Você acessa o Linkedin e lá estão os posts de colaboradores motivados, felizes e sempre dispostos a “vestir a camisa” de suas respectivas empresas. Como fazer com que seus funcionários se tornem, espontaneamente, “embaixadores” da sua marca, envolvidos com os objetivos e metas da organização de forma que o conceito de employer branding – referência de marca empregadora – fique em evidência?
Neste artigo, vamos falar sobre como conquistar seus colaboradores para que eles se sintam engajados e motivados a “vestir a camisa” da empresa. Boa leitura!
1. Vestir a camisa da empresa, a melhor possível
Já parou para pensar o que faz alguém torcer para um determinado time e vestir a sua camisa? Convenhamos que não é porque a cor é bonita ou porque o modelo é interessante, mas por tudo o que aquela camisa representa, certo? É assim com o funcionário que decide “vestir a camisa” da empresa.
O colaborador precisa ter orgulho de trabalhar onde está. Ele deve se sentir confortável, “em casa” e totalmente alinhado com a cultura organizacional da empresa.
Se ele estiver desmotivado e desinteressado pode ter certeza que a produtividade irá cair. Nenhum esforço será feito para “comprar a causa” da organização. No máximo, o colaborador vai tentar fazer o famoso “feijão com arroz” para evitar ser demitido. E não é esse tipo de funcionário que você nem nenhum gestor deseja ter em sua equipe, concorda?
2. Liderança ativa e motivadora
Você não quer funcionários trabalhando exaustivamente, já falamos sobre os perigos que isso pode acarretar como a Síndrome de Burnout. Porém, contar com uma equipe disposta a trabalhar mais quando for necessário, dando o seu melhor em prol dos bons resultados, é um benefício e tanto para qualquer gestor.
E o papel do líder é justamente impulsionar a equipe, saber delegar, mas também colocar a “mão na massa”, com o intuito de entender todo o processo e suas dificuldades.
O líder motiva, convence por meio de seu exemplo diante das tarefas, contamina com boas atitudes. E o colaborador que presencia isso, enxerga o comprometimento de seu gestor e se esforça, automaticamente, para entregar o seu melhor.
3. Não é só sobre salários
Ninguém trabalha de graça. Isso é óbvio. Vivemos em um mundo material, onde precisamos de dinheiro para adquirir o que desejamos. O funcionário recebe seu salário em troca de seu comprometimento e trabalho. É normal que, ao receber uma proposta de emprego que pague mais, ele não pense duas vezes.
Mas o que fazer para que este funcionário, ao receber tal proposta, pense não duas, mas três vezes antes de aceitá-la ou até mesmo resolva recusá-la de imediato? A resposta é: criar um vínculo de reciprocidade.
O colaborador que está satisfeito com o emprego, que tem liberdade para expressar suas opiniões, expor novas ideias, pensar fora da caixa, cria um vínculo de reciprocidade com a empresa onde atua.
Por este motivo, muitas vezes, você pode ouvir histórias de pessoas que recusaram salários mais altos justamente porque não teriam as mesmas condições ou relações de trabalho no emprego novo como as que já têm no atual. Algo como: “Eu tenho tanto ‘espaço’ aqui dentro, confiam tanto no que faço, esse lugar é tão incrível de se trabalhar… só posso devolver gratidão.”
4. Capacitação e desenvolvimento
Uma empresa determinada a ter colaboradores engajados, que vistam a camisa, sabe que investir em treinamento e desenvolvimento traz benefícios para todos.
Existe um plano de carreira para seus funcionários? Há oportunidades de crescimento para os colaboradores? A empresa enxerga a importância de manter suas equipes atualizadas, pensa no futuro de seus funcionários e já adotou uma política de treinamento e capacitação?
5. Dê autonomia
Eventualmente, experimente delegar, mas também dar autonomia sobre determinados assuntos para seus funcionários. Promova e incentive a transformação ao conceder responsabilidades e envolver seus colaboradores em decisões importantes.
Quem se sente, de fato, parte do processo, “veste a camisa” e novas ideias surgirão com um único propósito: a evolução do negócio.
6. Incentive
Demonstre reconhecimento pelos esforços que o seu colaborador faz. Elogie, ofereça melhores condições e ferramentas de trabalho, incentive-o com o custeio de cursos e treinamentos para o seu desenvolvimento profissional. Seja grato e motive a sua equipe.
Conclusão
Em síntese, ter colaboradores engajados e satisfeitos é sinônimo de ter, na sua empresa, representantes fiéis da sua marca diante do mercado e dos clientes. Listamos acima algumas dicas que podem contribuir e muito para que a sua empresa tenha, no corpo de funcionários, pessoas que realmente “vestem a camisa” da organização e “comprem a sua causa.”
Portanto, se dentro dessas dicas você identificou a necessidade de realizar treinamentos e desenvolvimento dos seus funcionários, confira as nossas soluções.
Conte aqui pra gente: como é a realidade da sua empresa hoje? Seus colaboradores vestem a camisa?