Entenda a importância da Gamificação na Educação Corporativa

 

A Gamificação na Educação Corporativa é uma estratégia muito interessante para as corporações que desejam melhorar o desempenho e a motivação de seus colaboradores.

Ao contrário dos jogos comuns, em que há um vencedor e um perdedor, a gamificação na educação corporativa propõe atividades que visam desenvolver novos conhecimentos, promover uma competição saudável e minimizar os conflitos, além de melhorar relacionamentos e fazer com que todos se sintam capazes e relevantes.

Em decorrência disso, a ferramenta tem se mostrado um grande diferencial nas empresas. Ficou interessado em entender os motivos que fazem com que essa prática seja um sucesso? Então, continue a leitura do artigo e saiba mais!

 

Facilitação do aprendizado

 

Integrar a gamificação na educação corporativa gera uma grande facilitação no processo de aprendizado do colaborador.

Um dos motivos é o fato de que muitos profissionais têm dificuldade em manter o foco em suas atividades diárias. Porém, quando são desafiados a alcançar suas metas por meio de dinâmicas e jogos, sua atividade mental é direcionada ao que está sendo realizado.

Dessa forma, ao invés de executar o seu trabalho e produzir resultados de forma automática, o colaborador terá uma atenção ativa e será convidado a buscar estratégias inovadoras o tempo todo.

Com isso, sua mente será treinada a ter esse tipo de pensamento dinâmico e prático, e seus níveis de concentração e captação do conhecimento vão se ampliar, fazendo com que o indivíduo multiplique a sua potência de ação.

 

Estímulo à criatividade

 

Por meio das dinâmicas e jogos propostos na estratégia de gamificação, o profissional passa a ser desafiado a ter ideias inovadoras com mais frequência.

Esse exercício estimula a sua criatividade e faz com que ele se torne um colaborador de alta performance, uma vez que as atividades ampliam a sua capacidade de criar novas estratégias corporativas e desenvolvem uma visão sistêmica que o fará lidar de forma mais bem direcionada quando surgirem desafios reais em seu dia a dia de trabalho.

Desta forma, o profissional também terá a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos, o seu mecanismo criativo, a sua inteligência emocional e a suas habilidades para trabalhar em time.

Do ponto de vista da empresa, a formação de equipes altamente capacitadas amplia a sua produtividade e a qualidade de seus processos, aumentando, consequentemente, a sua competitividade no mercado.

 

gamificação na educação corporativa

 

Comunicação e competições saudáveis

 

A gamificação no ambiente corporativo também estimula muito a melhoria da comunicação interna. Isso se explica pelo fato de que os colaboradores terão que trabalhar em conjunto para conseguir chegar a resultados favoráveis, resolver os desafios propostos nos jogos e ser vitoriosos no que se propõem a realizar.

Como resultado, eles desenvolvem um maior senso de parceria. Afinal, a parte de cada indivíduo é muito relevante para o cumprimento das etapas propostas e faz com que se estabeleça uma relação de companheirismo, empatia e colaboração entre os profissionais.

Com isso, o clima organizacional também apresenta melhorias visíveis, uma vez que as equipes passam a compreender melhor a inter-relação entre suas atividades e entendem a importância de cooperarem entre si para que o sucesso seja mútuo.

Já as competições saudáveis, são promovidas a cada momento em que os indivíduos são desafiados a trabalhar em conjunto para driblar os desafios, controlar a ansiedade e a impulsividade para conseguir transpor as etapas e imaginar soluções rápidas e assertivas para solucionar as questões propostas.

Com isso, cada indivíduo coloca à prova suas capacidades e conhecimentos e é estimulado a desenvolver uma melhoria contínua trabalhando em conjunto, com os demais membros da equipe por meio das atividades correlacionadas.

 

Ampliação da motivação dos colaboradores

 

Os jogos de entretenimento, de modo geral, já são uma fonte muito grande de estímulos satisfatórios, pois os jogadores são convidados a se testar constantemente.

Além disso, recebem gratificações por conseguir transpor as etapas propostas, sentem-se felizes quando se veem como competentes e são estimulados a ampliar os seus conhecimentos para se mostrarem cada vez mais capazes de enfrentar os desafios e aumentar as suas habilidades.

No ambiente corporativo não é diferente. Quando a gamificação é incorporada na educação empresarial, os profissionais passam a desenvolver um perfil competitivo saudável e desejam ultrapassar suas barreiras para conseguir concluir o objetivo dos jogos e dinâmicas.

Dessa forma, eles se tornam mais motivados a atuar no dia a dia corporativo e isso faz com que seus resultados sejam multiplicados e sua satisfação no ambiente de trabalho aumente.

Isso se explica pelo fato de que as tarefas deixam de ser mecânicas e sem sentido e passam a representar algo mais profundo para o profissional, promovendo maior interesse e contentamento em atuar.

 

Amenização dos níveis de estresse

 

É muito comum ouvir pessoas dizendo que os jogos são terapêuticos ou que gostam de jogar para esquecer os problemas pessoais. Em alguns casos, isso pode se tornar até mesmo uma patologia, gerando dependência por ser usada como uma válvula de escape psicológico, mas esse não é o caso da gamificação na educação corporativa.

Quando essas dinâmicas são aplicadas de maneira sábia e disciplinada, os níveis de estresse diminuem, pois substâncias relacionadas ao prazer e ao mecanismo de recompensa são liberadas pelo cérebro.

Além disso, melhora-se a capacidade de interação dos indivíduos, o que faz com que se sintam mais seguros. Com isso, a inteligência emocional é promovida e os profissionais se mostram mais lúcidos em suas atividades.

Como vimos, a gamificação na educação corporativa gera uma relação de parceria entre os colaboradores e faz com que os processos de aprendizagem se tornem dinâmicos e facilitados.

Por isso, é de extrema relevância que o gestor considere integrar essas práticas no dia a dia do profissional. Dessa forma, os níveis de estresse serão minimizados e as tarefas serão executadas de forma mais certeira, ampliando a produtividade e a qualidade do trabalho.

Após conhecer a importância da gamificação na educação corporativa, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto? Leia o nosso artigo sobre como a gamificação pode engajar os colaboradores e aprimore os seus processos de gestão.

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *