Conheça 5 tipos de Metodologias de Treinamento Corporativo

 

A capacitação humana é fundamental para a diferenciação competitiva no mercado. Por isso, conhecer e saber aplicar as principais metodologias de treinamento corporativo é indispensável para que a companhia tenha sucesso e conquiste equipes talentosas.

A seguir, explicaremos a relevância de incorporar programas de treinamento e desenvolvimento na organização, bem como as metodologias mais interessantes para promover a ascensão dos conhecimentos do colaborador.

Siga a leitura do nosso artigo e saiba como tornar sua empresa mais estratégica com treinamentos de qualidade!

 

Qual é a importância de incorporar os programas de treinamento e desenvolvimento na empresa?

 

Incorporar programas de treinamento e desenvolvimento é de suma importância para conquistar profissionais de alta performance que estejam engajados e alinhados aos objetivos da empresa.

Quanto mais conhecimento os colaboradores possuírem, mais competitivos eles se tornam e, consequentemente, os erros nos processos são minimizados, a produtividade é aumentada e os indicadores, de modo geral, são aprimorados.

Por isso, é indispensável conhecer as melhores metodologias de treinamento, para despertar o melhor lado de cada profissional que atua na corporação.

 

Quais são as principais metodologias de treinamento existentes?

 

1. 70:20:10

 

A metodologia do treinamento 70:20:10 é muito interessante, pois tem um foco maior nas experiências do profissional do que em seus conhecimentos técnicos.

Logo, 70 significa 70% do aprendizado é garantido por meio das experiências do indivíduo, 20 representa 20% do aprendizado é conquistado por meio das interações sociais e 10 informa que 10% do conhecimento é adquirido por meio de cursos.

Logo, o treinamento é voltado a promover maiores experiências aos profissionais, fazer com que eles aprendam de fato fazendo a tarefa e não somente assistindo a tutoriais, por exemplo.

O segundo passo é promover o conhecimento por meio das interações sociais, ou seja, vendo o que e como as outras pessoas realizam seu trabalho. Desse modo, o indivíduo consegue captar o conhecimento na visão do outro.

Por fim, é necessário que o indivíduo tenha uma pequena base teórica por meio de cursos para conhecer um pouco mais sobre sua atividade.

 

2. Treinamento E-learning

 

Em português, e-learning significa “aprendizado eletrônico”. Como o próprio nome sugere, tem como objetivo promover o ensino a distância (EAD), viabilizando a autoaprendizagem e fornecendo recursos didáticos organizados sistematicamente.

Ou seja, é um ambiente de aprendizagem virtual em que o aprendiz pode consumir conteúdo e ser auxiliado por um tutor. Essa modalidade de ensino pode ser utilizada nas organizações para promover treinamentos corporativos com qualidade, agregando valores ao público interno.

Uma das características do e-learning corporativo é o uso de diversas tecnologias para compor um projeto de aprendizagem que seja dinâmico e atrativo ao público-alvo.

Entre elas, estão:

  • Vídeos;
  • Realidade Virtual;
  • Pílulas do conhecimento;
  • Simuladores;
  • E-Books;
  • Podcasts;
  • Trilhas de Aprendizagem;
  • Gamificação, entre outros.

 

3. Treinamento Motivacional

 

A terceira metodologia em treinamento corporativo que está se tornando tendência é o treinamento motivacional. Por mais que as equipes e os gestores estejam engajados, hora ou outra pode surgir um desânimo e o colaborador pode sentir que seu trabalho é desinteressante ou sem sentido.

Por isso, surge o treinamento motivacional com o intuito de fazer com que o profissional compreenda o quanto seu trabalho é importante e renove seu interesse pela corporação e por suas atividades.

Vale ressaltar que não é somente o nível operacional que demanda de estímulos constantes; os gestores também carecem de ter seu engajamento renovado. Isso se explica pelo fato de que são eles quem estão na linha de frente da equipe e que precisam acreditar na importância de sua atuação para promover planejamentos de sucesso.

Logo, esse treinamento é de suma relevância e pode ser aplicado por meio de palestras, dinâmicas de grupo, aplicação de feedbacks, dentre outras maneiras.

 

 

4. Coaching corporativo

 

O coaching corporativo é um treinamento ofertado por um profissional capaz de implantar uma cultura de alta performance na empresa.

Esse indivíduo promove o desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores e faz com que eles aprimorem seus pontos positivos e se tornem cada vez mais talentosos.

Além disso, o coaching corporativo é capaz de conhecer os pontos de melhoria do colaborador e fazer com que ele desenvolva conhecimentos, habilidades e atitudes, a fim de minimizar esses pontos de melhoria e torná-lo um profissional completo.

Logo, essa é uma das metodologias de treinamento mais interessantes porque faz com que os indivíduos se sintam mais conectados com a empresa e mais alinhados à sua cultura e aos seus objetivos.

 

5. Gamificação

 

Por fim, podemos citar a gamificação como mais uma das metodologias de treinamento de sucesso.

Essa ferramenta nada mais é do que o uso do lúdico para promover o conhecimento. Ou seja, os treinamentos são aplicados por meio de jogos de inúmeras naturezas, visando não só o aprendizado, mas também o aumento do interesse do aprendiz.

Nesses jogos, à medida que o profissional vai absorvendo o conhecimento e torna-se capaz de solucionar as questões propostas pelo game, ele vai subindo de nível e ganhando recompensas.

Desse modo, o indivíduo vai prestar cada vez mais atenção, a fim de conseguir se promover no jogo com mais agilidade.

 

Qual é a relevância de buscar uma empresa com expertise para a aplicação dos métodos com eficiência?

 

Buscar uma empresa com expertise para a aplicação dos métodos com eficiência é fundamental para o sucesso das metodologias de treinamento. Isso se explica pelo fato de que, por melhor que o treinamento seja, se ele for mal aplicado pode acabar gerando um resultado contrário.

Como vimos, conhecer as principais metodologias de treinamento corporativo é indispensável para otimizar a aprendizagem dos colaboradores e torná-los extremamente talentosos e competitivos no mercado. A empresa que investe na educação de seus profissionais ao mesmo tempo investe em seu sucesso próprio. Por isso, buscar uma organização com expertise no assunto, como a EADSKILL, é uma decisão muito sábia para o sucesso da companhia.

E então, que tal começar o ano de maneira estratégica optando por aprimorar suas metodologias de treinamento? Entre em contato conosco e conte com uma equipe comprometida e capacitada para atendê-lo!

 

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