O que é uma Universidade Corporativa?

 

O que é uma Universidade Corporativa? Preparamos esse conteúdo completo para você, Confira!

É cada vez maior o esforço empregado pelas companhias para desenvolver seus funcionários. Uma prova disso é o crescente investimento em programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, bem como a construção de uma universidade corporativa.

São muitas as empresas que já apostam nessa solução, como a Ambev, a Chevrolet, o Santander e a Apple. Na realidade, essa parece ser uma das estratégias mais eficazes para o futuro, especialmente para organizações que acreditam em seu capital humano e o valorizam.

Pensando nisso, preparamos este artigo para lhe mostrar o que é universidade corporativa, seus benefícios para as empresas e funcionários, bem como a forma como você deve se posicionar sobre o assunto. Confira!

 

O conceito de universidade corporativa

 

Chevrolet é uma das empresas mais conceituadas do mundo e possui uma equipe extremamente engajada na busca por melhores resultados. Uma das suas técnicas é investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores por meio da Universidade Chevrolet.

Sempre que se fala em universidade, logo se pensa em uma instituição rígida e que oferece cursos de nível superior para seus alunos, mas não é sobre isso que estamos falando! Na realidade, uma universidade corporativa é bem diferente.

Nesse caso, oferece-se cursos de qualificação patenteados pela própria companhia, sejam eles presenciais, semipresenciais ou à distância (hoje, a modalidade mais utilizada). No final, o colaborador recebe um certificado chancelado pela empresa.

Os cursos podem ser: de integração (sobre a história do negócio), motivação ou incremento de novas habilidades (como técnicas de venda, por exemplo). Geralmente, as instituições contam com uma plataforma própria, com login e senha para seus profissionais.

 

A UniBrad – Universidade Corporativa do Bradesco ganhou o prêmio de Melhor Universidade Corporativa do Mundo na GlobalCCU Awards 2017, no evento realizado em Paris, França.

Os principais objetivos da universidade corporativa

 

Toda estratégia adotada pela empresa apresenta um objetivo, e não poderia ser diferente, afinal, o ambiente de tarefa está cada vez mais complexo. No caso da universidade corporativa, existem diversos objetivos que podem justificá-la. Veja os principais:

 

  1. manter toda a equipe qualificada;
  2. facilitar o processo de integração de novas pessoas;
  3. disseminar a cultura organizacional;
  4. utilizar a universidade para desenvolver uma vantagem competitiva;
  5. motivar e reter talentos na busca por resultados fora da curva;
  6. tornar o processo de aprendizado mais agradável e flexível;
  7. eliminar o número de erros e problemas internos.

 

Todos esses objetivos agregam valor à companhia, em menor ou maior grau. A realidade é que qualquer ação que busque o aprimoramento dos profissionais deve ser bem-vista, especialmente se gerar a redução de erros, custos e a disseminação de valores internos.

 

As principais diferenças entre as Universidades Corporativas e as tradicionais

 

Compreender as Universidades Corporativas pode se mostrar mais simples ao fazer um paralelo com as universidades tradicionais. Não é raro haver confusão entre ambas, no entanto, suas realidades são extremamente divergentes.

As universidades tradicionais têm foco em amplas demandas do mercado e estão direcionadas ao universo acadêmico. Logo, os cursos abrangem inúmeras áreas do conhecimento em um tempo bem curto para um aprofundamento, ou seja, há pouco direcionamento nos cursos e isso minimiza a qualidade do aprendizado do aluno.

Já as universidades corporativas não trabalham com essa amplitude e, por conseguinte, conseguem fornecer um conhecimento mais profundo, personalizado e direcionado. Afinal, o conteúdo transmitido foca nas necessidades apresentadas pela companhia, logo, todo o material é preparado a fim de suprir as demandas que foram expostas.

A universidade corporativa é extremamente eficiente, embora possua menor preparo e não esteja apta a fornecer diplomas reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) .

Contudo, vale a pena ressaltar que um modelo de universidade pode complementar o outro e não anular. Afinal, as certificações fornecidas pela universidade corporativa, unidas ao diploma adquirido pela universidade tradicional, vão tornar o profissional mais completo e serão um diferencial no mercado.

 

Como as universidades corporativas funcionam

 

A seguir veremos como as universidades corporativas funcionam. Confira!

 

Mensuração de resultados

 

O primeiro intuito da universidade corporativa é a mensuração de resultados. Isso significa que seu trabalho é voltado a garantir que os profissionais vão absorver e utilizar os conhecimentos expostos e que não será fornecido somente um compilado de informações que os indivíduos já conhecem ou que não agregam valor para o seu cotidiano.

