O e-learning, como uma das principais modalidades de ensino a distância, tem sido muito beneficiado com o surgimento de novas tecnologias. Desde as mais simples, como o e-mail, até as mais sofisticadas, como a inteligência artificial, revolucionaram o processo de ensino-aprendizagem.
É importante que empresas e instituições estejam a par desses novos recursos, uma vez que eles podem se tornar uma ferramenta importante para o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.
Por esse motivo, preparamos este post para apresentar a você o passado e o futuro do e-learning e que modificações ele poderá sofrer nos próximos anos. Confira!
A história e a evolução do e-learning
O processo de ensino-aprendizagem sempre fez parte da história do homem, uma vez que conhecimentos sobre o mundo que nos cerca e os métodos de trabalho desenvolvidos ao longo do tempo eram transmitidos de geração a geração. A princípio, isso se dava de modo presencial, frente a frente.
Ao longo dos séculos, novos canais de comunicação foram desenvolvidos e aplicados aos sistemas de ensino, ao ponto de tornar possível a transmissão de conhecimentos entre pessoas geograficamente distantes e sem a necessidade de simultaneidade.
Por exemplo, no Brasil, em 1904, instituições privadas de ensino internacionais passaram a oferecer cursos por correspondência. No entanto, hoje, quando falamos em educação a distância, esse conceito geralmente nos remete a novas tecnologias, embora não estejam essencialmente relacionadas a essa modalidade de ensino.
Porém, ao passo que novas ferramentas tecnológicas evoluem e recursos são criados, é natural que as instituições de ensino se apropriem de tais técnicas para desenvolver novos métodos e canais. No Brasil, uma das primeiras iniciativas nesse sentido ocorreu em 1934, quando foi criada, na cidade do Rio de Janeiro, a Rádio-Escola Municipal, por meio da qual os alunos poderiam informar-se sobre as aulas.
Dentro dessa tendência, situa-se o e-learning, palavra vinda do inglês eletronic learning (aprendizado eletrônico, em português). Assim, ele designa qualquer modalidade de ensino a distância que permita a autoaprendizagem por meio de materiais didáticos preparados de modo sistemático por canais eletrônicos e transmitidos via internet.
Dessa forma, o e-learning se torna uma das principais modalidades da educação a distância, em que as mídias eletrônicas são o principal canal de transmissão no processo de ensino-aprendizagem.
Assim, à medida que novas tecnologias surgem e se agregam às já existentes, o e-learning evolui para um formato cada vez mais intuitivo e eficaz. Então, saiba quais são as principais tendências já vistas hoje no e-learning pelo mundo!
O e-learning do futuro
Microaprendizagem ou microlearning
Microlearning é um método de ensino que consiste em subdividir um conhecimento mais denso e profundo em pequenas doses curtas e mais concentradas. O tamanho do conteúdo é pequeno o suficiente para que o aluno não leve mais do que 3 a 5 minutos para consumir.
Embora não seja uma prática nova, as novas tecnologias tornaram possível que essas pequenas doses fossem mais bem preparadas e transmitidas em diversos formatos e dispositivos.
Digamos que, por exemplo, o objetivo da empresa seja ajudar seus colaboradores a se familiarizar com os recursos de uma nova plataforma de gestão. Em vez de fazer um material extenso, por meio de um treinamento longo e pontual nas dependências da empresa, os gestores podem organizar pequenos vídeos de 2 minutos que tratem desses recursos separadamente.
Os funcionários poderiam receber esses vídeos em seus smartphones e assistir a eles em um horário que lhes pareça mais conveniente. Essa estratégia tem diversos benefícios:
os custos são menores;
agrega maior mobilidade ao ensino;
reduz o tempo que a empresa precisa dispensar ao treinamento;
adéqua-se à nova realidade e expectativa dos colaboradores, que preferem módulos de curta duração;
facilita a aprendizagem para alunos com dificuldade de se concentrar durante longos períodos.
Plataformas de computação cognitiva
As plataformas de computação cognitiva, como o Watson, da IBM, são tecnologias que “pensam”, coletam e analisam dados e “aprendem” com as interações que fazem com os usuários. As aplicações desse recurso de inteligência artificial são inúmeras, e essas plataformas podem ser especialmente úteis no e-learning.
Em vez de lidar com plataformas que servem apenas como repositório de dados, a computação cognitiva, alimentada com registros dos alunos, como notas, históricos, relatórios de professores e do dia a dia das aulas, pode gerar insights para dar suporte aos docentes. Essa inteligência serve para os educadores aprimorarem suas estratégias e abordagens, dando a eles uma visão mais ampla sobre o potencial dos estudantes.
Aula invertida
A aula invertida é uma tendência que busca tornar o educando mais participativo no processo de ensino-aprendizagem, mesmo quando ocorre a distância. O aluno pode se informar previamente do conteúdo do curso e, com isso, estudar com antecedência, assistindo às aulas de modo mais preparado, a fim de compreender melhor o conteúdo.
Além disso, a troca de informações entre professor e aluno é maior, facilitando tirar dúvidas e fazer comentários sobre os conteúdos ao longo do processo.
Gamificação
Como o próprio nome sugere, a gamificação busca se apoderar dos elementos e da mecânica dos jogos para auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Essa estratégia é muito útil para motivar os colaboradores por meio de feedbacks, desafios, recompensas e reconhecimento pelo bom desempenho.
Simuladores no e-learning
Também é uma tendência recente utilizar simuladores e tecnologias de Realidade Virtual (RV). A Realidade Virtual permite uma imersão do aluno dentro do treinamento, e pode ser utilizada em diversas situações, como, treinamentos de integração, vendas, simulações de operações de equipamentos, dentre outros.
A Realidade Virtual permite que o aluno vivencie uma experiência de aprendizagem, o que favorece a absorção e retenção do conhecimento.
LMS Responsivo
Com o uso de dispositivos móveis para acessar plataformas de ensino a distância, é importante que o design seja projetado para que a visualização nesses gadgets seja confortável. Esse é o objetivo do LMS Responsivo (Learning Management System Responsive).
Ele garante que a educação seja não só a distância, mas também móvel. Esse tipo de layout se ajusta perfeitamente às telas menores dos dispositivos mobile, além de fornecer comandos intuitivos e acessíveis.
Ao passo que a tecnologia avança, são agregados ao e-learning novos recursos capazes de tornar o processo de ensino e aprendizagem uma experiência animadora, recompensadora e, acima de tudo, eficiente.
Gostaria de saber como aprimorar o programa de treinamento na sua empresa? Então, entre em contato conosco agora mesmo!