Entenda como utilizar a tecnologia para a aprendizagem corporativa

 

Entenda em nosso artigo como utilizar a tecnologia para a aprendizagem corporativa!

Os avanços tecnológicos estão sendo muito úteis para a otimização dos resultados apresentados pelas empresas. Além disso, eles também se mostram extremamente benéficos na promoção da aprendizagem e desenvolvimento dos colaboradores.

Por isso, utilizar a tecnologia para a aprendizagem corporativa é uma prática muito sábia para conquistar profissionais de alta performance.

Nesse artigo, vamos expor mais benefícios para essa prática e sugerir algumas ferramentas da tecnologia que podem ser utilizadas para capacitar os profissionais. Confira!

 

Benefícios de utilizar a tecnologia no processo de aprendizagem corporativa

 

Vejamos abaixo os principais benefícios de utilizar a tecnologia para a aprendizagem corporativa.

 

Economizar com estrutura

 

Com o uso da tecnologia, não é necessária a reserva de um ambiente para a realização da capacitação, posto que os profissionais podem ter acesso a esse conteúdo em qualquer ambiente em que haja internet e um aparelho eletrônico disponível.

Dessa forma, há a economia com a estrutura e os participantes não precisarão se ausentar de seus postos de trabalho para conseguirem efetuar seus treinamentos.

 

Motivar os funcionários

 

Ao investir em tecnologia para aprendizagem dos profissionais, eles se sentirão valorizados e motivados a se desenvolver cada vez mais para se tornarem competitivos e apresentarem resultados melhores e mais rápidos.

 

Aumentar o volume de treinamentos

 

Como ocorre a otimização do tempo e do espaço, a tecnologia para aprendizagem possibilita no aumento do volume de treinamentos. Ou seja, mais capacitações podem ser fornecidas em um menor período de tempo e de uma maneira mais prática.

 

Melhorar a produtividade

 

A capacitação constante promove a melhoria na produtividade, afinal, os profissionais estarão mais cientes de suas atividades e se tornarão mais ágeis na resolução de desafios e na conclusão de suas funções na companhia.

 

Facilidade no aprendizado

 

Por ter uma linguagem clara, objetiva e didática, a tecnologia promove maior facilidade no aprendizado, posto que o profissional não será exposto a treinamentos exaustivos e com informações demasiadas ou desnecessárias.

Isso significa que será mais fácil para os colaboradores compreenderem e colocar em prática o que estiver sendo ensinado.

 

Como a tecnologia pode ser usada na educação corporativa

 

A seguir veremos como a tecnologia pode ser usada na educação corporativa. Confira!

 

Realidade aumentada

 

A realidade aumentada permite a interação dos usuários com o mundo virtual através do dispositivo móvel. Ou seja, promove a sensação de que o indivíduo se encontra no próprio ambiente que está sendo proposto pelo dispositivo.

Essa ferramenta viabiliza em demasia o aprendizado, pois o participante consegue ter uma experiência real e praticamente palpável do que está sendo exposto na capacitação.

 

Realidade virtual

 

A realidade virtual é realizada em um ambiente seguro e controlado. Ela promove ao usuário a ilusão de estar inserido em determinado ambiente e situação no qual ele pode tomar decisões que terão consequências no resultado final da simulação.

Ou seja, o profissional pode ser inserido em uma situação decisiva do trabalho e simular qual seria sua ação, caso estivesse na posição em questão, e quais seriam as consequências reais de sua ação.

 

Gamificação

 

A gamificação é uma ferramenta de aprendizagem muito interessante, pois ela promove o ensino por meio de jogos. Ou seja, o usuário aprende e se diverte buscando captar os conhecimentos da melhor forma possível para ganhar pontos na dinâmica.

Essa ferramenta promove o engajamento e o instinto competitivo do profissional.

 

Vídeos interativos

 

Os vídeos interativos são muito interessantes para captar a atenção dos usuários no ensino à distância. Eles promovem uma dinâmica de ensino como se fosse um diálogo com o indivíduo e este terá a oportunidade de responder às questões objetivas que serão propostas, como se fosse um contato presencial.

O uso de vídeos interativos é uma excelente estratégia, pois são menos custosos e promovem uma ótima experiência ao participante.

 

Mobile learning

 

O mobile learning permite que os usuários tenham acesso aos conteúdos da capacitação por meio de tablets, smartphones e notebooks em tempo real. Ou seja, em qualquer ambiente com internet é possível ter acesso à capacitação e adiantar os estudos.

 

Big Data

 

O Big Data é uma ferramenta fundamental porque consegue mapear o perfil de aprendizagem dos participantes e, por meio dessas informações, promove treinamentos personalizados.

Ou seja, os colaboradores passam a ter acesso aos conteúdos que mais se encaixam aos seus comportamentos e que são mais úteis para seu desenvolvimento.

Por isso, é muito relevante investir no Big Data para o sucesso dos treinamentos na companhia. Afinal, ele é capaz de promover conteúdos personalizados que vão atrair o interesse dos profissionais de maneira mais rápida e direcionada.

 

Webinar

 

O webinar é uma grande tendência, pois trata-se da capacitação feita por vídeo conferências, que possibilita aos usuários deixar comentários sobre suas questões e percepções em relação ao treinamento.

Essa ferramenta é interessante porque promove uma interação que é inviável nos treinamentos que são feitos por vídeos previamente gravados.

Logo, o webinar promove melhoria na interação à distância com o capacitador e facilita a internalização dos conhecimentos por parte dos profissionais que se mostrarão cada vez mais engajados a participar da capacitação.

 

Importância da utilização da tecnologia na educação corporativa

 

A tecnologia é extremamente importante na educação corporativa, porque conquista profissionais de alta performance e capazes de contribuir cada vez mais para o sucesso da companhia.

Além disso, a tecnologia para a aprendizagem conta com conteúdos personalizados e que se encaixam às estratégias da empresa. Logo, os colaboradores desenvolverão as habilidades necessárias para apresentarem alta performance.

Para contar com esse recurso de uma maneira segura e estratégica, o ideal é contratar empresas especializadas nisso. Temos o exemplo da EADSkill, que é uma companhia que promove soluções de educação à distância com extrema qualidade e compromisso.

Como vimos, fazer uso da tecnologia para aprendizagem é uma estratégia muito sábia para garantir a competitividade no mercado. Por isso, vale a pena investir em capacitação para os profissionais, e contar com uma empresa especializada é a maneira mais inteligente de garantir resultados rápidos e eficazes.

E então, está pronto para revolucionar a qualidade na capacitação dos seus profissionais? Entre em contato com a equipe EADSkill e veja como podemos ajudá-lo!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *