Entenda em nosso artigo como utilizar a gamificação em treinamentos corporativos.
Um dos grandes desafios da área de treinamento e desenvolvimento é manter o engajamento nas ações de treinamento. Sem dedicação e planejamento dificilmente será possível alcançar bons resultados. Uma das estratégias que tem ganhado muito destaque em melhorar o engajamento da equipe é a gamificação em treinamentos corporativos.
Você já deve ter ouvido falar desse termo em algum momento, mas é provável que ele não tenha sido devidamente esclarecido. Mesmo que ele pareça autoexplicativo para algumas pessoas, a forma como ele é aplicado pode diferir bastante das suas expectativas.
Nesse artigo, vamos ver o que é a gamificação, como ela funciona e como você pode aplicá-la em seus treinamentos. Confira!
O que é a gamificação e para que ela serve?
O objetivo da gamificação não é substituir a aprendizagem pelo jogo, mas sim usar a mecânica dos jogos para melhorar o processo de aprendizagem. O processo de gamificação trabalha em um ciclo, com algumas variações na forma como ele se manifesta. Entender como ele se perpetua, é fundamental para garantir o sucesso desse método.
Por exemplo, ao utilizar pontos para marcar o progresso de determinada tarefa, você está criando um objetivo claro a ser alcançado e um feedback constante do desempenho da equipe. O resultado disso é que a equipe pode se engajar no trabalho de forma mais consistente, pois veem uma manifestação clara de seus resultados.
Como promover a gamificação nas empresas?
O conceito em si pode ser bem simples, mas as formas como ele pode ser aplicado variam bastante. Além disso, caso você não tenha o planejamento adequado, ele pode não surtir o efeito desejado. Por isso é importante se preparar para aproveitar melhor a gamificação em treinamentos.
Alguns passos que você pode seguir para se orientar estão listados abaixo.
Desenvolva metas relevantes
De forma geral, a maioria dos jogos testam as habilidades de seu jogador para atingir alguma meta específica. Essa meta, por sua vez, deve ter um propósito tangível e compreensível. Transferindo isso para o contexto corporativo, os desafios são um conjunto de tarefas diárias, ou de longo prazo, que devem ser desafiadoras e alcançáveis.
O ponto inicial para as empresas é entender o que precisa ser melhorado, e quais indicadores poderiam ter um melhor resultado. O segredo está em pensar em uma estratégia de gamificação associada com as metas e objetivos da organização.
Promova a autonomia da sua equipe
A gamificação nas empresas alcança um dos aspectos mais fortes do mundo dos jogos, o poder de agir. Dentro dos jogos os jogadores devem ser capazes de tomarem as próprias decisões, baseando-se em observação e experiências.
Demandar um esforço do jogador é criar interação, fazer com que ele realmente interaja com o game e até mesmo compartilhe a experiência com outras pessoas. É preciso ter sempre em mente o perfil do público para pensar na estrutura do jogo, e nos esforços que serão exigidos ao longo da estratégia de gamificação.
Garanta um feedback constante
O segundo aspecto do ciclo é o feedback imediato. Na maioria dos jogos, é possível saber, quase instantaneamente, sempre que uma ação gerou resultados positivos ou negativos.
Sabendo como está seu desempenho nas funções, o colaborador consegue perceber quais ações precisam ser otimizadas ou repensadas para melhorar o seu desempenho. Dessa forma, a gamificação traz para dentro das empresas a cultura do feedback e justifica sua importância.
Sempre recompense os objetivos alcançados
Os jogos sempre oferecem uma recompensa aos participantes que alcançam os objetivos, assim como acontece na maioria dos jogos, onde o competidor se torna o vencedor no final de sua jornada.
A recompensa é uma maneira eficiente de mostrar os bons resultados que o seu time vem alcançando ao longo do tempo, isso contribui para a motivação e o engajamento do colaborador, e o incentiva a buscar sempre melhores resultados.
Essa recompensa deve ser suficiente para motivá-los e inspirá-los a continuar sua jornada. Mas como você sabe qual recompensa vai estimulá-lo? Faça uma pesquisa para avaliar suas preferências pessoais e interesses. Em seguida, crie um sistema de recompensas baseado em pontos com base no consenso.
Por exemplo, 75% dos alunos afirmam que gostariam de receber um certificado de realização que eles pudessem mostrar.
