Entenda o que é gestão de aprendizagem e quais seus benefícios!

6 minutos para ler

 

Não há dúvidas de que o sucesso da educação corporativa esteja atrelado às inovações tecnológicas. O uso dessas ferramentas tem sido um diferencial relevante para proporcionar resultados mais satisfatórios nesse setor. Nesse contexto, a plataforma LMS, popularmente chamada de sistema de gestão da aprendizagem é uma das estratégias mais favoráveis ao desenvolvimento institucional.

Neste artigo, vamos explicar como a gestão de aprendizagem pode ser desenvolvida para auxiliar na educação nas empresas. Veja como essa plataforma dispõe de diversos elementos que podem beneficiar os treinamentos corporativos de diferentes maneiras e conheça as vantagens de aplicar essa estratégia em seu negócio.

Acompanhe!

 

Afinal, o que é gestão de aprendizagem?

 

Learning Management System (LMS) é uma plataforma voltada para a administração dos conteúdos, documentação e entrega de cursos de capacitação e treinamento. Esse sistema pode ser configurado para gerenciar cada ciclo do programa de aprendizagem corporativa escolhido pela empresa.

Como o avanço tecnológico e as possibilidades que tais recursos representam, não se pode mais manter processos de treinamento corporativo limitados a encontros presenciais. Hoje, é necessário o uso de diversas metodologias que podem ser aplicadas atualmente para elevar o nível de qualificação, mas de forma flexível.

Assim, a gestão de aprendizagem torna-se um dos recursos que possibilita fazer um upgrade nos modelos de treinamento e explorar as inovações em favor do desenvolvimento dos colaboradores. Quando a equipe é bem treinada, o alinhamento com os objetivos e propostas da gestão é bem maior. O resultado é o crescimento mútuo.

 

Quais são as suas principais características?

 

As características da gestão de aprendizagem contribuem para o melhor funcionamento das estratégias. Listamos as mais relevantes. Confira!

 

Utilização do e-learning

 

O e-learning é essencial para que a plataforma LMS seja mais eficiente e produtiva no ambiente corporativo. Tal recurso permite que os colaboradores tenham contato com diferentes métodos de capacitação, já que a aprendizagem móvel é mais flexível e, por isso, otimiza o tempo e facilita a rotina dos funcionários.

 

Tecnologia como aliada

 

Atualmente, qualquer estratégia voltada para o desenvolvimento profissional deve utilizar a tecnologia como aliada, pois os recursos tecnológicos são elementos inseridos no cotidiano dos negócios de todos os nichos. Assim, usar a tecnologia como aliada, torna o processo de gestão de aprendizagem mais fluido e dinâmico.

Tanto o uso de vídeos na aprendizagem como a gamificação e os demais recursos disponíveis nessa metodologia ajudam a otimizar o processo e promovem o maior engajamento dos alunos. Logo, a gestão de aprendizagem contribui para o aumento da produtividade e traz benefícios substanciais para as organizações em seu plano de treinamento.

 

Obtenção de melhores resultados

 

Com o time mais capacitado, motivado e envolvido por essa atmosfera positiva resultante da otimização dos processos de aprendizagem, a empresa também consegue resultados muito mais eficientes. De modo bem natural, as novas habilidades adquiridas pelos colaboradores durante o treinamento contribuem para elevar a qualidade dos serviços.

Trabalhar com equipes mais alinhadas e preparadas para os desafios do mercado ajuda a melhorar também a excelência nas atividades da gestão. Em diversos sentidos, isso traz mais competitividade ao negócio e fortalece a marca perante a concorrência.

Informações estratégicas

 

Outra característica de destaque da gestão de aprendizagem é o oferecimento de informações cada vez mais estratégicas. Independentemente da área de atuação, o treinamento e o desenvolvimento de profissionais são cruciais ao sucesso de uma organização. Por isso, os administradores devem investir em processos cada vez mais inovadores.

 

Como a gestão da aprendizagem funciona?

 

A gestão de aprendizagem depende do uso da tecnologia acoplada em um sistema que possibilita acompanhar o desenvolvimento dos participantes nos cursos e capacitações disponibilizados pela organização.

Por meio dessa estratégia, o gestor responsável pelos cursos e treinamentos pode acompanhar a evolução do colaborador. Além da flexibilização do ensino, a gestão de aprendizagem permite mensurar os resultados desse processo. Por tal razão, é interessante saber explorar os recursos do LMS para manter os alunos focados no aprendizado.

Logo, as plataformas de LMS permitem monitorar aspectos como dedicação, nota e desempenho dos alunos em cada conteúdo. Além do mais, outros importantes critérios como planejamento, implementação e avaliação são necessários para que a estratégia seja ágil, benéfica e eficiente.

Quais são os benefícios de aplicar a gestão da aprendizagem na empresa?

 

Muitas são as possibilidades de melhoria para a instituição que aprende a explorar tais recursos e utilizá-los em favor do crescimento dos negócios. A implementação de cursos de capacitação técnica e do desenvolvimento de novas habilidades no ambiente corporativo é essencial à sustentabilidade da marca.

Além de treinar os funcionários de maneira eficiente, a aquisição de novos conhecimentos ajuda a desenvolver as competências técnicas e de liderança. Tornar os seus aliados mais preparados para o mercado é fundamental para superar a concorrência e conquistar uma posição diferenciada no mercado.

Listamos alguns dos benefícios resultantes da aplicação dessa metodologia de aprendizagem nos ambientes laborais. Veja quais são:

 

  • atualização e aprimoramento constante;
  • melhoria no relacionamento interpessoal;
  • desenvolvimento de novas habilidades e inteligência de negócios;
  • mais facilidade de adaptação às novas tecnologias e às soluções do mercado;
  • lideranças mais preparadas e a chance de melhores resultados para a organização;
  • aumento da produtividade e maiores condições de se destacar perante a concorrência.

 

Por que essa estratégia é tão importante para as plataformas EAD?

 

Nos últimos anos, as plataformas EAD revolucionaram a gestão da aprendizagem. Diferentemente das metodologias tradicionais de ensino, centradas na obrigatoriedade das aulas presenciais, o EAD possibilita novos caminhos.

Afinal, a liderança, muitas vezes, está cansada da rotina e com a cabeça cheia de preocupações, o que a impede de absorver o conhecimento que é passado nos cursos presenciais. Desse modo, o ensino à distância proporciona muito mais vantagens devido à flexibilidade de estudar nos horários mais convenientes.

Vale destacar, por fim, que a gestão de aprendizagem é uma estratégia que traz resultados excelentes para a organização. O uso dessa metodologia traz benefícios que ajudam seus colaboradores a se tornarem cada vez mais engajados, proativos e eficientes. Logo, as vantagens são recíprocas, pois com o time mais treinado, a empresa consegue melhores resultados.

Gostou deste conteúdo? Siga as nossas redes sociais e acompanhe mais novidades: estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e YouTube!

Você também pode gostar

Deixe um comentário