Case de Sucesso Porto: como transformamos um desafio em uma jornada de sucesso e engajamento

A Porto iniciou suas atividades em 1945, com apenas 50 colaboradores. Hoje, com mais de 75 anos de mercado, possui três verticais de negócios: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank, formando assim, um conjunto de soluções de proteção.

Atualmente, a Porto conta com quase 14 mil colaboradores, 12 mil prestadores, mais de 36 corretores parceiros, mais de 11 milhões e meio de clientes e 55 sucursais escritórios regionais em todo o Brasil.

Reconhecida como uma das maiores seguradoras do país, a Porto hoje é mais do que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente.

 



Por que esse treinamento foi solicitado?

 

A Porto entende a importância das ações de treinamento como método eficaz de engajar todos os seus quase 14 mil colaborações em suas campanhas e “sonhos”.

Conectado ao “sonho” de dobrar o número de clientes em cinco anos, o benefício PORTO EM AÇÃO foi lançado em 2022.

Este projeto teve como principal desafio desenvolver uma experiência de aprendizagem 100% digital, cujo objetivo educacional era esclarecer o conceito e as premissas do novo benefício.

 



Desafios

 

Nosso objetivo era levar conhecimento a quase 14 mil colaboradores, de maneira 100% digital. Para isso, criamos uma experiência inovadora que combinou o melhor do mundo virtual com a praticidade e familiaridade visual do Instagram.

 



Solução

 

Desenvolvemos um Learning Map fazendo uma releitura da rede social Instagram como menu para a Websérie da PORTO, no qual até mesmo os quizzes para transferência e fixação da aprendizagem seguiram o formato da rede social. Foi a solução educacional estratégica e assertiva para esclarecer o conceito e as premissas do novo benefício Porto em Ação. Além disso, garantimos que a experiência de aprendizagem fosse divertida e interativa, aumentando ainda mais o engajamento dos colaboradores.

 

A EADSKILL foi além do desafio proposto por nós, trazendo um design diferenciado no modelo de rede social para o curso, o que tornou a navegabilidade e experiência do aprendiz muito bacana. Recebemos diversos elogios de nossos colaboradores.” – Cibele Silveira, Analista de Educação e Aprendizagem.

 



Um treinamento com a cara de uma rede social para a Porto

 

Nesse contexto, experiências de aprendizagem dos adultos devem ser pautadas em questões emocionais. Não se trata de raiva, tristeza, alegria ou medo, mas sobre o envolvimento que aquele conteúdo pode significar para a vida do aprendiz/colaborador.

Por isso, é fundamental que um processo de aprendizagem seja sustentado em três pilares:

  • Emoção (Querer fazer);
  • Cognição (Desenvolver pensamento crítico e criar significado); e,
  • Transferência (Saber fazer).

A EADSKILL propôs uma solução baseada nesses três pilares: Leaning Map (emoção), Websérie (cognição) e Quiz Interativo (transferência).

 



Learning Map

 

As redes sociais têm apresentado um notável crescimento de usuários, principalmente nos últimos anos, acentuado também pelo advento da COVID-19.

Esses ambientes digitais, espaços naturais de interação e comunicação virtual possibilitam o acesso à informação em tempo real, a qualquer tempo e de qualquer espaço, o que os transforma em meios ideais para a construção e o compartilhamento de conhecimento.

Para impulsionar os resultados de aprendizagem, a Websérie foi apresentada através de uma linguagem visual personalizada e atrativa, a qual o público-alvo possui afinidade e interesse, perante uma releitura do Instagram. A seguir, apresentamos um esquema para esboçar a ideia criativa para este Learning Map.

 

Learning Map da Porto

 



Websérie

 

O conteúdo foi explorado por meio de uma Websérie composta por oito episódios de até cinco minutos, onde um ator ou atriz esclareceu conceitos e premissas do novo benefício PORTO EM AÇÃO, abordando os seguinte temas:

  • O que é Porto em Ação?

    • Qual a regra?
    • Qual o cálculo?
    • Como é realizada a comunicação dos resultados?
    • O que é uma ação?
    • Como ganhar dinheiro através de ações?
    • Como realizar a gestão de ações?
    • Encerramento

 



Quiz

 

O treinamento apresentou exercícios para fixação da aprendizagem. A proposta seguiu um Quiz com o layout do Instagram, que foi construído de forma contextualizada, trazendo exercícios para que o colaborador tivesse a oportunidade de transferir e avaliar os conhecimentos e conceitos adquiridos durante a Websérie.

 



Conclusão

 

O case de sucesso Porto ilustra, de forma impactante, como o desenvolvimento inovador contribui significativamente para a área de treinamento de uma empresa. A abordagem interativa e envolvente permitiu a disseminação eficiente do conhecimento, incentivou a participação ativa dos colaboradores e promoveu um ambiente de aprendizado contínuo.

Com este case de sucesso, mostramos que é possível superar desafios e transformá-los em oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa jornada de sucesso e engajamento!

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