Quais as vantagens da Gamificação nas empresas?
Não haveria motivo para gamificar o ambiente de trabalho se isso não oferecesse vantagens para todos os envolvidos. Tanto a empresa, quanto colaboradores, conseguem resultados melhores através desse método. Veja aqui algumas das principais vantagens dessa estratégia.
Melhor Experiência de Aprendizagem
Quando o engajamento do colaborador é alto, há maior evocação e retenção das informações obtidas. Por isso que leituras e aulas monótonas tendem a ser pouco efetivas para o aprendizado da maioria das pessoas. Com a gamificação, os participantes demonstram altos níveis de envolvimento à medida que aprendem e se divertem ao mesmo tempo.
Melhor Ambiente de Aprendizagem
O ambiente de aprendizagem que a gamificação proporciona não é apenas informal e eficaz, mas também seguro e apto a reforçar a absorção do conteúdo. Os aprendizes se colocam em circunstâncias semelhantes às situações da vida real e as decisões que tomam ajudam muito a reter o conhecimento. Tudo isso prepara a mente para lidar com um cenário concreto e também incentiva a experimentação em um espaço seguro.
Feedback Instantâneo
Um dos aspectos centrais da gamificação em treinamentos é a necessidade de um feedback imediato. O reforço da aprendizagem é imediato quando os alunos obtêm um feedback instantâneo, informando-os se as decisões tomadas são corretas ou não. E, caso também possa identificar o que tornou sua decisão a correta ou incorreta, terá uma oportunidade de alinhar suas ações e reforçar a lição. Essa também é uma ótima maneira de aumentar o engajamento do aprendiz e o quociente de retenção.
Mudança Comportamental
A gamificação não se baseia apenas em pontuações, premiações, e tabelas de classificação. Quando utilizada sabiamente, a gamificação pode trazer efetivamente a mudança comportamental desejada pela organização.
Pode ser aplicada para a maioria das necessidades de aprendizagem
A gamificação não tem um alcance limitado. Ela pode ser aplicada nas estratégias de aprendizado para a maioria das necessidades, como, integração, vendas, atendimento ao cliente, soft skills, liderança, o que você quiser!
Geração Millennials
A Geração Millennials está cada vez mais presente dentro das organizações e esse grupo de aprendizes precisam de uma abordagem diferente das abordagens tradicionais de e-learning. Esse perfil de colaborador se relaciona bem com a gamificação para treinamento corporativo.
Quais outros aspectos da sua empresa podem se beneficiar da gamificação?
A aplicação da gamificação em treinamentos é certamente a mais óbvia, mas não é a única. Há vários outros pontos nos quais essa estratégia pode ser bem utilizada pelo seu negócio. Veja os principais exemplos.
Rotinas de trabalho
Tarefas de rotina não costumam ser a parte mais engajadora de qualquer trabalho, mesmo que ainda sejam absolutamente necessárias para o melhor desempenho da empresa no dia a dia. Nesse ponto, a gamificação pode ser a sua maior aliada. Ao aplicar alguns de seus recursos e ferramentas, você pode tornar essas rotinas muito mais produtivas e menos cansativas para sua equipe.
Recrutamento e seleção
Durante o processo de recrutamento e seleção, pode ser difícil fazer com que os candidatos demonstrem suas principais qualidades e perfis claramente. Por isso que há tanta ênfase em utilizar dinâmicas e jogos para envolvê-los no processo seletivo. Isso faz com que eles sejam mais ativos no processo, gerando mais oportunidades de avaliar suas atitudes em uma situação prática, por exemplo.
Campanhas de marketing
Por fim, mas não menos importante, a gamificação também pode ser usada para engajar o seu público com a marca e os produtos em maior escala. Várias promoções que envolvam a execução de alguma tarefa pelos seus clientes, por exemplo, tendem a obter um resultado similar aos treinamentos gamificados, onde cada indivíduo se envolve em todos os estágios da ação e contribui com seu melhor desempenho.
Com todos esses benefícios e fatores contribuindo para uma melhor experiência do aprendiz, a gamificação para treinamento corporativo ajuda a obter um ganho significativo para as organizações e seus negócios.
Agora que você sabe como a gamificação nas empresas pode beneficiar o seu negócio, é hora de promover alguns desafios e preparar as recompensas. Bastam algumas pequenas mudanças para você começar a notar a melhoria nos resultados.
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