A Porto iniciou suas atividades em 1945, com apenas 50 colaboradores. Hoje, com mais de 75 anos de mercado, possui três verticais de negócios: Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank, formando assim, um conjunto de soluções de proteção.
Atualmente, a Porto conta com quase 14 mil colaboradores, 12 mil prestadores, mais de 36 corretores parceiros, mais de 11 milhões e meio de clientes e 55 sucursais escritórios regionais em todo o Brasil.
Reconhecida como uma das maiores seguradoras do país, a Porto hoje é mais do que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente.
Por que esse treinamento foi solicitado?
A Porto entende a importância das ações de treinamento como método eficaz de engajar todos os seus quase 14 mil colaborações em suas campanhas e “sonhos”.
Conectado ao “sonho” de dobrar o número de clientes em cinco anos, o benefício PORTO EM AÇÃO foi lançado em 2022.
Este projeto teve como principal desafio desenvolver uma experiência de aprendizagem 100% digital, cujo objetivo educacional era esclarecer o conceito e as premissas do novo benefício.
Desafios
Nosso objetivo era levar conhecimento a quase 14 mil colaboradores, de maneira 100% digital. Para isso, criamos uma experiência inovadora que combinou o melhor do mundo virtual com a praticidade e familiaridade visual do Instagram.
Solução
Desenvolvemos um Learning Map fazendo uma releitura da rede social Instagram como menu para a Websérie da PORTO, no qual até mesmo os quizzes para transferência e fixação da aprendizagem seguiram o formato da rede social. Foi a solução educacional estratégica e assertiva para esclarecer o conceito e as premissas do novo benefício Porto em Ação. Além disso, garantimos que a experiência de aprendizagem fosse divertida e interativa, aumentando ainda mais o engajamento dos colaboradores.
A EADSKILL foi além do desafio proposto por nós, trazendo um design diferenciado no modelo de rede social para o curso, o que tornou a navegabilidade e experiência do aprendiz muito bacana. Recebemos diversos elogios de nossos colaboradores.” – Cibele Silveira, Analista de Educação e Aprendizagem.
Um treinamento com a cara de uma rede social para a Porto
Nesse contexto, experiências de aprendizagem dos adultos devem ser pautadas em questões emocionais. Não se trata de raiva, tristeza, alegria ou medo, mas sobre o envolvimento que aquele conteúdo pode significar para a vida do aprendiz/colaborador.
Por isso, é fundamental que um processo de aprendizagem seja sustentado em três pilares:
- Emoção (Querer fazer);
- Cognição (Desenvolver pensamento crítico e criar significado); e,
- Transferência (Saber fazer).
A EADSKILL propôs uma solução baseada nesses três pilares: Leaning Map (emoção), Websérie (cognição) e Quiz Interativo (transferência).
Learning Map
As redes sociais têm apresentado um notável crescimento de usuários, principalmente nos últimos anos, acentuado também pelo advento da COVID-19.
Esses ambientes digitais, espaços naturais de interação e comunicação virtual possibilitam o acesso à informação em tempo real, a qualquer tempo e de qualquer espaço, o que os transforma em meios ideais para a construção e o compartilhamento de conhecimento.
Para impulsionar os resultados de aprendizagem, a Websérie foi apresentada através de uma linguagem visual personalizada e atrativa, a qual o público-alvo possui afinidade e interesse, perante uma releitura do Instagram. A seguir, apresentamos um esquema para esboçar a ideia criativa para este Learning Map.
Websérie
O conteúdo foi explorado por meio de uma Websérie composta por oito episódios de até cinco minutos, onde um ator ou atriz esclareceu conceitos e premissas do novo benefício PORTO EM AÇÃO, abordando os seguinte temas:
- O que é Porto em Ação?
• Qual a regra?
• Qual o cálculo?
• Como é realizada a comunicação dos resultados?
• O que é uma ação?
• Como ganhar dinheiro através de ações?
• Como realizar a gestão de ações?
• Encerramento
Quiz
O treinamento apresentou exercícios para fixação da aprendizagem. A proposta seguiu um Quiz com o layout do Instagram, que foi construído de forma contextualizada, trazendo exercícios para que o colaborador tivesse a oportunidade de transferir e avaliar os conhecimentos e conceitos adquiridos durante a Websérie.
Conclusão
O case de sucesso Porto ilustra, de forma impactante, como o desenvolvimento inovador contribui significativamente para a área de treinamento de uma empresa. A abordagem interativa e envolvente permitiu a disseminação eficiente do conhecimento, incentivou a participação ativa dos colaboradores e promoveu um ambiente de aprendizado contínuo.
Com este case de sucesso, mostramos que é possível superar desafios e transformá-los em oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa jornada de sucesso e engajamento!
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