Entenda os benefícios do Vídeo Interativo em treinamento corporativo

 

Entenda como o vídeo interativo em treinamento pode ser uma ótima estratégia para o seu negócio.

Para manter o nível de qualidade em qualquer empresa, é fundamental que a equipe esteja sempre bem capacitada. Por isso, é cada vez mais comum que o próprio negócio invista em treinamentos, cursos e outras formas de manter seu time bem afiado. Porém, nem sempre é fácil obter bons resultados, sendo importante investir em métodos e ferramentas mais eficazes.

Um bom exemplo disso é a aplicação do vídeo interativo no treinamento corporativo. Essa é uma ferramenta cada vez mais eficaz na capacitação de equipes de trabalho. Se você tem dificuldade para fazer treinamentos com sua equipe, especialmente à distância, então vale a pena investir nesse recurso dentro da sua empresa.

Quer entender melhor o que são os vídeos interativos e como eles podem ser aplicados nos treinamentos corporativos para melhorar seus resultados? Então, acompanhe!

 

O que são os vídeos interativos?

 

Você já deve estar bem familiarizado com a ideia de um vídeo. É cada vez mais fácil ter acesso a sites com esse tipo de material, especialmente graças à navegação em aparelhos móveis. Por isso eles são amplamente aplicados na educação corporativa à distância, facilitando a transmissão de aulas para várias pessoas em diferentes locais.

Os vídeos interativos, como já deve imaginar, são o próximo passo em relação a esse formato. Além de conteúdo de vídeo, eles também apresentam pontos interativos, como perguntas que podem ser respondidas em tempo real, opções de dúvidas e exercícios mais aprofundados, que não poderiam ser aplicados normalmente por meio de internet.

Na prática, esses vídeos funcionam de forma similar a um jogo, mas com o foco direto na instrução dos expectadores. Se forem bem aplicados, o desempenho desses treinamentos tende a ser bem maior.

 

Quais são os benefícios de um vídeo interativo no treinamento?

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre os vídeos interativos, ainda resta a pergunta: por que deveria aplicá-los em seus treinamentos? A verdade é que, dependendo do tipo de conteúdo que precisa enviar, esse método pode ser o mais eficiente para garantir o sucesso do treinamento.

Quer entender melhor? Então veja aqui as 6 principais vantagens que os vídeos interativos oferecem para você.

 

Padronização dos treinamentos corporativos

 

Em muitos casos, o mais importante não é só manter a qualidade de um trabalho, mas sim garantir que todos os colaboradores que executam a mesma função entreguem os mesmos resultados de forma consistente. Se os treinamentos não forem devidamente padronizados, pode ser que cada pessoa desenvolva o próprio método e comprometa a experiência do cliente.

O uso de materiais em vídeo é sempre útil para minimizar esse risco, pois ele pode ser facilmente replicado para todas as partes interessadas. Dessa forma, independentemente do momento, todas as equipes treinadas terão acesso aos mesmos materiais e informações.

 

Otimização de custos

 

Treinamentos presenciais podem ser custosos. É necessário separar um espaço adequado, interromper o trabalho de várias pessoas, preparar o material e depois retirar tudo. É verdade que, em muitos casos, esse é o melhor formato para assegurar um bom resultado, mas há alternativas melhores em muitos outros.

Aplicar o vídeo interativo no treinamento corporativo quase sempre é mais econômico e rentável, especialmente se você precisa treinar uma equipe com muitas pessoas. O mesmo material pode ser facilmente replicado e enviado a cada indivíduo, sem necessidade de gerar custos extras com a organização de cada aula.

 

Maior nível de engajamento

 

Você certamente já passou pela experiência de estar em um treinamento monótono ou ler um texto científico/didático e simplesmente ter que se obrigar a acompanhar tudo. Mesmo que consiga ir até o fim, é provável que o esforço torne a aprendizagem cansativa, o que também compromete sua qualidade.

O uso de vídeos interativos tem como objetivo tornar o treinamento mais envolvente e estimulante. Dessa forma, sua equipe pode se manter melhor engajada durante todo o processo, o que aumenta suas chances de absorver toda a informação corretamente.

 

Flexibilidade de horário e local

 

Como já mencionamos, uma das maiores dificuldades envolvidas na aplicação de treinamentos dentro de empresas é conseguir separar o tempo e o espaço necessário. Alguns colaboradores têm rotinas muito atarefadas e nem sempre é possível separar um local adequado para a aplicação do conteúdo. Nesse ponto, o uso de vídeos interativos no treinamento é uma boa alternativa.

Ao utilizar um material gravado, sua equipe pode procurar o treinamento quando e onde quiser. Caso esteja disponibilizado pela internet, o conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar, desde que haja conexão. Dessa forma, a interferência no dia a dia de trabalho será mínima.

 

Melhoria da experiência de aprendizado

 

A maior dificuldade em qualquer treinamento é garantir que as pessoas absorvam o máximo possível do conteúdo. Em geral, elas tendem a reter mais informação quando ela vem acompanhada de vários estímulos, como som, imagem, movimento e, claro, interação. Esse último fator costuma ser o mais eficaz no que diz respeito ao aprendizado.

Vídeos interativos, pela sua própria definição, são feitos para dialogar diretamente com quem os assiste. Dessa forma, sua equipe terá um entendimento mais aprofundado em relação ao conteúdo do treinamento, isso sem precisar rever o material dezenas de vezes.

 

Aplicação também para os clientes

 

Uma forma alternativa de pensar nos vídeos interativos é usá-los não apenas para capacitar sua equipe, mas também seus clientes. Afinal, leads melhor informados tendem a saber o que buscam e fecham negócio com mais facilidade. Nesse ponto, a mesma lógica aplicada à capacitação da sua equipe também se aplica ao seu público.

Com materiais bem elaborados, você pode informar melhor seus leads sobre seus produtos e serviços, mostrando como eles funcionam e suas aplicações. Dessa forma, consegue nutrir melhor seu público e aumenta as chances de conversão e fidelização no médio e longo prazo.

Agora que já entende a importância do vídeo interativo no treinamento corporativo, é hora de incluí-lo em suas estratégias de capacitação. Lembre-se de que, para que o material tenha a qualidade desejada, você deve contar com o apoio de uma empresa especializada em sua produção.

Gostou do artigo? Se você possui interesse em soluções em vídeo interativo entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *