Qualificação profissional ajuda a atrair e reter talentos

Que a capacitação e qualifica profissional são importantes isso não é novidade. Porém, mais do que essenciais para a própria carreira do colaborador, capacitar e qualificar os seus times podem trazer benefícios grandiosos para a empresa. Atrair e reter talentos têm mais a ver com o investimento no desenvolvimento do profissional do que se imagina. Não deixe de conferir.

 

A qualificação profissional

 

Qualificação profissional tem a ver com o desenvolvimento de habilidades técnicas e conhecimentos de uma pessoa. Ela é de extrema importância para que o profissional consiga se destacar no mercado que é tão concorrido. Atualmente, as empresas buscam por profissionais que consigam muito mais do que desempenhar suas funções, mas que também somem, agreguem valor com suas visões, suas habilidades, suas estratégias.

Investir em aperfeiçoamento e manter-se sempre atualizado são fundamentais para o profissional se diferenciar dentre tantos outros. Preocupar-se em desenvolver novas habilidades é estar sempre um passo à frente da concorrência.

E quando falamos sobre qualificação profissional isso envolve muitas coisas, desde um curso de pós-graduação a cursos livres e eventos que possam contribuir com conhecimentos e experiências.

 

A importância da qualificação profissional para a empresa

 

É claro que o interesse em se manter sempre atualizado e bem qualificado deve ser do profissional. Afinal, é a carreira dele que está em jogo, certo? Por um lado, sim. Mas a empresa que reconhece a importância de ter em seu quadro profissionais bem qualificados, também entende a importância de se investir em programas de capacitação.

Toda empresa que elabora um planejamento para desenvolver e capacitar seus funcionários entende que esta iniciativa traz benefícios e ganhos como um todo.

A capacitação profissional é um processo de melhorias contínuas e é cada vez mais oferecido pelas empresas.

 

Os benefícios da qualificação profissional

 

O melhor desempenho possível

Para obter os melhores resultados é necessário que o time seja comprometido, dedicado e, claro, muito bem qualificado para realizar suas funções e superar as expectativas.

 

Controle de rotatividade

Se a empresa investe no desenvolvimento de seus colaboradores ela terá em seu quadro profissionais treinados e capacitados para às demandas. Isso significa que ela não precisará procurar no mercado outros profissionais para substituir aqueles que já estão dentro da organização. Isso aumenta muito o sentimento de pertencimento e engajamento do colaborador, que passa a se sentir valorizado profissionalmente.

 

Profissionais mais confiantes e engajados

Quanto mais você estuda e aprende sobre determinado assunto, mais confiante e seguro você se sente para desempenhar determinadas funções. E qual empresa não quer ter profissionais engajados e certos do que estão fazendo?

 

Equipes motivadas

O profissional que enxerga na empresa uma oportunidade de desenvolvimento, automaticamente, passa a se sentir mais motivado. Isso muito tem a ver com a valorização que a empresa deposita em seu colaborador. Afinal, se a empresa investe na capacitação dele, as chances de ele dar o seu melhor são muito maiores.

 

Atração de talentos

Quando uma empresa é reconhecida no mercado como aquela que valoriza o profissional e investe nele, automaticamente ela vai atrair talentos para o seu quadro. Afinal, todos querem trabalhar num lugar onde há oportunidades de crescimento e desenvolvimento para suas carreiras.

Para isso, fortalecer o employer branding é muito importante, uma vez que divulgar as ações internas ajuda a atrair esses bons talentos.

 

Como incluir o desenvolvimento profissional na empresa

 

Já imaginou que a possibilidade de incluir o desenvolvimento profissional na sua empresa pode estar atrelada ao pacote de benefícios? Isso mesmo. Além do básico que toda empresa já oferece, como: vale-refeição e alimentação, plano de saúde e odontológico, que tal oferecer a qualificação profissional?

Traçar um plano de capacitação interna por meio da própria universidade corporativa, por exemplo, pode ser o pulo do gato. As áreas de recursos humanos e de treinamento e desenvolvimento podem fazer um levantamento de necessidades de treinamento. E desta forma, realizar um programa de capacitação que pode envolver, inclusive, uma plataforma de aprendizagem digital.

São inúmeras as possibilidades que existem para incluir a qualificação profissional na empresa e, assim, atrair e reter talentos.

Oferecer ao candidato uma vaga com a possibilidade de um futuro promissor, de desenvolvimento profissional, cria um diferencial enorme para a empresa.

 

Conclusão

 

Com este artigo, acreditamos que você entendeu a importância da qualificação profissional para atrair e reter talentos. Sua empresa não deve encarar os programas de capacitação como um gasto. Muito pelo contrário. Isso deve entrar na planilha de investimentos, uma vez que ter no quadro de colaboradores profissionais bem capacitados e qualificados só trará benefícios para a empresa, como já foi dito anteriormente.

Não deixe de compartilhar este conteúdo. E se você deseja criar programas de capacitação para os seus colaboradores, confira as nossas soluções. Entre em contato conosco para que possamos ajudar a sua área de T&D.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *