabalho em equipe. Estas soft skills estão em alta e estão sendo cada vez mais demandas dos profissionais.
Conclusão
Hoje são várias as possibilidades de se aprender algo novo. Seja por um curso on-line, vídeos e tutoriais no youtube, plataformas de aprendizagem digital… enfim, há uma gama enorme de opções.
Acreditamos que com este artigo você tenha entendido a importância de se manter atualizado para se destacar no mercado de trabalho. Sair da zona de conforto buscando novas habilidades e competências não é fácil, mas isso estimula áreas do cérebro que não haviam sido trabalhadas anteriormente. Desafia-se é importante.
Além disso, é notório o papel crucial que as empresas têm no sentido de desenvolver seus colaboradores, apoiá-los e incentivá-los na capacitação.
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