O foco em resultados é muito positivo porque o trabalho de ensino fica comprometido e direcionado ao aprimoramento das competências do indivíduo.

 

Compartilhamento

 

A segunda característica da universidade corporativa é o compartilhamento de experiências entre os profissionais. Ela promove a versatilidade e a união dos membros da equipe e faz com que a experiência com o treinamento seja extremamente positiva.

Além disso, o aprendizado completo se faz com o comprometimento mútuo e com o companheirismo dos profissionais.

 

Consciência financeira

 

A universidade corporativa propõe ainda a consciência financeira. Ou seja, o profissional não investe em demasia e terá acesso a conteúdos que realmente serão importantes para as estratégias de seu setor ou da companhia de modo geral.

Isso significa que a corporação investe em um treinamento que será 100% praticável e revertido em resultados no dia a dia da companhia. Além disso, esse modelo de universidade visa justamente alinhar seus ensinamentos às demandas apresentadas pelo negócio.

 

Contestação

 

A universidade corporativa contesta o modelo clichê da relação professor/aluno, ela vai além. Nesse treinamento todos podem ensinar e todos podem aprender, ou seja, o próprio profissional pode ser fonte de aprendizado para outro profissional e isso enriquece muito e relação do colaborador com o conhecimento.

 

Personalização

 

Os conteúdos fornecidos pela universidade corporativa são totalmente personalizados aos objetivos da companhia. Logo, os profissionais recebem um conhecimento extremamente útil e fundamental para seu crescimento no ambiente corporativo, bem como para a ampliação da competitividade da empresa.

 

Comprometimento mútuo

 

A universidade corporativa também atua com o comprometimento mútuo. Logo, para garantir a aprendizagem, o profissional precisa se empenhar e atuar de modo a captar os conhecimentos que estão sendo transmitidos.

Além disso, muitas vezes, o próprio profissional ou as equipes são os professores e terão autonomia para elaborar soluções em relação ao que está sendo proposto pelo treinamento.

 

Tecnologia

 

A tecnologia é uma grande aliada da universidade corporativa e promove a otimização nos processos de ensino e fluidez dos conteúdos. É muito importante incorporar a tecnologia ao dia a dia corporativo para garantir a eficácia nos planejamentos estratégicos e o aumento da competitividade.

 

Homogeneização

 

A universidade corporativa promove um ensino homogêneo e acessível a todos os profissionais. Logo, as informações são alinhadas de maneira sistêmica, minimizando dúvidas e equívocos no momento de colocá-las em prática.

 

Responsabilidade social

 

Por fim, podemos citar a responsabilidade social da universidade corporativa, promovendo treinamentos éticos e tornando os profissionais indivíduos conscientes, atualizados e preparados para atuarem direcionados a um bem comum.

 

 

Gestão do conhecimento dentro da universidade corporativa

 

A gestão do conhecimento é de extrema relevância dentro da universidade corporativa. Afinal, essa prática faz com que os profissionais sejam responsáveis pela capacitação e formação dos demais profissionais, e isso agrega valor a todos os membros do time.

Os benefícios causados por essa gestão são a valorização dos profissionais, o encorajamento a aprofundar-se no aprendizado e a melhoria na relação entre os membros da equipe.

 

Os benefícios dessa estratégia para a companhia

 

Existem diversas vantagens, diretas e indiretas, para negócios que apostam nessa solução. Uma das mais evidentes é a capacidade de manter suas equipes sempre qualificadas, prontas para entregar excelentes resultados. Veja, agora, outros benefícios!

 

Maior controle sobre os cursos e métricas

 

Cursos externos nem sempre falam sobre as reais necessidades da empresa e, por isso, deixam a desejar em muitos quesitos. Também é mais complicado acompanhar o desempenho dos funcionários participantes, bem como mensurar os resultados obtidos. No caso da universidade própria, tudo isso se torna mais fácil, afinal, a companhia tem total domínio.

 

Redução de gastos com programas de capacitação

 

O valor investido ao trazer um consultor especializado para dentro da companhia é elevado, assim como os treinamentos externos. Por isso, os programas de capacitação à distância regulados pela empresa são cada vez mais utilizados. Só há custos de desenvolvimento e de possíveis manutenções, que são menores se comparados ao modelo tradicional.

 

Diferenciação das organizações concorrentes

 

Funcionários capacitados realizam suas tarefas diárias com maior qualidade e isso pode ser visto de diversas formas na companhia. Os clientes são mais bem atendidos, o número de erros operacionais diminui, o nível de conflitos internos é mitigado e, por consequência, a empresa consegue se destacar da concorrência no mercado.

