Transformar treinamentos presenciais em EAD requer alguns passos importantes, confira o conteúdo que preparamos especialmente para te guiar nesta etapa!
A tecnologia e o ensino formam uma ferramenta com muitas vantagens, com diferenciais de extrema relevância. Flexibilidade, acessibilidade, adequação do conteúdo de acordo com a necessidade do estudante e qualidade são algumas delas.
Outra questão é a familiaridade de muitas pessoas com equipamentos eletrônicos, tornando ainda mais intuitivo usar smartphones, tablets e notebooks como meio de acesso à treinamentos, exercícios e métodos de qualificação e aprimoramento.
Com essa “conexão”, muitas instituições começaram a aderir ao e-learning como base de seus treinamentos. Especialmente no meio corporativo, esse tipo de recurso já é usado nas mais diversas áreas, deparando-se com vantagens além de ensino, como custo-benefício, difusão e melhor captação do público-alvo.
Porém, a transição entre treinamentos presenciais e e-learning ainda gera dúvidas que podem ser responsáveis pela dificuldade em atingir o potencial do universo online.
Para lhe ajudar a entender como transformar o treinamento presencial em e-learning, separamos dicas para não errar nessa inovação, auxiliando tanto a empresa quanto o profissional. Confira!
Defina a interação
Mesmo com a base digital comum, os cursos e-learning podem ser classificados entre tipos de interação e aprendizado.
Assíncrono
O contato entre treinadores, mentores e os profissionais que aderiram ao curso ocorre com um intervalo de tempo, como em atividades para entrega, feedbacks, e-mails ou mesmo mensagens em chats que podem ser visualizadas horas ou dias depois.
Síncrono
O contato é instantâneo, como em videoaulas previamente agendadas, ferramentas de conversa online ou mesmo aplicativos externos como WhatsApp e Messenger (a abrangência de contato depende da base de funcionamento do e-learning e foco da instituição que oferece o curso).
Híbrido
Mescla as opções instantâneas com possíveis respostas tardias. É bom para adequar o método de acordo com as necessidades do colaborador, principalmente quando os participantes são muito heterogêneos, com níveis diferentes de familiaridade com a tecnologia, idades variadas e áreas de atuação diversas.
Definir o método do e-learning é a base para pensar nas demais estratégias no âmbito profissional, afinal, a forma de repassar conteúdo é uma das principais questões para validar o e-learning, mensurando os resultados e desenvolvimento dos participantes.
Prepare o conteúdo
Como já ficou claro que os métodos do e-learning variam tanto em relação à forma presencial quanto pelas possibilidades entre si, é natural considerar que a apresentação e tipo de conteúdo também sejam diferentes.
Para não tratar os integrantes como se estivessem em aulas presenciais, tente remodelar o conteúdo antes de disponibilizar as aulas, não apenas “transcrevendo as aulas”, mas revendo itens. Além disso, é recomendável lançar o projeto-piloto logo após a aprovação e validação do protótipo pelos gestores e diretores, com adequações posteriores a partir dos primeiros resultados.
Exposição
A exposição pode ser apenas pelas explicações, com materiais ilustrativos como apoio, exercícios logo após o vídeo, sugestões interativas de leitura ou mesmo entregas por meio de vídeos em vez de tarefas escritas. Basta pensar nos diferenciais e possibilidades de maior interesse dentro da empresa.
Oferecimentos
Depois de entender como desenvolver o curso, é necessário pensar no tipo de apresentação, afinal, além de informativo, o e-learning pode trabalhar com a familiaridade entre o profissional e a tecnologia e, ao mesmo tempo, ser intuitivo para participantes que não usam tanto o meio digital.
Montar um leque de possibilidades pode ser um bom diferencial entre cursos compatíveis com o público-alvo e aulas que não se importaram com a conversão para o mundo digital, contribuindo para que todos da empresa participem sem grandes dificuldades técnicas.
Metodologia e didática
Serão videoaulas? Quem apresentará o curso? Como será o material de apoio? Qual o meio de esclarecer dúvidas e ouvir sugestões?
Todas estas questões devem ser pesadas antes de colocar o e-learning no ar. Os treinadores, por exemplo, não falarão em ambientes presenciais, precisando de treinamento para uma didática mais próxima do internauta.
Os materiais de apoio podem ser elaborados aproveitando a interatividade da internet, indo além de apostilas e investindo em games, vídeos, músicas ou mesmo aplicativos da instituição, aproveitando para reforçar ideias e princípios da empresa.
Pense na estratégia do e-learning
Criar uma estratégia que abranja desde o método de ensino até as formas de divulgação prepara as ações de transição.
Não adianta, por exemplo, optar pelo método assíncrono e, na divulgação, não deixar claro como será a interação online, causando frustração e incredibilidade dos participantes.
É ideal pensar em sua persona, considerando:
- se o e-learning será direcionado para uma área específica;
- qual o foco dos profissionais de tal área;
- como apresentar um conteúdo de qualidade;
- quais os passos para os gestores direcionarem o treinamento para o universo digital.
Vale lembrar que quanto mais informações relevantes a instituição disponibilizar para o internauta, melhor será a receptividade do curso, afinal, o público estará esperando exatamente o que foi apresentado, com menos chances de desistência ou cancelamento.
Além disso, a cultura organizacional também deve ser considerada, cada profissional é de um jeito, se comporta de outro e abrange preconceitos característicos do mundo corporativo. Assim, pode haver certa resistência na aderência do e-learning, exigindo que os responsáveis tenham paciência e, principalmente, estratégias de aderência, apresentando os motivos do curso, objetivos e vantagens para os participantes.
Adapte a Infraestrutura Digital
Para apresentar o curso da forma que foi teorizado, pensado estrategicamente e desenvolvido, é preciso uma base em T.I. que suporte e ofereça todas as possibilidades.
Antes de iniciar as aulas em e-learning, é essencial que a plataforma suporte a quantidade e tipo de conteúdo, formato,
número de acessos e possibilidades que foram pensadas para o profissional.
Questões de infraestrutura mal planejada podem comprometer o desenvolvimento das aulas, como vídeos que travam no computador, entregas atrasadas por dificuldades no acesso e detalhes que podem comprometer a imagem da instituição.
Pensar na transição das aulas presenciais para e-learning é uma tarefa que demanda tempo, então vale lembrar que o período entre adequar o curso, estruturar a plataforma e colocá-lo no ar deve ser muito bem planejado antes da divulgação.
Acompanhe os Resultados
Mensurar resultados é uma responsabilidade para o decorrer do treinamento. Quando o curso estiver ativo, é recomendável acompanhar o desenvolvimento das atividades, entender quais os problemas presentes que não haviam sido cogitados, verificar os comentários dos participantes ativos no e-learning e atentar-se aos detalhes.
Com isso, é possível adequar estratégias focando em melhorar resultados, aprimorando cada vez mais a forma de oferecimento do curso.
Outra possibilidade é aproveitar o público e pedir avaliações que abrangem desde a infraestrutura disponível até os assuntos, metodologia, didática, qualidade do conteúdo e tipos de atividade, entendendo realmente qual a melhor forma de oferecimento.
O e-learning já possui grande aderência e apoio no mundo digital. Conseguir oferecer um curso no ambiente corporativo que supere as expectativas do profissional e aprimore suas habilidades é uma questão que envolve responsabilidade, atenção, tempo e muito foco no aprimoramento diário, garantindo acesso ao conteúdo de melhor qualidade.
Além disso, empresas especializadas nessa transição ou elaboração de e-learning podem ser um ponto de apoio para a organização que prioriza a qualidade em bom prazo de entrega, uma solução tanto para a criação do curso quanto para o acompanhamento e adequação durante a aderência dos treinamentos.
Gostou de saber um pouco mais sobre a transformação dentro de empresas para ensino em e-learning? Aproveite para entender alguns benefícios do EAD Corporativo!
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