As formas de aprendizagem mudaram. O modelo tradicional, cujo foco era ensinar do mesmo jeito para todos também sofreu modificações. Afinal, entendeu-se que nem todo mundo aprende da mesma maneira e, para isso, a personalização da aprendizagem oferece muito mais chances de eficácia.
Se formos analisar o contexto, na educação corporativa não é diferente. Aliás, a personalização da aprendizagem é uma das tendências de treinamento e desenvolvimento para 2023.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura.
Entender as demandas para personalizar depois
Não tem jeito: ninguém é igual a ninguém. E isso, é claro, se repete nas empresas. Portanto, se você for da área responsável pela capacitação dos profissionais, lembre-se sempre que, antes de oferecer qualquer solução, é preciso saber quais são as necessidades dos seus colaboradores.
Desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento personalizados é uma estratégia interessante para engajar cada vez mais o funcionários. Pois como dissemos acima, cada ser humano tem uma forma de aprender. Por este motivo, realizar um diagnóstico que possibilite entender as demandas de determinado setor e colaborador é tão importante. Afinal, isso aumenta as chances de assertividade no retenção do aprendizado.
Que linguagem utilizar no treinamento? Que didática e interatividade podem ser utilizadas como métodos de atração para que o seu colaborador realmente se interesse e aprenda?
Mas do que se trata, afinal, a personalização da aprendizagem?
A tecnologia trouxe um mundo de opções na aprendizagem. E o uso dela no treinamento e desenvolvimento estimula bastante a autonomia, a individualidade e a própria cultura do lifelong learning.
Na personalização da aprendizagem, o aluno/colaborador é colocado como protagonista. Para isso, são criadas trilhas de estudos personalizadas com tudo o que ele precisa para seguir o próprio caminho. Não há uma receita pronta, uma vez que a flexibilização na aprendizagem oferece a tecnolologia para que se construa um padrão, adaptando-se totalmente às necessidades da sua empresa.
No mundo corporativo, a personalização da aprendizagem envolve gestão, corpo técnico, empresa e colaborador para atender às necessidades de cada funcionário. Sem contar as plataformas de ensino que tem como prioridade a experiência do aluno.
Na prática, como funciona a personalização?
Já imaginou que considerar um padrão de apliciação de ensino pode limitar seus funcionários? Acreditar, por exemplo, que um colaborador da geração X aprende da mesma maneira que um colaborador da geração Z não é correto. Cada um tem suas particularidades e afinidades com suas respectivas idades. E está tudo bem.
Mas, por este motivo, pensar em alternativas que respeitem essas individualidades é uma boa saída. Utilizar ferramentas adequadas, criar desafios distintos conforme o perfil do seu colaborador e disponibilizar materiais de apoio para aqueles que apresentarem maior dificuldade no aprendizado são estratégias eficientes para gerar bons resultados.
Vantagens da personalização da aprendizagem
A personalização da aprendizagem chegou como forma de substituir o modelo tradicional de ensino. Dessa maneira, o ritmo de assimilação de conteúdo de cada colaborador é respeitado.
Sendo assim, toda a trajetória de aprendizagem do colaborador é orientada conforme suas individualidades. Entenda os benefícios da personalização que, como ressaltamos no início deste artigo, tem como objetivo colocar o aluno/funcionário como protagonista da aprendizagem.
Flexibilidade
Junto com a personalização vem a flexibilidade no aprendizado. Oferecer uma gama de possibilidades no programa de treinamento e desenvolvimento é uma maneira de ajustar o que precisa ser ensinado. Há inúmeros recursos tecnológicos que contribuem para isso. O uso de uma plataforma de aprendizagem flexível só amplia as possibilidades, pois é composta pela combinação de muitas variáveis: formatos de conteúdo, modelos de organização, formas de distribuição, trilhas etc. Sem falar na chance que o colaborador tem de aprender em qualquer lugar, a qualquer momento.
Adaptação às demandas do colaborador
A empresa considera as habilidades e competências de cada colaborador que precisam ser desenvolvidas. Sim, a base de aprendizagem é a mesma para todos, mas a forma como se aprende pode ser feita de maneira adaptada. Sendo assim, levando-se em considerçaão os interesses e necessidades de cada colaborador, haverá uma verdadeira transformação, já que cada um seguirá sua propria trajetória de desenvolvimento.
Engajamento elevado
Quando um programa de treinamento e desenvolvimento é elaborado de acordo com determinado perfil, as chances de assertividade e engajamento do colaborador são maiores.
Otimização da aprendizagem
A personalização da aprendizagem contribui para a otimização da mesma. Com acesso a tantos dados relevantes durante a trajetória de aprendizagem, os gestores conseguem entender os pontos cruciais que precisam ser melhorados ou desenvolvidos.
Como podemos te ajudar?
Aqui na EADSKILL desenvolvemos treinamentos digitais sob medida para atender as necessidades específicas de cada empresa. Criamos treinamentos técnicos, programas de onboarding, liderança e cultura e muitos outros.
Nós entendemos que cada empresa é única e tem necessidades distintas. Temos experiência em utilizar os formatos mais tecnológicos para levar a melhor experiência de aprendizagem para a sua equipe. Portanto, clique aqui para conhecer as nossas mais variadas soluções e entre em contato conosco.