Employer branding: como fazer da sua empresa o melhor lugar para trabalhar

Você já deve ter ouvido falar no termo employer branding. Ele, nada mais é, do que uma estratégia de marketing que faz a empresa ter uma imagem positiva no mercado. Pois é, quando as empresas são consideradas lugares de excelência para se trabalhar, elas passam a atrair talentos. Afinal, quem não quer estar trabalhar no “melhor lugar do mundo?”

Mas como fazer da sua empresa esse local? Como fazer com que os colaboradores enxerguem a sua organização como uma segunda casa, um patrimônio a ser zelado? Continue a leitura e entenda.

 

O conceito de employer branding

 

Imagine um cenário cada vez mais competitivo. Como atrair pessoas realmente qualificadas, talentosas e com muita vontade de trabalhar na sua empresa? Ora, a sua empresa deve ser, de fato, um lugar muito bom para se estar.

O conceito de employer branding – marca empregadora – chegou com tudo com o objetivo de reforçar a imagem positiva da empresa no mercado. Colaborador satisfeito torna-se “embaixador” espontâneo da sua empresa, o famoso “vestir a camisa”, sobre o qual já falamos por aqui.

Quando a estratégia de employer branding é executada de forma assertiva, a empresa passa a ser vista como uma ótima opção de desenvolvimento profissional. Quem não gosta de ter no currículo o nome de uma empresa bem avaliada? Isso faz com que profissionais talentosos se interessem por fazer parte do quadro de colaboradores da tal empresa.

 

Dicas para executar o conceito de employer branding

 

Confira algumas dicas que separamos para você entender como empregar o conceito de employer branding na sua empresa. Confira!

 

Planejamento

 

Não adianta, planejamento é o começo de qualquer negócio. Sem planejamento você pode até iniciar um projeto, mas não se surpreenda se houver imprevistos no meio do caminho. Defina as equipes que irão atuar no projeto e as responsabilidades de cada um. Não deixe de acompanhar os indicadores de eficiência e eficácia para saber se todos estão no caminho certo.

 

Diagnóstico

 

Como a sua empresa é vista hoje pelos seus colaboradores? Mapear a percepção do ambiente de trabalho que a sua empresa oferece é uma ótima maneira de responder essa pergunta. Faça um levantamento das necessidades atuais, ouça seus colaboradores: as remunerações estão de acordo com o mercado? Há pacotes de benefícios? Qual é o estilo de gestão e liderança que existem hoje na sua organização?

 

Qual é o perfil desejado?

 

Entender e saber quais são os profissionais capazes de ocupar determinados cargos são de extrema importância. Se o objetivo é formar um time assertivo, isso deve começar, obviamente, no processo seletivo.

Coloque os profissionais da empresa como centro das atenções e você perceberá que, automaticamente, todo esforço e empenho se transformarão em uma participação ativa dos colaboradores. Não há profissional que, ao se sentir satisfeito e valorizado, deixe de “vestir a camisa” e defender de forma instintiva o local onde trabalha. Se a empresa opta por criar um vínculo com o funcionário além do habitual, a tendência ao comprometimento é ainda maior.

 

Crie formas de atrair o público-alvo

 

Uma das maneiras que as empresas podem usar para atrair e reter os talentos é oferecer a eles o que eles desejam e procuram no mercado. O que a sua empresa tem para oferecer de diferente com relação à concorrência?

Lembre-se de que investir em salários compatíveis é fundamental, mas também é importante prestar atenção nos pacotes de benefícios que possam ser oferecidos.

 

Aposte no marketing digital

 

Há uma série de estratégias que podem ser adotadas no marketing digital para motivar os colaboradores, como: mostrar os bastidores da empresa, o dia a dia, compartilhar a cultura organizacional da empresa, divulgar depoimentos dos funcionários, permitir até mesmo que os próprios colaboradores participem da produção de conteúdo do blog corporativo, por exemplo.

 

Ambiente agradável

 

Se a empresa trabalha no modelo presencial, é muito importante oferecer um ambiente agradável para os colaboradores. Algum local que permita momentos de relaxamento e descontração, promover lanches e confraternizações durante o mês, enfim, tudo o que permeia o bom convívio social.

Se a empresa é totalmente adepta ao home office, transferir o escritório físico para o virtual também é uma boa opção. Além de, claro, promover encontros virtuais e outras formas de contato e relacionamento corporativo.

 

Reconhecimento

 

É imprescindível reconhecer uma tarefa bem feita, uma meta atingida, um trabalho executado com excelência. O colaborador, quando reconhecido, sente-se valorizado.

 

Os principais desafios do RH

 

São vários os desafios que permeiam o setor de recursos humanos. Mas, sem dúvida, reter talentos e reduzir o turnover estão entre os principais. Como atrair os melhores profissionais do mercado e fazer com que eles permaneçam na empresa?

De fato, não é uma tarefa fácil atingir esses objetivos. Mas quando a empresa acerta o alvo, o resultado é só positivo: a produtividade cresce, o nível de satisfação de seus colaboradores aumenta e, ainda por cima, atrai olhares do mercado. Sim, a empresa passa a chamar a atenção daqueles profissionais que estão se destacando do lado de fora, deixando-os com uma imensa vontade de fazer parte mesmo time.

Quando um colaborador ou um candidato avalia uma empresa, alguns pontos são levados em consideração, como: o reconhecimento profissional, o salário, as oportunidades de crescimento na carreira, a valorização da capacitação profissional.

 

Os benefícios das ações de employer branding

 

Atrair e reter talentos

 

Nesse sentido, a Google é um dos exemplos existentes no mercado de empresas mais cobiçadas para se trabalhar no mundo. São mais de 2,5 milhões de pessoas com interesse em fazer parte daquele time. Isso não aconteceu por acaso. A empresa trabalha o conceito de employer branding muito bem e todos conhecem a imagem de ‘lugar feliz’ para se trabalhar. Isso significa que as técnicas utilizadas como algumas regalias e a valorização de quem trabalha na empresa funcionam e atraem olhares dos que estão de fora.

 

Candidaturas espontâneas e redução de custos no recrutamento

 

Se as pessoas reconhecem naquela empresa um bom lugar para estar, elas irão se candidatar e enviar seus currículos para aquela organização. Isso colabora para que o processo de seleção seja menos dispendioso.

 

Aumento de produtividade

 

Pelos motivos já mencionados, os colaboradores que se sentem valorizados, reconhecidos e que se identificam com a cultura organizacional da empresa tendem a estar sempre motivados. Automaticamente, eles permanecem estimulados a produzir sempre mais.

 

Cria “embaixadores” da marca

 

Mais uma vez: funcionários satisfeitos e motivados se transformam em verdadeiros “embaixadores” da sua marca. O orgulho de fazer parte do time e fará com que eles exponham ao mundo o quanto gostam de trabalhar em uma empresa com a qual eles se identificam.

 

Conclusão

 

Sentir-se parte do negócio, ser ouvido, ter sua opinião considerada aumentam o comprometimento do colaborador com a empresa.

Como podemos ajudar a sua empresa?

A EADSKILL tem inúmeras soluções para ajudar a sua empresa a executar o conceito de employer branding. Como? Realizando vários tipos de treinamento e desenvolvimento. Entre em contato com a gente para realizar uma consultoria educacional e fazer um levantamento dos seus desafios em T&D.

Por último, a gente sabe bem que não é fácil conquistar os objetivos e vencer os obstáculos, mas juntos pela m esma causa vai ser bem mais fácil. Teremos prazer em ajudar!

 

 

 

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