Dominar as próprias emoções é uma competência que faz uma grande diferença no ambiente corporativo. A inteligência emocional no trabalho é uma soft skill que precisa ser desenvolvida, pois tem um impacto importante nas relações do dia a dia e na produtividade das equipes.
Continue lendo e entenda por que você deve investir nessa área.
O que é inteligência emocional?
Desde que a pandemia do coronavírus surgiu, lá em 2020, junto com ela veio a necessidade de lidar com as emoções. Isso não significa que antes não era importante, mas com o isolamento social imposto no início, as pessoas começaram a perceber que se conhecer e avaliar os próprios sentimentos eram fundamentais, já que as formas de se trabalhar mudaram.
A inteligência emocional é uma soft skill e seu conceito tornou-se popular com o jornalista científico e escritor Daniel Goleman. Ele é autor do livro “Inteligência Emocional”, onde falam sobre como as emoções têm o poder de influenciar nossas vidas.
Para Goleman, as competências emocionais se enquandram em duas categorias: intrapessoal e interpessoal. Enquanto a primeira diz respeito à relação com nós mesmo, a segunda é sobre relações que temos com os outros.
Goleman ainda categoriza a inteligência emocional em cinco habilidades. Veja:
Autoconhecimento
Você só consegue reagir de forma mais sensata a determinadas situações quando você se conhece. Reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando eles ocorrem facilita a tomada de decisão sobre como reagir às circunstâncias.
Controle emocional
É quando você consegue adequar seus sentimentos a cada situação vivida. Os bons líderes, por exemplo, nunca tomam uma decisão tomados por impulso ou emoção.
Automotivação
Para todas as situações ruins há um lado positivo. Encontrar meios de se automotivar é importante e faz parte da inteligência emocional.
Empatia
Se colocar no lugar do outro e saber o que ele está sentindo é fundamental. A empatia é algo essencial para um líder, que precisa motivar sua equipe e, ao mesmo tempo, entender seus maiores medos e desafios.
Habilidades sociais
Pessoas com boas habilidades sociais têm facilidade para se comunicar de maneira eficaz, influenciar e até gerenciar conflitos de forma diplomática.
E por que a inteligência emocional no trabalho é importante?
Atualmente, a inteligência emocional no trabalho é uma das soft skills mais valorizadas no mercado. Isso porque ela aumenta a produtividade e ajuda a melhorar os resultados nas empresas.
De acordo com a forma como Goleman categorizou a inteligência emocional em cinco habilidades, como mostramos acima, já é possível entender por que a inteligência emocional no trabalho é importante e faz diferença.
Benefícios da inteligência emocional no trabalho
Em algum momento da sua vida profissional você já viveu alguma situação na qual precisou respirar fundo para não responder seu gestor ou um colega de trabalho de maneira mais ríspida? É muito provável que sua resposta seja positiva. E se isso ainda não aconteceu, pode acontecer mais cedo ou mais tarde.
Isso porque as relações de trabalho são feitas entre pessoas diferentes, com pensamentos e persondalidades distintas. É comum haver embates de opiniões, por exemplo. O que não pode acontecer é a falta de respeito entre as pessoas. Para isso, a inteligência emocional chega com o intuito de provocar esta mudança de comportamento. É quando você consegue respirar e parar para pensar nas suas próximas atitudes e tomadas de decisão.
São muitos os benefícios da inteligência emocional no trabalho. Confira:
Comunicação eficiente
Quem sabe lidar com suas emoções consegue se comunicar bem, evitando ruídos.
Facilidade de se relacionar e trabalhar em equipe
Para que o trabalho em equipe flua é preciso ‘jogo de cintura’ em muitos momentos, concorda. Só com a inteligência emocional fica mais fácil entender os sentimentos alheios e, assim, cria-se um ambiente mais saudável e produtivo.
Gerenciamento de crises
Como já falamos acima, é muito normal que haja conflitos de opiniões em um ambiente de trabalho. Mas é preciso ter controle sobre suas emoções para agir de forma adequada e respeitosa com todos. Profissionais com a inteligência emocional desenvolvida conseguem administrar crises muito bem.
Controle do estresse e ansiedade
O esgotamento físico e, principalmente, mental tem sido recorrente no mundo corporativo de hoje. É preciso compreender nossos próprios limites para não deixar que a sobrecarga no trabalho nos torne improdutivos. Ou pior, nos provoque a conhecida síndrome de burnout.
Como implementar a inteligência emocional no trabalho?
O primeiro passo para aplicar a inteligência emocional no trabalho é promover a autoconsciência. Entenda os próximos passos.
Autoconsciência
Isso significa entender que é necessário e importante o desenvolvimento da inteligência emocional para que você colha os bons frutos dela. Observe seu comportamento e suas reações diante de determinadas situações;
Trabalhe suas reações e emoções negativas
Frustração, raiva, ansiedade… todos esses sentimentos podem ser despertados no dia a dia de uma jornada corporativa. Concentre todos os seus esforços nelas. Ficou exaltado, não aja por impulso. Respire e pense antes de falar.
Defina suas prioridades
O que isso tem a ver com inteligência emocional no trabalho? Tudo. Se você trabalha sob pressão com metas e prazos, definir o que precisa vir primeiro na sua lista de tarefas é fundamental para não viver em pânico.
Seja resiliente
Ser resiliente é ter a capacidade de continuar focado no que precisa ser feito, mesmo com toda a pressão que você recebe. É uma competência que ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional.
Aprenda a ouvir
Quem é capaz de se tornar um bom ouvinte tem mais facilidade para controlar suas próprias emoções na empresa.
Desenvolva sua persuasão
Saber quais argumentos usar para convencer outra pessoa é essencial para conduzir uma situação a rumo favorável. Mas lembre-se que persuadir não é manipular.
Conclusão
Com este artigo, acreditamos que você conseguiu entender a importância do desenvolvimento e aplicação da inteligência emocional no trabalho.
Se você deseja entender mais sobre diferentes perfis profissionais, o que pode contribuir e muito para as suas relações no trabalho, confira este artigo aqui.
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