Treinamento e desenvolvimento de pessoas: O que você precisa saber?

 

Saiba tudo sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas através de nosso conteúdo!

O sucesso de um negócio depende de várias coisas: boas decisões, estratégia, recursos, saber aproveitar oportunidades, etc. Porém, mais do que tudo isso, ele depende de colaboradores preparados para lidar com todas essas responsabilidades. E a única forma de assegurar isso é através do treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Hoje em dia, é cada vez mais importante que os gestores invistam na própria equipe, promovendo as qualidades e conhecimentos que precisam para o negócio. Felizmente, também cresceu o número de recursos disponíveis para promover esses treinamentos de forma eficaz.

Para te ajudar a entender melhor isso, vamos explicar do que se tratam esses treinamentos, sua real importância, quais são os principais tipos e como você pode montar o seu. Acompanhe.

 

O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas?

 

A resposta pode parecer bem óbvia, mas ela se aprofunda bem mais do que você imagina. Primeiro, treinamentos são programas com o objetivo de capacitar sua equipe em uma atividade específica, como usar uma ferramenta ou cumprir um processo. É uma parte bem comum do preparo de novos colaboradores.

Já o desenvolvimento é um conjunto de práticas que buscam melhorar o desempenho geral da empresa, envolvendo também a promoção de valores e mudanças na cultura organizacional. Esse ponto é mais voltado para as soft skills, pois envolve muitos aspectos comportamentais que não são aprendidos da mesma forma.

 

Qual é sua importância para a empresa?

 

Apesar de seus impactos positivos, muitos gestores e empreendedores não investem o suficiente no treinamento e desenvolvimento de suas equipes. Ou, quando o fazem, ocorre de forma inconsistente.

Para esclarecer melhor sua importância, listamos aqui seus principais benefícios. Confira.

 

Redução da rotatividade

 

Um dos principais motivos para saída de talentos de uma empresa é a falta de preparo. Sem a devida instrução ou alinhamento com a filosofia do negócio, é mais difícil se adaptar aos seus processos e suas exigências. Ao investir mais na capacitação da sua equipe, você também evita essas saídas, melhorando o desempenho e diminuindo os custos com novas contratações.

 

Melhora da qualidade

 

O serviço prestado por um time bem treinado em suas competências e habilidades é sempre melhor do que aquele vindo de uma equipe mal preparada. Quanto antes você puder promover o conhecimento entre os seus colaboradores, mais rápido poderá notar a melhora na qualidade do trabalho e na satisfação do seu público.

 

Promoção do engajamento

 

Junto ao desenvolvimento de pessoas também vem uma série de mudanças de comportamento no dia a dia. Além disso, esses programas também são uma ótima oportunidade de manter a equipe mais unida, criando um ambiente de trabalho mais acolhedor e engajador. Isso evita que seus colaboradores sofram com desgaste mental e mantém o nível de qualidade do negócio ao longo do tempo.

 

Como são os tipos de treinamento?

 

Como mencionamos no começo, existem várias formas de promover o treinamento e desenvolvimento de pessoas em uma empresa, sendo que cada uma possui um objetivo específico diferente. Felizmente, graças à tecnologia e à maior elaboração do conhecimento na área, basta escolher o método que melhor se encaixa no que você busca. Veja aqui alguns dos principais exemplos disponíveis.

 

Integração

 

É o primeiro treinamento recebido pela maioria dos colaboradores, com o intuito de prepará-los para cumprir suas funções diárias com maior qualidade e eficiência. Pode envolver tanto informações sobre suas atividades quanto normas da empresa e sua cultura. Em outras palavras, é o treinamento fundamental para facilitar a entrada de novas pessoas na equipe.

Powered by Rock Convert

 

Liderança

 

A figura do líder é cada vez mais importante, pois é esse indivíduo quem atua como mediador e como exemplo para o resto da equipe no dia a dia da empresa. Porém, liderança não é apenas um talento, mas também uma habilidade que pode ser desenvolvida. Se você tiver um time amplo, então é importante ter figuras de liderança em todos os pontos.

 

Técnico

 

Ao receber uma nova ferramenta, por exemplo, seus colaboradores precisam aprender como utilizá-la corretamente antes de poderem cumprir suas funções. Sendo assim, todos devem tirar o tempo necessário para aprendê-la e dominá-la antes que seus benefícios possam ser sentidos no médio e longo prazo.

 

Motivacional

 

Este tipo de desenvolvimento é mais voltado para momentos em que a equipe perde empenho, seja por fatores internos ou externos. Quando isso acontece, é importante conversar com todos, descobrir o que eles precisam para recuperar o engajamento e promover ações que ajudem a desenvolver essas atitudes novamente.

 

Como montar um programa de treinamento e desenvolvimento?

 

Então, considerando os pontos acima, você quer desenvolver um programa desse tipo para sua empresa. Para facilitar sua elaboração e aprimoramento, o ideal é seguir estes passos.

 

Avalie sua situação

 

Antes de começar, é necessário analisar sua equipe e ver quais treinamentos são necessários no momento. Dessa forma, você pode definir metas e orientar melhor seus próximos passos.

 

Monte um plano de ação

 

Com um objetivo em mente, é possível definir o tipo de treinamento, orçamento, qual será o formato utilizado, duração, se será vídeo etc. Todas essas informações serão vitais para melhorar suas chances de conseguir resultados.

 

Coloque-o em prática e acompanhe

 

Depois de elaborado, você deve colocar seu plano em prática e ver como ele está se saindo. Lembre-se de acompanhar as mudanças na sua equipe e conferir se você está mesmo caminhando em direção às metas estipuladas inicialmente.

 

Avalie os resultados

 

Com tudo concluído, é necessário, agora, avaliar os resultados. Você alcançou a mudança esperada? Se não, o que precisa mudar em futuros treinamentos? A partir disso, você faz novas análises, novos planos e assim por diante.

 

Por que utilizar EAD nesse processo?

 

A Educação à Distância é uma das maiores aliadas de muitos negócios na hora de promover treinamentos corporativos. Se uma equipe trabalha remotamente ou não há tempo/espaço para promover esses treinamentos presencialmente, EAD será a melhor solução.

Para isso, você precisa contar com uma plataforma adequada, que te permite personalizar melhor seus conteúdos e acompanhar o desempenho de todos os participantes. A EADSKILL possui todos os recursos necessários para promover treinamento e desenvolvimento de pessoas na sua empresa de forma criativa e inovadora.

Se você quer conhecer mais sobre nós e descobrir como podemos te ajudar, entre em contato com a EADSKILL e veja tudo que precisa saber.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *