Quando falamos sobre a falta de motivação no trabalho, muitas vezes as pessoas pensam logo na remuneração que não é boa. Porém, a satisfação profissional vai muito além de um bom salário. É claro que a recompensa financeira é importante, mas nem sempre ela é a causa principal do descontentamento. Um elogio, um reconhecimento de um trabalho bem feito, um plano de carreira e uma política de treinamento e desenvolvimento podem fazer toda a diferença para uma equipe desmotivada, para aquele funcionário que não está estimulado a produzir.
Como identificar a desmotivação?
Primeiramente, há inúmeros fatores que indicam uma equipe desmotivada. Desde já, o gestor precisa ficar atento aos sinais para que a situação seja revertida. Ainda mais porque um funcionário desmotivado é prejudicial para a empresa, pois isso interfere diretamente na produtividade e nos resultados. Ter alguém desmotivado na equipe pode ser, inclusive, um estímulo negativo para os demais colegas. Confira os pontos a serem observados:
- Conflitos frequentes
- Indiferença ao realizar atividades
- Aumento de ausência e atrasos
- Queda na qualidade do trabalho
- Mudança no comportamento e no humor
Conflitos frequentes
Colaboradores desmotivados tornam-se indiferentes ao clima organizacional da empresa. Eles já não se importam mais com as consequências que seu comportamento inapropriado poderá trazer tanto para eles quanto para o restante da equipe.
Em outras palavras, se eles, frequentemente, estão em atrito com outros colegas, isso pode ser um sinal de que o estresse está alto. Podendo ocorrer, principalmente, se houver muita demanda ou falta de planejamento das tarefas.
Indiferença ao realizar as atividades
Colaboradores desmotivados tendem a não se importar com as tarefas a serem realizadas. Isso acaba fazendo com que eles produzam de forma automática, realizando somente o “feijão com arroz”, sem prestar atenção nos detalhes.
Aumento de ausência e atrasos
Faltar frequentemente ou se atrasar várias vezes é um sinal de que algo está errado. Pode ser desmotivação ou algum problema pessoal. É de extrema importância o gestor se aproximar e se mostrar aberto a conversas para entender os motivos reais, a fim de procurar uma solução.
Queda na qualidade do trabalho
Se um colaborador ou uma equipe, que sempre entregou seu trabalho com qualidade, passa a ter uma queda na entrega é preciso ficar em alerta. Há falta de comunicação? Há frustração nas atividades demandadas quanto ao cargo ocupado? Um bom relacionamento entre gestor e funcionário ajuda a prevenir e a entender o cenário.
Mudança de comportamento e humor
Quem não está satisfeito com alguma coisa dificilmente consegue manter o bom humor. Mais uma vez o papel do gestor é de suma importância. Ele deve prestar atenção se o colaborador se encontra mais introspectivo, triste e indisponível para conversas casuais.
Treinamento e desenvolvimento como soluções
Antes de tudo, demonstre interesse em seu colaborador. A imagem de um chefe autoritário não deve existir mais. O gestor deve se apresentar como um líder disposto a apoiar a sua equipe e estar presente para seus funcionários.
Do mesmo modo, estar à disposição, esclarecer dúvidas e prestar todo o suporte necessário são ações que todo gestor deve ter no dia a dia. Mas mais do que isso, contribuir e ajudar seus colaboradores no que for preciso.
Não há mais espaço para modelos rígidos de gestão. Saber estar à frente de uma equipe envolve empatia e cumplicidade. Esse é o papel de um líder na condução de um grupo.
Experiência do funcionário
Toda empresa que se preze sabe que a experiência do consumidor é importante. Mas e a experiência do funcionário (employee experience)? Sim! É muito importante que o seu colaborador tenha uma experiência positiva na empresa, desde o momento do recrutamento até a sua rotina como funcionário.
E como fazer isso? Mostrar que ele é valorizado, abrindo espaço para o treinamento e o desenvolvimento de pessoas. Isso significa que a empresa não se preocupa apenas com os resultados que o colaborador produz, mas também com o seu crescimento e bem-estar pessoal e profissional.
Por que investir em treinamento e desenvolvimento para motivar o colaborador?
Um dos principais motivos que levam as empresas a investir em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários é o aumento da produtividade. Mas ele não está relacionado apenas à elevação do conhecimento técnico. Logo, há várias formas de promover o treinamento e desenvolvimento de pessoas em uma empresa, sendo que cada uma possui um objetivo específico diferente. Como resultado, graças à tecnologia e à maior elaboração do conhecimento na área, basta escolher o método que melhor se encaixa no que você busca.
Sob o mesmo ponto de vista, veja aqui alguns dos principais exemplos de treinamentos disponíveis:
Integração
Este treinamento tem como objetivo facilitar a entrada de novas pessoas na equipe e preparar o colaborador para cumprir funções diárias com mais qualidade e eficiência.
Liderança
A liderança não é apenas um talento, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida. Se você tiver um time amplo, então é importante ter figuras de liderança em todos os pontos.
Técnico
O treinamento técnico ocorre quando o colaborador precisa aprender utilizar uma ferramenta nova antes de cumprir suas funções.
Motivacional
Quando a equipe perde o empenho, é muito importante que o líder converse com todos, sobretudo para descobrir o que eles precisam para recuperar o engajamento e promover ações que ajudem a desenvolver essas atitudes novamente.
O líder é aquele parceiro/mentor que trabalha constantemente na capacitação de seus colaboradores. O principal objetivo é minimizar a insatisfação da equipe que não vê perspectiva de crescimento na empresa. Qualificar e desenvolver a sua equipe contribui, e muito, para a geração de resultados cada vez mais sólidos.
Neste sentido, investir em workshops internos, promover e participar de congressos e palestras dentro da área de atuação, além de desenvolver planos de treinamentos são ótimas alternativas para motivar os colaboradores.
Em síntese, se você percebeu que sua equipe anda desmotivada, não hesite em procurar soluções para reverter este quadro. Capacitar seus funcionários e investir em treinamentos são boas maneiras de motivá-los. Afinal, colaboradores satisfeitos com o ambiente de trabalho, consequentemente entregam melhores resultados e engajam os colegas a fazer o mesmo.
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