 

Consolidação da cultura organizacional

 

A cultura de uma empresa é tão importante quanto sua estratégia de atuação, pois representa o conjunto de crenças e hábitos que influenciam as decisões diárias. Ao oferecer cursos customizados aos profissionais, é possível disseminar com eficiência a identidade da companhia, bem como mantê-los mais envolvidos com o assunto.

 

Atração e retenção de talentos

 

Atrair e reter talentos tem se tornado uma das maiores obrigações das organizações, sobretudo se quiserem se manter competitivas no mercado. Ao investir no assunto, é possível demostrar que valoriza a força de trabalho dos profissionais, fidelizando-os à empresa.

 

As vantagens para o público interno

 

Hoje, não é tão fácil quanto parece se manter qualificado, especialmente se o profissional busca por cursos de elevado padrão e acessíveis financeiramente. Ainda há a dificuldade de equilibrar o tempo fora da empresa sem perder produtividade internamente.

Quando o curso é ofertado pela companhia, grande parte dessas dificuldades são dissipadas. O motivo é que os talentos podem realizar os treinamentos com mais flexibilidade, seja dentro do estabelecimento ou em suas casas (no caso de treinamentos à distância).

Também é evidente que passam a trabalhar com mais qualidade, pois estão capacitados para isso. É muito mais provável que não se envolvam com erros, acidentes internos, conflitos interpessoais e que desempenhem suas funções com mestria.

Os novos trabalhadores, por sua vez, podem se integrar ao time com mais facilidade, conhecendo a empresa e os valores que são compartilhados internamente. Assim, desenvolvem um senso de pertencimento e, de fato, sentem-se parte da “família”.

 

A gamificação na universidade corporativa

 

A gamificação é extremamente positiva para as universidades corporativas. Veja a seguir como colocá-la em prática em sua empresa!

 

Objetivos ou missões

 

O primeiro passo é estabelecer objetivos justos, claros e realistas para que os profissionais possam se direcionar de maneira engajada e divertida.

Além disso, promova treinamentos nos quais os colaboradores terão desafios reais. Por exemplo, proponha que o profissional entre em contato com um cliente para oferecer um produto ou para realizar outro tipo de negociação.

A sensação positiva gerada por uma conquista real e não somente simulada na gamificação vai fazer com que o indivíduo se sinta bem consigo mesmo e mais inclinado a se desenvolver.

 

Pontuação

 

O segundo passo para aplicar a gamificação na universidade corporativa é atribuir pontos a cada atividade que for realizada pelo profissional. Além disso, os pontos devem ser dados de acordo com o grau de complexidade da tarefa realizada.

Por fim, esses pontos podem ser resgatados em brindes, vale-compras, adicionais no salário, entre outros. Vale a pena observar as necessidades dos colaboradores e oferecer brindes que de fato vão gerar valor para ele.

 

Ranking

 

O terceiro passo é promover uma competição saudável ao estabelecer um ranking dos profissionais. Atente-se a mostrar apenas os primeiros colocados, sem expor a colocação dos que não foram tão bem, pois isso poderia gerar constrangimentos e desmotivação.

 

Trabalho em equipe

 

Por fim, trabalhe com os profissionais o trabalho em equipe. Mostre a eles que o bom desempenho de um proporciona ganhos coletivos e que juntos eles são mais fortes.

Com a gamificação, a universidade corporativa torna-se bem mais interessante e dinâmica. Consequentemente os colaboradores se sentirão mais engajados e animados para participar dos treinamentos.

 

Os primeiros passos para investir

 

Como pode-se ver, há uma série de vantagens associadas à universidade corporativa. A empresa e todos os seus stakeholders podem ser beneficiados. A questão é: por onde começar a investir? Quais são os primeiros passos para construir uma universidade com cursos próprios e à distância?

Isso pode variar muito de acordo com a empresa e o tamanho do projeto a ser desenvolvido, por isso é importante contar com especialistas em e-learning. Também é importante envolver o alto escalão da companhia, como o CEO, líderes do RH, TI e setor jurídico. Outra dica é definir a qual público interno os cursos serão direcionados (líderes, técnicos, vendedores etc.), assim terá uma perspectiva mais clara sobre o escopo do projeto.

Agora você está por dentro do assunto. Não fique para trás da concorrência: invista na construção de um polo para o aprimoramento de seus profissionais e garanta que estejam a cada dia mais aptos para realizar as tarefas diárias com excelência.

Sua empresa apresenta algum desafio em Treinamento Corporativo? Solicite uma conversa conosco e conte-nos os seus problemas!

 

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