People analytics: O LMS como uma poderosa ferramenta de diagnóstico e avaliação de resultados

 

A tecnologia chegou para ficar no departamento de Recursos Humanos das empresas, trazendo mais agilidade, eficiência e dados para serem analisados, contribuindo para a formação de um setor muito mais estratégico. Nesse sentido, o people analytics surge como um grande aliado.

Por meio dele é possível analisar diversos subsistemas dentro da área de Gestão de Pessoas, cruzar essas informações e assegurar maior assertividade nos processos, entre eles recrutamento e seleção, além de treinamento e desenvolvimento.

As ferramentas LMS também são um importante recurso, trazendo para as empresas dados que podem ser analisados com o objetivo de elevar o desempenho da equipe.

Quer saber mais sobre people analytics e como essa ferramenta pode se aliar ao LMS para o diagnóstico e a avaliação de resultados? Então continue a leitura!

O que é People Analytics e qual a sua importância na gestão de pessoas?

 

O people analytics é uma ferramenta que reúne informações sobre os colaboradores de uma organização, e com isso é possível analisá-las para prever o comportamento futuro desses funcionários. A partir isso, é possível embasar a tomada de decisão, favorecendo processos muito mais assertivos.

Atualmente, fazer uso de análise de dados é essencial para a tomada de decisões dentro da área de gestão de pessoas. Isso só é possível devido aos avanços tecnológicos, que tornaram mais acessíveis dados importantes sobre os funcionários, daí a grande relevância do people analytics. A ferramenta possibilita analisar dados de uma maneira precisa e focada nas necessidades da organização, eliminando fatores subjetivos.

Essa ferramenta e seu conglomerado de dados gerados prometem transformar a maneira que as empresas recrutam, promovem e interagem com seus profissionais. O que isso significa? Que a soma das ações, conexões, e interações registradas digitalmente serão analisadas e interpretadas em uma nova dimensão, o que permite que a empresa avalie esses dados de forma estratégica.

Como as empresas usam o People Analytics para descobrir o que motiva seus colaboradores?

 

Os dados do people analytics também podem ser usados quando a empresa precisa aumentar a motivação dos funcionários. Isso só será possível se você compreender com quais elementos dentro da empresa essas pessoas se relacionam. Após a análise desses dados, você tem a visão sobre quais pontos críticos deve intervir para alcançar os objetivos.

Ao descobrir o que motiva a equipe, é possível traçar um plano de ação para atuar no sentido de elevar a motivação dessas pessoas dentro da organização, o que é de fundamental importância, pois influencia de forma direta na produtividade e no compromisso com os valores da empresa.

Com essas informações em mãos, também é possível ajustar processos e rever estratégias que não estejam impactando de forma positiva nas equipes.

 

Como implantar o People Analytics na sua empresa?

 

A princípio, a implantação do people analytics pode sofrer certa resistência por parte dos colaboradores, já que eles passarão a ser monitorados digitalmente. Nesse sentido, informar os objetivos da estratégia é de fundamental importância para o sucesso do projeto.

Em seguida, você deve seguir os seguintes passos:

1. Determine um objetivo

 

Powered by Rock Convert

É preciso fazer um levantamento de quais são as principais questões que estão sendo enfrentadas para definir as prioridades usando a análise e o cruzamento de dados.

Essas prioridades podem ser a previsão de como será o desempenho de um novo colaborador, identificar os colaboradores com melhor desempenho, qual profissional é mais adequado para determinado cargo, ou quais as necessidades de treinamento da empresa.

2. Faça o recolhimento dos dados

 

Para coletar os dados, você vai precisar de um software e ficar atento à periodicidade dessas coletas para não se ater a casos isolados. Também é importante não focar somente no desempenho do funcionário, mas em como ele fez para atingi-lo.

3. Defina métricas e indicadores

 

É importante contextualizar os dados para conseguir analisar todos os valores sob a mesma dimensão, e, nesse sentido, estabelecer métricas e indicadores é fundamental.

4. Antecipe-se às ações dos funcionários

 

Após a análise dos dados, o resultado natural é que você possa prever e planejar ações futuras para sanar aquelas questões levantadas lá na definição dos objetivos.

Caso você consiga reunir uma grande quantidade de informações, será possível construir fórmulas que mostrarão a probabilidade de eventos futuros. Essa é uma importante ferramenta para mensurar as necessidades de treinamento e desenvolvimento das equipes. Com esses dados em mãos, você pode elaborar um cronograma de treinamento de médio e longo prazo, saindo, assim, do imediatismo.

Como uma Plataforma LMS pode ser uma ferramenta de avaliação de resultados?

 

O LMS (Learning Management System) é um sistema de gerenciamento que torna possível controlar e acompanhar o andamento de aprendizagem dos colaboradores.

Esse sistema fornece dados relevantes para melhorar as capacitações na empresa. Para usufruir dessa capacidade, é necessário saber analisar esses dados para tomar decisões mais estratégicas quanto ao treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Nesse sentido, o people analytics pode ser aliado ao LMS como uma tecnologia que faz a coleta de dados referente aos treinamentos disponibilizados no sistema LMS.

O people analytics possibilita a mensuração, análise e divulgação de dados a respeito da evolução dos funcionários nos ambientes LMS.

Com essas informações, você pode redirecionar os processos de aprendizagem de todos os colaboradores. Com isso, é possível oferecer treinamentos mais alinhados com as necessidades dos colaboradores e da empresa, além de ser possível fazer a análise desses dados para melhorar a experiência do treinamento, otimizando o desempenho do colaborador, reduzindo custos e revertendo conhecimento para diferenciais táticos para a empresa.

Quais são os benefícios do LMS aliado ao People Analytics?

 

O LMS e o people analytics oferecem juntos, para os gestores de RH, dados importantes sobre o modo como os funcionários experimentam e se comportam nos ambientes virtuais e também revelam quais são as suas dificuldades, como absorvem o conhecimento, relacionam-se com os recursos disponíveis, como é possível equilibrar as ferramentas e os recursos para uma melhor experiência, entre outras questões.

Assim, o LMS pode ser uma poderosa ferramenta de diagnóstico e avaliação de resultados, auxiliando as empresas em questões como qualificação profissional para o público interno, aumento da satisfação dos funcionários, retenção dos talentos e na diminuição da taxa de rotatividade e absenteísmo.

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *