Chatbot na educação corporativa: a tecnologia que está inovando a área

 

A educação corporativa é uma forte aliada nas organizações dos mais diferentes portes.

Isso porque, diante de cenários repletos de desafios em busca da melhoria, da qualificação de profissionais e da retenção de talentos, a capacitação é fator essencial para oferecer diferenciais competitivos para as empresas ao mesmo tempo em que ajuda a atrair e reter os melhores colaboradores.

Soluções tecnológicas, como o chatbot, surgem como facilitadores da educação corporativa, pois eles tornam os processos mais ágeis e, por vezes, muito mais econômicos.

Quer saber o que é essa tecnologia e como ela funciona? Então acompanhe este post!

O que é chatbot e como ele atua na educação corporativa?

 

A inteligência artificial está mudando rapidamente a educação — e o e-learning — e os chatbots estão se tornando ferramentas de aprendizado incrivelmente úteis.

Eles são softwares que tentam imitar a linguagem humana e, nessa tecnologia, um sistema de informação faz o cruzamento de mensagens enviadas pelos usuários e retorna com respostas presentes na base de dados do programa.

Dessa forma, é possível responder automaticamente às dúvidas dos usuários. O sistema funciona como um atendimento padrão de ligação ou SMS e, como exemplo, é possível citar uma situação onde cada número digitado está associado a uma opção de atendimento com respostas gravadas.

Atualmente, a tecnologia evoluiu e os chatbots estão mais sofisticados, pois usam a inteligência artificial. Esses robôs conseguem evoluir e se atualizar a partir de respostas dadas por uma pessoa real — um conceito conhecido como machine learning.

A inteligência artificial aplicada à associação de respostas humanas ganhou mais força no Brasil no ano passado, com a adesão do Facebook ao chatbot. Para Mark Zuckerberg, criador da plataforma, essa tecnologia tornaria possível conversar com robôs da mesma forma com que falamos com um humano.

Com a expansão das funcionalidades da inteligência artificial, surgem novas aplicações que aparecem constantemente e a educação é uma delas.

Avanços na educação e-learning

 

O sistema de ensino, seja nas escolas ou nas empresas, tem sido reconhecido como um setor onde a inovação se move de forma lenta, mas constante. Na última década, tivemos um grande avanço por meio de ferramentas inovadoras para melhorar o ensino e a aprendizagem por meio da tecnologia educacional.

A educação corporativa também aposta nesses novos formatos de treinamentos que ajudam os profissionais a aprender cada vez mais e melhor e, consequentemente, faz com que as empresas atinjam seus melhores resultados.

Investir em educação corporativa à distância tem sido uma das melhores soluções para as empresas que desejam se destacar e as razões por trás disso são várias. Além disso, ela ajuda na redução de custos, um item muito importante nesse momento de economia desacelerada.

Evolução do chatbot e a cooperação entre escolas e empresas

 

A inteligência artificial e o chatbot evoluíram bastante com a evolução da linguagem natural. Isso ocorreu quando a Universidade de Georgetown e a IBM se uniram e apresentaram a primeira demonstração de tradução automática.

Hoje, existem muitas parcerias semelhantes entre empresas e escolas que trabalham para tornar a aprendizagem institucional transparente e mais eficiente. Em 2016, Bill Gates anunciou que a Fundação Bill e Melinda Gates investiu mais de US$ 240 milhões em um projeto tecnológico de inteligência artificial que personaliza a aprendizagem institucional.

 

Como o chatbot ajuda na capacitação dos colaboradores?

 

A utilização de inteligência artificial e chatbots em treinamentos corporativos é, sem dúvida, o futuro da educação corporativa. Com isso, é possível pensar em treinamentos 100% on-line que ocorrem por meio de plataformas de ensino ou e-learning com professores virtuais para reforçar conteúdos, aplicar testes, tirar dúvidas dos alunos e verificar o desempenho geral ao longo do treinamento.

O chatbot é uma maneira inovadora e relativamente econômica de manter o interesse dos profissionais e incentivá-los a aprender ainda mais. Além disso, umas das suas principais vantagens é que ele pode ser disponibilizado tanto para apenas um aluno quanto para centenas deles.

Essa é uma tecnologia com capacidade de atender em larga escala, mas com o poder de ser adaptada para atuar em casos específicos. Isso faz com que o aluno tenha um momento só dele, no qual ele pode interagir e rever os temas do seu interesse quantas vezes quiser.

Como a inteligência artificial está personalizando a educação?

 

Os estudantes que fazem o mesmo curso possuem habilidades, interesses e conhecimentos diferentes. É por isso que eles precisam de tutores pessoais, que possam fornecer explicações individuais e personalizadas.

No entanto, mesmo algumas das instituições mais caras do mundo não são capazes de fornecer esse tipo de serviço. É por isso que os chatbots são a alternativa mais acessível para a aprendizagem pessoal, seja nas escolas ou nas empresas.

O projeto que envolve a Fundação Bill e Melissa Gates, o Facebook e a escola pública Summit utilizam chatbots para palestras básicas. O objetivo é que eles possam ser usados como conselheiros virtuais e adaptem o seu trabalho e currículo às habilidades dos alunos. Assim, os estudantes podem seguir seu próprio ritmo de aprendizagem.

Os chatbots já são utilizados em algumas empresas como tutores verticais. Eles se envolvem em um diálogo com os alunos e cada um deles determina as áreas que precisam saber mais ou estão atrasados. Então, os bots utilizam esses dados para compor um programa de aprendizagem personalizado que se concentra em assuntos determinados.

O trabalho do chatbots é também acompanhar o avanço dos alunos da primeira à última lição, para que assim seja possível verificar suas dúvidas e orientá-los no que for preciso.

Benefícios do chatbots na educação corporativa

 

Com o uso do chatbot na educação corporativa, você garante que suas ações de treinamento e desenvolvimento sejam mais eficientes e que elas mantenham a qualidade do ensino.

A educação à distância pode ser uma solução para criar diferenciais competitivos, já que torna possível a eliminação de barreiras físicas e geográficas, além de proporcionar para as empresas e seus funcionários uma maior flexibilidade de estudo.

Além disso, a educação corporativa à distância consegue estimular o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores por meio da tecnologia, o que garante um treinamento eficaz e mais econômico do que arcar com grandes estruturas físicas, deslocamentos de funcionários e remuneração de tutores presenciais.

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