Em 2018 a Educação a Distância (EAD) continuará sendo uma forte aliada das empresas para a capacitação de profissionais, preparando-os para conquistarem diferenciais competitivos para as empresas. Entre as tendências do EAD para o novo ano, a tecnologia não fica de fora.
Com os esforços da empresa e o comprometimento do colaborador, é esperado como resultado dos investimentos em EAD o aumento da motivação, do engajamento e do comprometimento de toda a equipe. Por causa desses benefícios, o EAD está cada vez mais forte no Brasil. Isso ocorre devido à qualidade do ensino, valor acessível e também pela facilidade de aprender de acordo com a disponibilidade do colaborador.
Separamos para você algumas tendências do EAD para 2018 que você precisa acompanhar. Continue a leitura!
Ensino híbrido
O ensino híbrido atua intercalando aulas online e presenciais, com conteúdos que são complementares. Essa metodologia também é conhecida como semipresencial e tem como objetivo otimizar o tempo e a experiência do colaborador sobre determinado tema.
O método redefine os papéis do tutor e do colaborador, promovendo o engajamento e a preparação do funcionário, o que é essencial para o aprimoramento intelectual e maior aproveitamento dos conteúdos.
A proposta é mesclar as duas formas de aprendizagem e oferecer uma maior interação aos participantes, ou seja, é uma maneira de incentivá-los a aprender a matéria com mais leveza e interatividade.
Sala de aula invertida
Na metodologia da sala de aula invertida o ensino é feito por meio de uma lógica da organização do ambiente de estudo, onde ele é de fato invertido por completo. O objetivo é que, após o colaborador absorver o conteúdo na plataforma online, possa chegar no ambiente de treinamento ciente do tema a ser trabalhado.
A par do conteúdo, é possível iniciar a interação entre o tutor e o colaborador, sanando todas as questões sobre o tema, por exemplo, por meio da construção de atividades em grupo. Assim, é possível proporcionar ao colaborador a oportunidade de direcionar o aprendizado.
O método da sala de aula invertida torna possível um protagonismo muito maior do colaborador, pois ele estuda as informações da forma que achar mais conveniente. Desse modo, o tutor passa a auxiliar no esclarecimento das dúvidas e ainda consegue acrescentar mais informações ao conhecimento adquirido pelos funcionários.
Gamificação
A gamificação é o processo em que os jogos digitais são usados para atrair a atenção das pessoas, com o objetivo de engajar os participantes em algum processo de aprendizado. Para a educação corporativa, são utilizados jogos com personagens, bônus ou prêmios, níveis e pontuação de dificuldade para demonstrar certo assunto.
Com a gamificação, é possível alinhar objetivos estratégicos da organização em prol do desenvolvimento dos colaboradores. O método funciona fazendo uso do senso de conquista dos colaboradores para incentivá-los a aprender com os jogos. Esse estímulo pode ser aplicado para outras finalidades dentro da organização, como na identificação de novos líderes e no recrutamento.
Além de atrair a atenção dos funcionários, a gamificação desenvolve capacidades como espírito de equipe, flexibilidade e criatividade. Nesse processo, o colaborador é constantemente incentivado a desenvolver habilidades e atitudes importantes para o seu cotidiano no trabalho.
Microlearning
O Microlearning é um método de ensino que consiste em subdividir um conhecimento mais denso e profundo em pequenas doses curtas e mais concentradas. O tamanho do conteúdo é pequeno o suficiente para que o aprendiz não leve mais do que 3 a 5 minutos para aprender.
Os formatos dos conteúdos podem ser elaborados de diversas formas, como vídeos, animações gráficas, games, podcasts, infográficos, dentre outros.
A facilidade de acesso nessa metodologia é outro grande benefício, pois os conteúdos são acessados facilmente através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Storytelling no EAD
A técnica de ensino de storytelling consiste em trabalhar de uma maneira totalmente diferente, utilizando recursos como acontecimentos do cotidiano, trilha sonora, imagens, vídeos, infográficos e textos atraentes. Com esses processos, a atenção do funcionário é conquistada e os objetivos do curso ou treinamento são mais facilmente alcançados.
Fazer uso da técnica de contação de histórias nos treinamentos de EAD tem gerado um efeito positivo entre os colaboradores, pois eles revivem experiências do passado, como na infância. Mas, para atingir o objetivo do curso, as histórias precisam ser planejadas para estarem em consonância com os objetivos da aula.
Aspectos como o tom de voz, personagens e narrativa com princípio, meio e fim fazem do storytelling um eficiente método de ensino, trazendo inovação para o ambiente corporativo de ensino.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada
O conceito de Realidade Virtual surgiu na década de 70, porem são nos dias de hoje que essa tecnologia vem sendo utilizada para diversos fins educacionais.Trata-se de um ambiente virtual de interface avançada, onde é possível simular diversos tipos de situações e ambientes reais, tudo de forma virtual.
Em ações de treinamento, essa tecnologia permite uma imersão do colaborador dentro da cena, tornando a absorção do aprendizado muito mais marcantes, pois ele pôde vivenciar aquela atividade, além de poder simular situações consideradas de risco em um primeiro momento.
Já a Realidade Aumentada mistura objetos virtuais no mundo real através de uma câmera de celular que reconhece imagens configuradas, criando objetos 3D que sobrepõe o ambiente real. Essa tecnologia vem sendo muito utilizada na educação e em treinamentos de diversas áreas do mercado.
Mobile learning
O mobile learning é uma ferramenta de ensino que utiliza smartphone e tablet para ensinar. Com isso, é possível usar metodologias como livros digitais (em PDF ou não), videoaulas, aplicativos (com questionários interativos e conteúdos multimídia), redes sociais acadêmicas (interação entre usuários), cursos e-learning (treinamentos específicos), entre outros, tornando o ensino muito mais dinâmico.
Social learning
O social learning é um modelo de aprendizagem que usa fóruns, chats, ou outros canais para promover a interação simultânea entre os colaboradores e tutores. No ambiente corporativo, o funcionário consegue acompanhar a aula e trocar informações com outros colaboradores utilizando uma plataforma.
Esse modelo é ideal para as pessoas que preferem estudar sozinhas, pois o colaborador consegue interagir com outros participantes, mas sem precisar da presença física deles. Assim, o social learning desconecta o funcionário do tradicional método do ambiente formal da empresa ou da sala de aula e embarca em um modelo mais tecnológico, atual e dinâmico.
Entre as vantagens da plataforma, estão a possibilidade de mensurar o conhecimento adquirido com métricas, reuniões online, conteúdos informativos e formativos, entre outros. Tudo com o objetivo de tornar mais fácil o aprendizado e obter um resultado ainda mais positivo com cada funcionário, em um ambiente online totalmente compartilhado.
Learning Analytics: a grande novidade em EAD para 2018
Grande tendência para 2018, o Learning Analytics consiste no uso da inteligência artificial para auxiliar na melhoria do desempenho do colaborador no curso EAD. Isso porque o sistema do Learning Analytics recolhe os dados, analisa e distribui essas informações de cada um dos funcionários.
Desse modo, a interpretação dos dados contribui para compreender que tipo de temas e assuntos são mais bem aceitos pela equipe. Contribui ainda na identificação de quais são as áreas de maior facilidade e dificuldade. Assim, o Analytics é um relatório amplo do trabalho realizado nos ambientes digitais e, por isso, pode melhorar o resultado dos colaboradores.
E você, quais tendências do EAD você já está usando na sua empresa? Conte-nos o seu desafio em Treinamento Corporativo!