Não tem jeito, as profissões do futuro exigem que um bom profissional se desenvolva e adquira novas habilidades e competências. É neste contexto que vamos falar sobre três conceitos muito importantes: upskilling, reskilling e lifelong learning.
Você já deve ter ouvido falar nessas três palavras, mas sabe, de fato, o que elas significam e como implementar esses conceitos na empresa?
O artigo de hoje tem como objetivo esclarecer as dúvidas diante desses tês termos que, embora não sejam novos, ainda não são bem esclarecidos para muitas pessoas. Continue a leitura.
Conceitos de upskilling e reskilling
Os conceitos de upskilling e reskilling estão diretamente ligados ao desenvolvimento dos profissionais. O primeiro é quando uma pessoa aprende algo novo dentro da área que já domina. Como o próprio nome sugere, o profissional dá um “up” no seu desenvolvimento. Nada mais é do que um aprimoramento de suas habilidades e competências para ampliar ainda mais o seu domínio sobre o assunto.
Já o segundo, o reskilling, podemos traduzir aproximadamente como “requalificação”. Isto é, quando um profissional busca novas habilidades para mudar de área dentro da empresa ou para se recolocar no mercado de trabalho.
Mas e o lifelong learning?
Você deve estar se perguntando se tanto o upskilling quanto o reskilling não teriam a ver com o lifelong learning. A resposta é sim, já que, diante desses dois conceitos o lifelong learning significa “aprendizado ao longo da vida”. É quando o profissional investe em sua formação e está disposto a buscar sempre conhecimento, já que o aprendizado não pode parar.
Em todos esses conceitos, o aprendizado contínuo faz parte desse processo de crescimento e desenvolvimento profissional.
Principais benefícios do upskilling e reskilling
Entre os principais benefícios dos movimentos de upskilling e reskilling estão:
– Criação de fidelidade e retenção de talentos, já que os colaboradores entendem que a empresa valoriza e investe em seus perfis profissionais;
– Quando a empresa implementa e investe em treinamento contínuo sua reputação corporativa aumenta;
– Promove uma cultura de apredizagem contínua;
– Proatividade: o colaborador quando é colocado em uma área que é mais de seu interesse ou quando recebe orientação para se aprimorar, ele também tem mais motivos para se empenhar no dia a dia.
Como implantar o Upskilling e o Reskilling na empresa?
Os dois conceitos podem ser usados como estratégias por uma empresa tanto para preencher vagas de maior senioridade ou com poucos profissionais com qualificação.É muito comum também, no ambiente corporativo, a utilização do upskilling como critério de promoção.
De uma forma geral, podemos resumir a implantação de um plano de upskilling e reskilling da seguinte forma:
– Avalie as necessidades da empresa para saber quais são as novas vagas de trabalho e habilidades necessárias para ocupá-las;
– Faça uma análise das habilidades dos colaboradores, ou seja, entenda suas capacidades e seus perfis profissionais. Só com esses dados será possível definir quem necessita de upskilling e reskilling;
– Trace um plano de treinamento e desenvolvimento para os diferentes perfis de acordo com um levantamento de necessidades de treinamento, oferecendo ferramentas digitais que possibilitem as formações de forma flexível, com horários favoráveis para todos;
– Não deixe de realizar uma constante avaliação para entender o progresso e o feedback dos colaboradores.
Considere as soft skills e hard skills
Quando for elaborar um treinamento para os seus colaboradores é importante lembrar de considerar tanto as soft skills quanto as hard skills. As soft skills são aquelas que tem mais a ver com a inteligência emocional, habilidades pessoais e interpessoais que facilitam a comunicação entre as pessoas. Já as hard skills são aquelas mais técnicas que colaboram para que um determinado trabalho seja executado com mais eficiência.
O mundo corporativo já entendeu que desenvolver habilidades comportamentais é tão importante quando as habilidades técnicas. Portanto, considere trabalhar competências como:
Empatia
Liderança
Resolução de conflitos
Inovação
Invista no conceito do aprendizado constante
Como já dissemos acima, o conceito de lifelong learning está diretamente ligado aos movimentos de upskilling e reskilling.
Com a evolução tecnológica, novas formas de trabalho e desenvolvimento foram surgindo. Com isso, também surgiu a necessidade de se aprimorar. A cultura do aprendizado constante, ou seja, de estar em busca de um desenvolvimento profissional contínuo, prepara o colaborador para as tais mudanças do mercado ou, até mesmo, estar à frente delas.
Se o seu objetivo é ter equipes de alta performance, não deixe de investir em ações que considerem o upskilling e reskilling. Para implementar essa cultura do lifelong learning disponibilizamos um e-book especialmente para você. Afinal, os três conceitos trabalhados juntos contribuem para a melhor produtividade da empresa.
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