Como o e-learning pode ser utilizado no treinamento de compliance?

6 minutos para ler

 

Realizar treinamentos de funcionários dentro do ambiente corporativo já é uma prática bastante disseminada, pois, por meio deles, é possível aperfeiçoar diversas atividades da empresa com orientação de tutores e gestores até mesmo sem a necessidade de encontros presenciais. Desse modo, o e-learning é uma ótima alternativa, e ele pode ajudar inclusive no treinamento de compliance.

Afinal, essa modalidade não exige encontros presenciais e proporciona a flexibilidade de horários. Portanto, é eficiente para ajudar com esse tipo de treinamento tão importante para fazer com que os valores, normas e regras empresariais sejam entendidos e seguidos por funcionários e gestores, o que é fundamental para o bom crescimento de uma empresa.

Quer saber como fazer o treinamento de compliance por meio de treinamentos virtuais? Então, este artigo é para você. Veja a seguir!

 

O que é e-learning?

 

Antes de saber como o e-learning pode ajudar no treinamento de compliance, é preciso entender o que é essa modalidade e como ela funciona. O e-learning é a prática de treinamentos e cursos realizados por tutores que detêm conhecimentos específicos e que são desenvolvidos a distância, de modo online.

Ou seja, essa modalidade de ensino está relacionada à utilização da internet e também da tecnologia móvel. É o ensino feito por meio de mídia eletrônica.

Com a utilização de tecnologias e da internet, todo o conhecimento e treinamento é disponibilizado online, e pode ser acessado em qualquer lugar que tenha conexão com internet. O seu principal diferencial é a possibilidade da distância física entre tutor e colaborador e a flexibilização no horário de aprendizado.

Um grande obstáculo na capacitação de colaboradores pode ser o de encontrar um horário em que seja possível reunir todo um setor sem que cause um desfalque no atendimento prestado pela empresa, por exemplo. No entanto, os treinamentos online também podem ser feitos em casa e no momento que for melhor para eles, sem atrapalhar nenhum fluxo de trabalho e permitindo com que aproveitem da melhor forma possível.

 

Como o e-learning pode ser utilizado no treinamento de compliance?

 

Para solucionar a necessidade de realizar treinamentos empresariais e a indisponibilidade de horário ou presença física de colaboradores em um mesmo momento, o e-learning corporativo se mostra como uma eficiente solução.

Mostrar os regulamentos internos corporativos e fazer com que os colaboradores os compreendam e saibam utilizá-los é fundamental para manter distância de problemas com a justiça e preservar a imagem no mercado. Mas, para isso, é preciso saber como elaborar o treinamento de compliance com o e-learning. Confira algumas dicas a seguir!

 

Planejar a implementação

 

Após identificar a abrangência do treinamento e as áreas que podem ser envolvidas, é hora de planejar a implementação. Se a empresa tiver um setor específico de treinamento de compliance, todo o processo pode ser facilitado.

Nesse planejamento, é preciso considerar quais serão os gastos de curto e longo prazo, e gerar estimativas de comparação entre o investimento e o retorno desse investimento. Se o RH for o responsável, ele deverá estipular se todos os setores devem realizar o mesmo treinamento e se será realizado ao mesmo tempo ou ao longo de um período.

 

Utilizar a tecnologia para imitar as situações de trabalho

 

Dentro de um processo de ensino e aprendizado é fundamental conciliar teoria e prática. Isso, porque o entendimento e a assimilação do conteúdo podem ser muito mais eficientes se forem simulados com acontecimentos possíveis em uma rotina de trabalho.

Muitas pessoas tendem a absorver informações com mais qualidade quando são capazes de colocar esse conhecimento em prática. Logo, é importante utilizar das diversas tecnologias disponíveis para complementar o ensino durante os treinamentos.

A utilização da gamificação é muito eficiente, pois utiliza jogos para promover a interação e o conhecimento de maneira interativa e divertida. Com pontuações, ranking e premiações, os colaboradores são estimulados a participar e a competir de forma saudável.

É possível também utilizar o sistema de realidade virtual para fazer simulações de situações e cenários, bem como usar vídeos, infográficos, mobile learning e muito mais.

 

Escolher os assuntos certos e incluir nos treinamentos

 

Para ter bons resultados com o e-learning para treinamento de compliance, é preciso saber escolher os assuntos certos e em níveis compatíveis com o conhecimento dos colaboradores.

Isso porque funcionários iniciantes ou recém-contratados podem conhecer muito menos do que outros que já estão trabalhando com a companhia por mais tempo. Esses colaboradores mais antigos podem já ter passado por treinamentos anteriores que abordavam temas de diretrizes, políticas e normas da empresa.

No entanto, reciclar o conhecimento e mostrar as mudanças corporativas é imprescindível para todos os funcionários. O importante aqui é adequar o conteúdo para o nível de conhecimento e para cada setor específico, caso necessário.

 

Como utilizar o e-learning no treinamento de compliance com o auxílio de empresa especializada?

 

Caso não haja um setor específico de compliance em uma organização, ou o treinamento desejado necessite de uma maior capacitação e conhecimentos de ferramentas tecnológicas para utilizar o e-learning, é possível contar com a expertise de empresas especializadas no assunto.

Uma empresa inovadora em aprendizagem digital, como a EADSKILL, pode ser a solução. Afinal, com mais de 25 anos de atuação no mercado de educação tecnológica, oferecemos uma gama de soluções como treinamento corporativo digital, plataforma LMS completa e inovadora, consultoria em educação corporativa e produção de vídeos incríveis para treinamentos.

Tudo isso com o auxílio de uma equipe experiente com profissionais de alto nível, que já atuam no mercado de e-learning e que podem ajudar muito na implementação do treinamento de compliance por meio dessa metodologia.

A utilização do e-learning já é bastante consolidada em muitos ambientes profissionais devido às facilidades que oferece. Maior flexibilidade nos horários de ensino, não necessitar de presença física e poder utilizar ferramentas tecnológicas para simular situações e procedimentos são algumas delas.

Os treinamentos de compliance também exercem papel fundamental em ambiente corporativo, e uni-los ao e-learning gera benefícios para todos os envolvidos em uma empresa. Além de saber como implementá-lo, utilizar da expertise de empresas especializadas no assunto pode ser outro diferencial.

Gostou deste artigo que preparamos para você? Aproveite a visita e assine agora nossa newsletter! Dessa maneira, você recebe todos os nossos conteúdos na sua caixa de e-mail e se mantém sempre atualizado.

Você também pode gostar

Deixe um comentário