Como motivar os funcionários de sua empresa?

 

Quem é gestor e líder sabe como é difícil manter uma equipe sempre motivada, pois ela é composta por pessoas com pensamentos e atribuições diferentes, que devem ter o mesmo objetivo: contribuir para atingir os objetivos da empresa. E para que sua meta seja alcançada, nada melhor do que buscar dicas de como motivar seus funcionários, que é o assunto do artigo de hoje.

Manter a motivação da equipe aumenta a produtividade da empresa, além de tornar as relações muito mais fáceis e fluidas dentro da empresa.

Neste artigo listaremos 8 dicas de como motivar os funcionários de sua empresa e aumentar o desempenho de sua equipe. Confira nossas dicas a seguir!

 

1. Tenha um Plano de Cargos e Salários estruturado

 

O Plano de Cargos e Salários nada mais é do que um mecanismo, onde constam as regras de pagamento dos salários aos funcionários da empresa, que aumenta na mesma proporção das suas promoções de cargo.

O objetivo desse plano é deixar claro aos colaboradores, quais são os seus deveres, atribuições e responsabilidades que devem ser atingidos para seguir para o próximo cargo, além de definir aos gestores, as políticas de salário da empresa.

Para motivar seus funcionários crie um Plano de Cargos e Salários, indicando as funções de cada cargo e suas hierarquias e estabelecendo a remuneração mais condizente.

 

2. Dê feedbacks

 

Você, enquanto gestor e líder, é certamente a pessoa responsável para dar feedbacks aos seus colaboradores. Sendo assim, não hesite em informá-los constantemente sobre o seu desenvolvimento pessoal, além de ouvir suas solicitações, instruindo-os em melhorias contínuas para suas atividades dentro da empresa.

A ideia é fazer com que os colaboradores se sintam motivados e mais engajados com a empresa. Existem várias formas de passar esse feedback: podendo ser pessoalmente, através de um e-mail ou ligação, ou até mesmo, através de um relatório.

 

3. Proponha desafios para motivar seus funcionários e os recompense ao cumprir

 

A ideia é definir algumas metas e objetivos para cada equipe. Porém, devem ser estabelecidos de forma que seja possível atingi-los.

Esses desafios são interessantes à medida que permitem aos seus colaboradores, entender o seu propósito e importância como parte do desenvolvimento da empresa.

Ao atingir as metas, recompense os seus funcionários. A recompensa pode ser feita com uma confraternização, um elogio com toda a equipe presente, um bônus, ou até mesmo um dia de folga, ficando a critério da empresa decidir qual a melhor forma de recompensa.

 

4. Tenha programas de parceria com estabelecimentos próximos à sua empresa

 

Outra forma de motivar seus funcionários é fechando parcerias com estabelecimentos próximos à sua empresa. Muitas empresas fazem acordo com escolas, restaurantes e academias, para que os funcionários possam fazer uso, pagando um preço abaixo do convencional.

Os colaboradores ficarão mais motivados e felizes com esses benefícios e incluirão suas famílias na relação com a empresa.

 

5. Mostre que o trabalho dos seus funcionários é importante

 

Para que seus funcionários se sintam mais engajados e com autoestima é interessante mostrar para eles o quão importante e valioso é o seu trabalho para a empresa.

Para mostrar isso, a ideia é fazer uma relação direta do trabalho que o funcionário realiza com aquelas pessoas que se beneficiam dele.

Por exemplo, mostre pessoas utilizando os frutos do trabalho daquele funcionário, ou conte histórias de pessoas que se beneficiaram com os produtos ou serviços prestados pelo colaborador, mostrando a importância do seu trabalho para as pessoas e para empresa.

 

6. Conheça verdadeiramente seus funcionários

 

Uma ação muito interessante é conhecer quem são os seus funcionários. Para isso, a tarefa é bem simples:

Basta dispor um pouco do seu tempo para conhecer quais são as preferências de cada colaborador. Descubra, também, quais são as situações que o incomodam, e quais são suas maiores necessidades.

Questione sobre o que eles esperam para o futuro de suas carreiras profissionais.

 

7. Ofereça treinamento para o crescimento profissional de seus colaboradores

 

O treinamento é de suma importância para o desenvolvimento de sua equipe. Quando bem estruturado, melhora significativamente as atividades diárias de sua equipe, alinhando o conhecimento dos colaboradores para uma produção mais eficiente e harmoniosa. Treinamentos motivam e estimulam as equipes, trazendo ganhos significativos tanto aos colaboradores quanto à empresa.

Os benefícios do treinamento de equipes são imensos. Um ponto importante é a diminuição da rotatividade de funcionários da empresa (turnover), uma vez que a cultura de treinamento e desenvolvimento retém os talentos dentro da empresa, gerando benefícios financeiros e de produtividade dentro da empresa.

 

8. Faça job rotation para estimular o aprendizado

 

O jobrotation é uma prática que favorece a aprendizagem, contribui nas experiências, relacionamentos e conhecimentos e ajuda a motivar seus funcionários.

Essa prática permite que seus funcionários se candidatem para executar outras funções dentro de sua empresa. Esse exercício deixa-os bastante motivados para trabalhar e se desenvolver junto com a empresa, pois eles demonstrarão confiança em seus trabalhos, permitindo que o colaborador possa aprender ainda mais sobre todas as atividades empresariais.

Para garantir que seus funcionários tenham acesso apenas às atividades que estão executando dentro do sistema de gestão empresarial, o ideal é que seja feita uma segregação de tarefas no controle de acesso, permitindo que eles verifiquem informações apenas do que diz respeito ao seu trabalho, por exemplo, restringindo o acesso à gestão financeira do seu negócio.

Gostou dessas dicas? Compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude mais gestores a motivar seus funcionários em todas as empresas.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *