E-learning Corporativo: 6 razões para se investir em E-learning

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O e-learning corporativo é uma tendência que vem se consolidando no mercado. Aplicado por empresas competitivas por ser uma ferramenta que apresenta alto valor estratégico, ele põe em prática o conceito de educação corporativa, que ganha cada vez mais espaço.

Como esse método atua dando apoio à gestão e cumprindo as funções que promete? É sobre isso que falaremos hoje. Ficou interessado? Então acompanhe!

 

Quais são os desafios do treinamento e desenvolvimento de pessoas?

 

O treinamento e desenvolvimento de colaboradores, sua capacitação profissional, bem como o incentivo ao crescimento da organização por meio do capital intelectual, tudo isso precisa ser pensado por quem faz a gestão de pessoas.

Em contrapartida, as melhorias pontuais solicitadas pelas chefias dos departamentos também precisam ser contempladas de modo eficaz para que as equipes estejam alinhadas com as expectativas de desempenho. Além disso, os custos também precisam ser considerados.

Os recursos humanos estão envoltos no desafio de manter o equilíbrio de interesses sem comprometer a qualidade para todas as partes envolvidas nessas decisões e ações. Portanto, o e-learning corporativo aparece como uma solução para esse impasse.

 

 

Quais são os impactos do e-learning corporativo?

 

Conforme a equipe se capacita, os processos são executados com mais expertise. Isso faz com que haja uma otimização no tempo gasto com as atividades. As tarefas simplificam-se conforme os colaboradores estão preparados, assim, retrabalhos e erros são minimizados, enxugando os custos com esses fins.

Tais fatores implicam na criação de um ambiente com clima agradável e mais propenso ao desenvolvimento. Quem faz gestão de pessoas sabe que cada um tem suas motivações e necessidades. Manter um clima harmônico e incentivar o crescimento é essencial. Alimentar a obtenção de conhecimento faz toda a diferença nos resultados finais.

Por que, pontualmente, a empresa deve pensar em investir em e-learning corporativo? Preparamos 6 tópicos importantes. Veja!

 

1. Há economia de tempo e dinheiro

 

Principalmente para quem atua em empresas de grande porte, a geografia é um fator que se torna um gargalo quando o assunto é treinamento e desenvolvimento de pessoas. Gastos expansivos podem advir de deslocamento e/ou recursos nesses casos.

Sendo assim, o e-learning corporativo aparece como uma solução inteligente. Todos podem estar num mesmo ambiente, onde as informações são centralizadas e acessíveis. Isso sem maiores custos ou ineficiências.

 

2. O acesso é simples

 

Na era da informação, ruídos na comunicação não podem representar um empecilho na capacitação de colaboradores. Além de manter todos os conteúdos centralizados, o acesso ao e-learning é simples.

É possível dar referências e disponibilizar todo tipo de aprendizado necessário. O acesso é instantâneo, possibilitando a busca pela informação necessária quando for conveniente, aperfeiçoando as habilidades dentro de seu próprio tempo.

 

3. O alcance é alavancado

 

Alocar pessoas é sempre um desafio. Um treinamento, por menor e mais pontual que seja, acaba demandando a logística de um evento. Se o desenvolvimento precisa ter uma abrangência significativa, isso pode levar tempo tanto para organização quanto para execução.

Quando os recursos humanos utilizam o e-learning corporativo, o alcance pode ser massificado. Quantas pessoas precisam ser treinadas? A praticidade do trâmite para fazer com que a informação chegue por meios digitais torna-se um diferencial competitivo para o setor que administra o desenvolvimento de pessoas.

 

4. Os colaboradores mantêm-se ativos e atualizados

 

A praticidade evolui para eficiência: fazer mais com menos. A necessidade de recursos é enxuta, enquanto os resultados podem ser potencializados. O e-learning permite que informações sejam lançadas com mais periodicidade e, principalmente, que elas cheguem com a mesma qualidade para todos os colaboradores.

Ao trabalhar sempre com a presença de novos conteúdos, a equipe mantém-se ativa e atualizada. Independentemente da distância entre os pólos da empresa, todos podem atuar sob um mesmo direcionamento. A base chega para todos e cada um se desenvolve de acordo com as suas capacidades.

 

5. A equipe produz mais quando está engajada

 

Por sempre ter acesso a aprendizados que podem ser colocados em prática e aproveitados no dia a dia, os colaboradores têm condição de maior participação nas atividades. A interação com pessoas de outras filiais — ainda que por meio do compartilhamento de conteúdo — aumenta o engajamento.

Diante disso, a empresa conta com a diminuição do turnover, além da influência direta no desenvolvimento de autonomia e proatividade. O conhecimento passado por meio do e-learning serve como base para que cada colaborador possa trabalhar as competências, crescendo em sua carreira profissional.

 

Um estudo produzido pelo e-Learning Industry apontou que as empresas consideram a educação a distância (EaD), como o segundo método mais eficiente de treinamento, e que as corporações que adotam a EaD contam com uma diminuição de 50% nas despesas de qualificação de seus funcionários.

 

6. O capital intelectual da empresa cresce

 

Ao agrupar os conteúdos, cria-se uma biblioteca. Os materiais, assim, podem ser utilizados mais de uma vez. Isso prolonga a vida útil da produção dos recursos para treinamento e desenvolvimento, tornando o processo eficiente.

O ponto mais importante é que pensar no e-learning corporativo como uma estratégia faz com que o capital intelectual fique retido na empresa enquanto cultura organizacional, não mantendo o negócio como “refém” de talentos.

Fora isso, é importante ressaltar que o e-learning atua também na retenção de talentos, já que traça um caminho para que os colaboradores se desenvolvam, marcando o desempenho por meio de avanços no conteúdo.

 

A qual conclusão chegamos diante desse cenário?

 

O e-learning corporativo traz esses benefícios de forma eficiente, atendendo as necessidades tanto dos colaboradores quanto da administração da empresa. Para quem está no “meio de campo” entre esses dois pilares do negócio, utilizar um método que garante qualidade para ambas as partes é fundamental.

Elaborar conteúdos e educar a equipe acerca dos objetivos da organização faz com que a linha de frente esteja alinhada com o que a gestão determina no planejamento. A sinergia acontece e o empreendimento obtém sucesso à medida que o trabalho apresenta alto desempenho graças ao desenvolvimento e capacidade dos colaboradores.

O e-learning corporativo é uma ferramenta que, se bem pensada, executada e aplicada, pode trabalhar a favor da estratégia da empresa, rendendo frutos positivos para a alta gestão, sem deixar de contemplar o departamento de recursos humanos e, é claro, os colaboradores.

Quais são os principais gargalos que o treinamento e desenvolvimento de sua empresa enfrenta? Entre em contato conosco, compartilhe suas experiências e expectativas e saiba como podemos lhe orientar acerca dessas questões!

 

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