Conheça o modelo 70 20 10 e saiba como ele potencializa a aprendizagem!

 

Saiba como o modelo 70 20 10 potencializa a aprendizagem nas empresas.

A maneira usada para desenvolver colaboradores em uma empresa tem mudado drasticamente. Embora treinamentos e cursos sejam essenciais, eles não são suficientes para ampliar conhecimentos e produtividade. Por isso, é indispensável investir também em estratégias de aprendizagem, que vão além de seminários e certificações.

Diante disso, entram em cena os modelos de aprendizado. Eles visam ampliar a absorção de conteúdo por meio de estímulo a novas experiências, provenientes de inúmeros tipos de situação. Assim, a motivação se torna uma constante e os profissionais passam a se interessar por mudanças verdadeiras e sustentáveis para trazer bons resultados à companhia.

E um dos mais eficientes é o modelo 70 20 10. Ainda não ouviu falar dele? Continue a leitura deste artigo para saber do que se trata e descobrir por que implementá-lo no seu negócio!

 

O que é o modelo 70 20 10?

 

Encontrar caminhos eficientes para desenvolver colaboradores é essencial. Por isso, o modelo 70 20 10 deve ser levado em consideração caso esse seja seu objetivo. Ele é pautado em três vertentes, conforme mostra seu nome. São elas:

 

70% de aprendizado com experiências próprias

 

Com essa metodologia, 70% do aprendizado de um funcionário parte de sua vivência diária como profissional. Ou seja, seus desafios, suas experiências, sua rotina e suas responsabilidades.

Seu desenvolvimento é consequência de tudo o que ele realiza cotidianamente na empresa, da solução de problemas à realização de novas atividades na organização.

 

20% de aprendizado com os outros

 

Em seguida, é possível considerar que 20% do aprendizado é proveniente de interações com outras pessoas no ambiente e dos feedbacks que acontecem após a entrega de atividades e projetos. Isso permite que os profissionais sirvam como modelos e de inspiração, assim os colaboradores se espelham em quem admiram para construir a sua postura no dia a dia.

Observar como o próximo executa suas tarefas e a capacidade de consultar outras pessoas para tirar dúvidas são outros exemplos de como esse tipo de aprendizagem pode ser absorvido. Por isso, é muito importante que a empresa trabalhe com uma comunicação inclusiva e eficaz que dê liberdade para que isso seja feito.

 

10% de aprendizado com cursos

 

Os cursos e treinamentos não ficam de fora desse método. Pelo contrário, eles são essenciais para completar o ciclo de aprendizagem, pois também é importante que o colaborador melhore seu currículo e cresça em contato com materiais técnicos.

Não é necessário, porém, seguir padrões engessados na hora da aplicação desses processos. Vale investir em novas tecnologias e metodologias, como ensino EAD, vídeos, recursos interativos, gamificação e muito mais.

 

Na prática, como ele funciona e quais são seus critérios de aplicação?

 

É fundamental que o modelo 70 20 10 esteja alinhado com as práticas de desenvolvimento de pessoas no ambiente de trabalho. É preciso considerar quais são os objetivos e metas a serem atingidos, e quais são as estratégias mais adequadas para um bom resultado.

Powered by Rock Convert

Para aplicar o método, é essencial que a empresa respeite alguns critérios. Por exemplo, ela deve contar com momentos especiais para que conversas sejam estimuladas e provocadas. Assim, as discussões poderão ser ampliadas e sustentadas de maneira efetiva, sem que sejam apenas comentários corriqueiros.

É fundamental que processos de feedbacks formais e frequentes sejam adotados, tanto individualmente quanto em grupo. Também é preciso abandonar a rigidez: ainda que a capacitação usual deva acontecer, é essencial se lembrar que o conceito 70 20 10 é pautado em experiências.

Ou seja, não adianta se prender a muitas regras e normas que estabeleçam padrões de atividades.

 

Que benefícios ele agrega para os colaboradores?

 

A metodologia 70 20 10 é repleta de especificidades, como é possível perceber. No entanto, todas elas contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa, o que reflete diretamente nos resultados do negócio. Veja aqui alguns benefícios e vantagens que ela garante de imediato!

 

Possibilidade de aprender fazendo

 

Como esse processo é direcionado especialmente para a aprendizagem, isso significa que a equipe terá a oportunidade de aprender sobre seus cargos, funções e demandas com a prática diária.

A grande vantagem disso é que os colaboradores conseguem aplicar soluções mais criativas e inovadoras na hora de exercer suas atividades. Não existem limitações e amarras a conceitos técnicos, daqueles que são passados na universidade.

 

Aumento da motivação

 

Na medida em que os colaboradores aprendem na prática, sentem que suas ideias e propostas são mais valorizadas. A partir disso, começam a se entregar mais às suas tarefas e realizá-las com mais motivação e entusiasmo.

Em um curto espaço de tempo, a empresa passa a colher resultados extraordinários. O que serve como um incentivo a mais, uma vez que eles percebem que seu trabalho surte efeito

 

Mais criatividade e inovação

 

Criatividade e inovação são duas das características mais buscadas pelo mercado de trabalho. É a partir delas que qualquer profissional consegue executar suas atividades diárias e supere impasses e desafios com mais facilidade.

E todo mundo sai ganhando: enquanto o funcionário tem a chance de crescer e se desenvolver de forma contínua, os clientes são surpreendidos com novas soluções para suas necessidades. A empresa, então, sai na frente da concorrência e consegue fidelizar seu público devido a um portfólio completo e diferenciado de serviços ou produtos.

 

Aumento da produtividade

 

Assim que o colaborador entende que realmente pode aprender com a prática, sua produtividade também aumenta. Ele passa a trabalhar com mais foco, realizar suas atividades corretamente, com menos retrabalho, e entrega suas demandas com maior precisão.

A empresa, então, passa a contar com processos mais otimizados e organizados. O reconhecimento em relação a seus colaboradores cresce e seu desenvolvimento também passa a ser visto de forma geral por parceiros e clientes.

O modelo 70 20 10 é realmente uma maneira de estimular a performance de seus colaboradores para que eles sejam mais eficazes e produtivos em suas tarefas. Assim, eles se desenvolvem de forma acelerada, porém completa, sem deixar de acessar conhecimentos específicos como cursos e treinamentos, mas com um direcionamento mais voltado para a tão importante prática vivenciada no dia a dia.

Que tal receber mais conteúdo como este e descobrir novas ferramentas, técnicas e metodologias para implementar em sua empresa? Assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente em seu e-mail!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *