Entenda como conquistar o apoio dos gestores nas ações de treinamento de sua empresa.
Um plano de treinamento e desenvolvimento é fundamental para incentivar a melhora do desempenho dos colaboradores, e consequentemente, dos resultados do negócio. Nesse sentido, o apoio dos gestores é fundamental, já que eles são um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da equipe.
Eles influenciam diretamente a criação de um ambiente favorável à aprendizagem, o que favorece o engajamento dos colaboradores no treinamento — que podem ser palestras, cursos, workshops e até educação a distância (EAD).
Quer saber como conseguir o apoio dos gestores nas ações de treinamento? Então continue a leitura!
Conquiste o apoio dos gestores
O nível de aceitação aos planos de treinamento por parte dos colaboradores é proporcional ao grau de comprometimento e envolvimento dos gestores. Para conquistar esse apoio, é preciso incentivá-los a participar de cada uma das etapas do processo.
Apresente as necessidades do treinamento
O diagnóstico inicial da necessidade de treinamento precisa ter a colaboração do gestor de cada área. A partir desse levantamento, é necessário verificar como a capacitação será desenvolvida e apresentá-la a eles.
Cabe ao departamento de Recursos Humanos (RH) manter-se atualizado sobre as novidades em treinamento e desenvolvimento para selecionar o formato mais adequado para cada necessidade e, com isso, conquistar o apoio dos gestores.
Para tanto, é preciso avaliar os custos e o retorno que o investimento deve trazer para a organização. Paralelamente a isso, o gestor deve ter conhecimento das ações que serão realizadas nos treinamentos.
Esse passo é importante porque, se ele não participar da definição e da validação do conteúdo que será ministrado aos colaboradores, não vai saber como aproveitar no cotidiano o conteúdo absorvido pelo funcionário.
Além disso, é preciso trabalhar com a gerência na criação de uma cultura de aprendizado, que reforce, para a equipe, a importância da capacitação para a organização e para o crescimento pessoal de cada um.
Aponte todos os benefícios
É comum os gestores das áreas delegarem as responsabilidades de treinamento e desenvolvimento ao RH ou mesmo não perceber a importância desse processo para o sucesso do negócio. Por isso, é importante apontar os benefícios que os treinamentos podem trazer para a organização. Veja alguns deles a seguir.
Elevar os níveis de qualidade
O sucesso de qualquer empreendimento está ligado à qualidade dos profissionais da equipe. Quanto mais preparados ele forem, maior será o nível de entrega de seus processos e serviços.
Além disso, os treinamentos influenciam no aumento dos níveis de qualidade de entrega dos trabalhos e também no relacionamento entre os colaboradores.
Garantir a vantagem competitiva
Ter uma vantagem competitiva é oferecer um diferencial que os concorrentes não têm. O treinamento torna possível conquistar melhores posições no ambiente empresarial, entregar produtos e serviços de forma mais eficiente, oferecer melhores preços e atendimento satisfatório para todos os públicos do negócio.
Aumentar a produtividade
Profissionais preparados produzem mais e melhor. Isso significa que, quando são treinados da forma correta, garantem resultados mais satisfatórios. Além disso, há um aumento na satisfação pessoal do colaborador, o que contribui diretamente para o aumento da sua motivação no trabalho.
Faça o relatório financeiro da atividade
Para fazer um relatório financeiro do treinamento e, assim, ter mais embasamento para solicitar o apoio dos gestores, é preciso considerar os fatores tempo e custo.
O tempo deve ser estabelecido a partir das necessidades e das características dos funcionários, bem como da importância do conteúdo do treinamento para a organização. O mau planejamento do tempo pode causar perdas financeiras para a empresa e prejudicar o aprendizado do funcionário.
O custo precisa ser analisado de acordo com os benefícios que o treinamento vai proporcionar. São custos a remuneração dos tutores, as passagens, a despesa com local, os materiais, as refeições, as estadias e outros. Se optar por um treinamento EAD, pode diminuir consideravelmente o investimento sem abrir mão da qualidade.
Faça um guia para os gestores acompanharem os treinamentos
Para envolver os gestores no acompanhamento dos treinamentos, faça um guia explicativo para eles. Reforce com eles a importância do acompanhamento dos processos e indique maneiras para estarem presentes antes, durante e depois do programa. As etapas podem incluir:
- Antes do treinamento: O gestor deve estar inteirado do conteúdo programático e também pode sugerir aos colaboradores que, ao longo do processo, pense em formas de aplicar o conhecimento em suas rotinas. Isso influencia os funcionários a vivenciar o momento de aprendizagem de uma forma diferente;
- Durante o treinamento: É importante que o gestor acompanhe o desenvolvimento da equipe e esteja disponível para contribuir com o que for necessário;
- Depois do Treinamento: O gestor precisa ouvir o feedback do grupo sobre o treinamento e receber sugestões para melhorar o desempenho a partir do conhecimento adquirido.
De acordo com as metas de aprendizagem definidas no plano de treinamento, o gestor pode ser orientado a acompanhar o desenvolvimento do colaborador.
Apresente a avaliação de resultados
É importante que todo treinamento seja avaliado, tanto pelos colaboradores quanto pelo gestor. Para isso, é preciso considerar dois aspectos: avaliar se o treinamento foi capaz de modificar o comportamento dos colaboradores da forma esperada, e se produziu resultados que favorecem as metas do negócio.
Os gestores podem fazer isso de diversas maneiras, mas o ideal é utilizar mais de uma estratégia de forma a assegurar uma visão mais ampla dos resultados. É importante lembrar que o desenvolvimento está incluído no processo e vem a longo prazo, por isso é importante investir constantemente em capacitação.
A melhora dos processos é gradual e obtida a partir de várias experiências e com avaliações que devem acontecer periodicamente. Finalmente, para conquistar o apoio dos gestores, afirme que o processo tem como objetivo investir no capital humano para promover o crescimento pessoal e profissional da equipe, além de trazer benefícios e crescimento para o negócio.
Por meio desses processos, os profissionais podem adquirir novos conhecimentos e novas habilidades, bem como modificar suas atitudes. E isso vai torná-los ainda mais eficientes no que fazem.