Entenda a importância e como promover o Desenvolvimento dos Colaboradores

6 minutos para ler

Investir no desenvolvimento dos colaboradores é o mesmo que investir no sucesso da empresa. Afinal, uma equipe bem treinada e motivada pode alcançar resultados inimagináveis e se tornar um grande diferencial.

Infelizmente, muitos gestores não compreendem a importância das estratégias voltadas para o crescimento de seu pessoal. Uma falha como essa pode representar perdas — de vendas, de clientes, de faturamento e de talentos.

Diante disso, decidimos produzir este post que o ajudará a entender a importância do desenvolvimento dos colaboradores e, claro, aprender como colocar essa ideia em prática dentro do seu negócio. Continue a leitura para conferir!

 

Qual a importância do desenvolvimento dos colaboradores?

 

Para não deixar dúvidas, vamos iniciar este post tratando dos benefícios de se investir no desenvolvimento dos colaboradores. Você já parou para avaliar como isso pode impactar sua empresa?

Em primeiro lugar, é válido destacar que o desenvolvimento não é um mero treinamento. Ele é mais longo e trabalha não apenas as competências técnicas, mas as comportamentais de um funcionário. É por esse motivo que as estratégias exigem dedicação e investimentos adequados.

Mesmo assim, as vantagens alcançadas superam qualquer trabalho e gasto que isso possa gerar, como:

 

  • aumento da produtividade empresarial;
  • melhoria da motivação dos colaboradores;
  • redução do absenteísmo na empresa;
  • melhoria do clima organizacional;
  • estímulo a soluções inovadores dentro da empresa;
  • redução da rotatividade de funcionários;
  • atração de talentos para dentro da empresa;
  • estímulo ao desenvolvimento de lideranças positivas;
  • melhoria do faturamento e imagem empresarial.

 

Como é possível perceber, o negócio é beneficiado de diferentes maneiras. Isso porque, quando todos os funcionários são tratados de forma humana e têm suas habilidades potencializadas, todos saem ganhando.

 

Desenvolvimento humano da equipe: como fazer isso em um mundo digital?

 

Você sabia que 89% dos consumidores não dispensam o atendimento humano, mesmo com as facilidades e vantagens do atendimento automatizado? Isso prova que pessoas gostam de se comunicar com pessoas e que todo negócio deve investir no desenvolvimento profissional de sua equipe.

Mas em um mundo cada vez mais digital, surge um desafio: como investir nas equipes de forma mais humana?

A verdade é que isso não é um problema, mas uma solução. Diante de tantas tecnologias e recursos, trabalhar o desenvolvimento humano dentro das empresas ficou ainda mais fácil. Na prática, as novas ferramentas favorecem o treinamento técnico e humano.

Recursos como cursos online, lives e videoconferências, por exemplo, surgiram para inovar o mercado e devem ser aproveitados. Com eles, o desenvolvimento das equipes se torna mais eficiente, rápido e econômico.

Confira, agora, algumas dicas para que o desenvolvimento humano e profissional não seja negligenciado em sua empresa!

 

Faça treinamentos corporativos

 

Os treinamentos corporativos devem ser constantes e de acordo com as necessidades de cada negócio. Daí a necessidade de o gestor estar sempre atento aos resultados da equipe e aprender a identificar pontos de melhoria.

Vale destacar que as capacitações podem trabalhar diferentes temáticas, como:

 

  • trabalho em equipe;
  • comunicação;
  • marketing e imagem pessoal;
  • uso de ferramentas de trabalho.

 

Dê feedbacks regularmente

 

O feedback é uma “reação a um estímulo”. Ou seja, uma informação repassada a alguém sobre suas ações. Dentro do cotidiano corporativo, essa é uma prática que merece ser adotada, pois contribui para o crescimento e aperfeiçoamento de quem a recebe.

A ideia é implementar uma estratégia de avaliação de desempenho e conseguir comunicar a cada funcionário o que está bom e o que ainda precisa ser melhorado.

Um feedback dado da forma correta tem o potencial de motivar e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional de alguém. Mas o contrário também ocorre! Portanto, seja cuidadoso com as palavras, claro e empático.

 

Use as ferramentas certas

 

Em um mundo cada vez mais digital, não faz sentido deixar de aproveitar a tecnologia no processo de desenvolvimento profissional, não é mesmo?

Sendo assim, aposte em softwares e sistemas para avaliação de desempenho em sua empresa. Atualmente, é possível encontrar diversas ferramentas desenvolvidas com essa finalidade no mercado.

Elas simplificam a mensuração de resultados e ajudam os gestores a acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador. A automatização de processos faz com que a atividade seja mais rápida, eficiente e produtiva.

Além disso, estude a possibilidade de oferecer capacitações EAD aos seus funcionários. Em um mundo moderno, essa é a maneira mais eficiente e estratégica de assegurar que eles estejam sempre alinhados às necessidades da empresa. Aposte nessa tendência e colha bons frutos!

 

Por que contar com o auxílio de uma empresa de treinamento corporativo?

 

Você já deve ter entendido que o desenvolvimento dos colaboradores é assunto sério. Não há como crescer e se destacar no mercado com uma equipe de funcionários desmotivada e mal preparada.

Em um jogo de futebol, o talento individual de um só jogador não é suficiente para vencer uma partida, não é mesmo? É o esforço em conjunto e a união das habilidades de cada membro do time que conduz à vitória. Na empresa, é a mesma coisa!

Diante disso, contar com o auxílio de uma empresa de treinamento corporativo pode ser a solução para o problema. Afinal, o ensino organizacional deve ser encarado como um investimento.

Esse parceiro conseguirá preparar sua equipe para os desafios do cotidiano, estimulando comportamentos adequados à sua cultura organizacional. Dessa forma, seus colaboradores saberão como manter a qualidade do atendimento e dos serviços.

Além disso, a terceirização do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores melhora os relacionamentos internos. Com uma empresa especializada no assunto, as chances de alcançar as metas são bem maiores.

Vale destacar que as pessoas são diferentes, o que exige que os treinamentos e ações sejam personalizadas e, em muitos casos, o gestor não é capaz de desenvolver uma proposta de intervenção sozinho. Com o apoio de especialistas, esse desafio é facilmente superado.

Portanto, podemos concluir que a contratação de uma empresa de treinamento corporativo é uma decisão vantajosa. Esse pode ser o primeiro passo para o processo de crescimento empresarial que, como já vimos, depende da boa performance dos seus funcionários.

Gestores de RH têm em mãos uma grande responsabilidade: a de garantir um time produtivo e motivado. Para isso, é indispensável investir no treinamento e qualificação.

As dicas e informações apresentadas mostram o quanto isso é importante e como o novo cenário digital não pode afetar o desenvolvimento do capital social de uma empresa. Portanto, não deixe essas ações para depois. Invista hoje mesmo no desenvolvimento dos colaboradores.

Gostou deste post? Tem dúvidas sobre o assunto ou gostaria de compartilhar suas experiências conosco? Deixe seu comentário logo abaixo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário