O que é team building, como ele funciona e qual sua importância para a empresa?

6 minutos para ler

 

Já imaginou ter praticamente a totalidade de seus colaboradores fazendo o melhor trabalho possível? Apesar de ser um cenário agressivo, acredite: alcançar esse engajamento é possível. Mas, para isso, você precisa aplicar na prática o conceito de team building.

Essa é uma verdadeira tendência no mundo dos Recursos Humanos, uma área cada vez mais envolvida de forma estratégica na empresa. Afinal, é a grande responsável pelo sucesso de organizações justamente por meio de atividades de gestão de pessoas, como neste caso.

Ficou interessado? Então é hora de ler este artigo para entender melhor como melhorar a produtividade da equipe de um jeito muito eficiente!

 

O que é team building?

 

Na tradução literal, team building quer dizer construção de equipe. Essa expressão carrega a ideia de criar times que, por meio da combinação de alguns fatores, demonstrem cada vez mais produtividade.

Não é segredo para ninguém que, quando um grupo tem o sentimento de pertencimento, a cultura da empresa fica mais sadia e positiva. As demandas passam a ficar mais alinhadas e os prazos são cumpridos com mais pontualidade.

Mas, mais do que isso, é possível perceber colaboradores envolvidos e satisfeitos. A integração social tem um caráter decisivo nos resultados, e é por isso que é tão importante investir nesse conceito.

 

Como o team building funciona?

 

A proposta do team building é melhorar a interação entre os membros da equipe. Isso é feito por meio de técnicas que visam melhorar as relações interpessoais para que elas se tornem mais profundas.

E para que os colaboradores percebam que têm mais abertura para se comunicar, conhecer as qualidades e os defeitos de cada um faz com que eles tenham uma percepção mais positiva de si e possam entender o que de fato devem aprimorar.

Por isso, as técnicas e atividades contam com uma carga emocional alta. A intenção é marcar a vivência e a experiência da equipe com a criação de boas memórias.

 

Qual é o seu impacto na comunicação e no engajamento?

 

O team building tem impacto, em especial, na comunicação e no engajamento da empresa. Isso porque, com as ações propostas, as pessoas passam a andar mais juntas. Elas compartilham histórias, algo essencial para estreitar laços pessoais e até mesmo abraçar com mais fervor os objetivos da empresa.

A equipe fica mais à vontade para investir em uma comunicação clara e direta, seja com feedbacks, ou com sugestões e inovações a respeito de seu setor, o que é muito importante para empresas que buscam crescer e se estruturar constantemente.

As pessoas ainda vivenciam uma fase de autoconhecimento, algo que nem sempre é explorado por conta própria devido à falta de incentivo. Elas trabalham proativamente em cima de suas habilidades e competências, se sentem mais livres para discutir e reconhecer falhas e para dar ideias sem qualquer insegurança.

 

Como colocar o team building em prática?

 

As atividades lúdicas são uma ótima maneira de realizar um team building eficiente, em especial se puderem acontecer dentro do ambiente de trabalho, para que os colaboradores fiquem mais à vontade.

A grande vantagem é que, para além da diversão, os resultados são bastante precisos. É uma forma de relaxar a equipe e mostrar que ela não está sendo diretamente cobrada, mas estimulada. Aqui estão alguns exemplos do que fazer!

 

Marshmallow Challenge

 

Esse é um desafio que visa a solução de problemas em equipe. Ele foi popularizado pelo escritor e pesquisador Tom Wujec, em um Ted Talk sobre team building.

A proposta é que a equipe construa uma estrutura independente, tão alta quanto possível, que apoiará um marshmallow no topo. O material disponível? Apenas 20 varas de espaguete, fita adesiva e um pedaço de corda.

Você pode improvisar com palitos de dente, palitos de picolé e uma esponja, na falta dos itens originais. Desde que a proposta se mantenha a mesma, não há problemas! Depois, não se esqueça de discutir os resultados com a equipe, para que os integrantes lancem um olhar avaliativo sobre o próprio desempenho.

 

Duas verdades e uma mentira

 

Este jogo é voltado para o desenvolvimento da comunicação. Cada participante deve escrever em uma folha anônima duas verdades e uma mentira sobre sua vida.

Em seguida, um voluntário lê as três frases e a equipe, em conjunto, deve descobrir qual é a mentira. Essa é uma dinâmica simples, direcionada para que os colaboradores descubram mais sobre os colegas e entendam como são vistos dentro da empresa. Sem deixar de criar uma aproximação, é claro.

 

Quebrando o gelo

 

Outra atividade que tem como objetivo melhorar a comunicação é essa. Equipes são divididas e o líder escolhe uma questão para ser discutida. E dirá: “se você pudesse fazer uma única pergunta para solucionar essa questão, qual seria?”. A resposta servirá para identificar a resolução da problemática.

O objetivo dessa dinâmica é quebrar o gelo diante de diferentes situações. Afinal, as questões podem envolver problemas corporativos, mas também do dia a dia. A ideia é misturar todo o grupo, fazendo com que os membros se ajudem e incentivem na formulação das perguntas e na descoberta da solução.

 

Como manter a equipe satisfeita?

 

As técnicas de team building são, sem dúvida alguma, o primeiro passo para manter uma equipe satisfeita. Por meio das atividades, ela se sente acolhida e valorizada, o que é um fator importantíssimo para o sucesso.

Ainda é possível investir em outras ações interessantes como complemento. Por exemplo, eventos, cursos, treinamentos corporativos e workshops que contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Como o conceito permite que eles se conheçam melhor, nada mais adequado do que oferecer as ferramentas para que possam melhorar e crescer, certo?

Por fim, vale também contribuir e estimular sempre um ambiente organizacional saudável e integrado. A figura do líderdeve ser inspiradora e não pode sobrar espaço para desentendimentos e fofocas. Certifique-se de que todos se respeitem em primeiro lugar.

Como é possível perceber, o team building tem tudo para funcionar bem se você utilizar suas técnicas. Frequência é fundamental para que os colaboradores mantenham seu nível de satisfação, e a união com outros benefícios que os deixem felizes e produtivos fecha a execução com chave de ouro.

Gostou de aprender um pouco mais sobre esse assunto? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para ficar por dentro de outras dicas valiosas para sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário